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PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
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mais recursos p/ educação dobrar vagas nas Univ Federais
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação Não é um Plano Isolado. É uma ação conjunta entre Ministérios e a integração de Programas e Projetos que já existiam dentro do MEC Fundeb mais recursos p/ educação Educação Superior dobrar vagas nas Univ Federais UAB
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Censo on-line Incentivo à ciência Proinfância Ampliação da Rede
Nova CAPES Censo on-line Incentivo à ciência Proinfância Ampliação da Rede Provinha Brasil Inclusão Digital Olhar Brasil Transporte Escolar Educação Profissional Saúde nas Escolas
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Compromisso Todos pela Educação
É um plano de metas que integra o PDE e diz respeito a mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. Entre as Diretrizes, há orientações para que se promova maior participação de todos, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação e a Constituição de um Comitê do Compromisso para que a sociedade possa colaborar e acompanhar os resultados.
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Ampliado para os 139 municípios
Em todo o Brasil :1.249 Municípios prioritários. Sendo 23 no Tocantins. Ampliado para os 139 municípios do Tocantins.
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Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
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Etapas do trabalho a) Aplicação do instrumento para o diagnóstico da situação educacional na rede municipal; b) Elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. c) Analise e aprovação do MEC.
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Quem elaborou o PAR? Equipe local: Dirigente municipal de educação;
Técnicos da secretaria municipal de educação; Representante dos diretores de escola; Representante dos professores da zona urbana Representante dos professores da zona rural; Representante dos coordenadores ou supervisores escolares; Representante do quadro técnico-administrativo das escolas; Representante dos Conselhos Escolares; Representante do Conselho Municipal de Educação (quando houver).
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Algumas Recomendações:
A realização do diagnóstico, bem como a elaboração do PAR é de caráter participativo e tem por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional na rede municipal. Precisamos trocar a culpa pelo Compromisso. Não adianta pensar em cursos, programas e projetos maravilhosos se não chegar à sala de aula a efetividade das ações. O PDE se concretiza através do PAR. Recursos Financeiros – nem sempre vem em espécie, mas através de Programas.
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O Instrumento de campo para o diagnóstico possuía quatro grandes dimensões:
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Gestão Educacional Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar Práticas Pedagógicas e Avaliação Infra-estrutura física e Recursos Pedagógicos
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Resultados Ações de governabilidade das Secretarias Municipais de Educação; Ações em parceria com o Ministério da Educação - MEC, através de Convênios assinados pelos Prefeitos. Termo de Cooperação Técnica
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Acompanhamento de avaliação.
Comitê local; Ministério Público,Professores, Pais , Alunos e Comunidade Local. Ministério da Educação e Cultura – MEC em parceria com SEDUC/ ASMET
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