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Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,

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2 Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação

3 Não é um Plano Isolado. É uma ação conjunta entre Ministérios e a integração de Programas e Projetos que já existiam dentro do MEC Fundeb mais recursos p/ educação Educação Superior dobrar vagas nas Univ Federais UAB

4 Nova CAPES Proinfância Incentivo à ciência Ampliação da Rede Inclusão Digital Provinha Brasil Olhar Brasil Saúde nas Escolas Transporte Escolar Educação Profissional Censo on-line

5 Compromisso Todos pela Educação É um plano de metas que integra o PDE e diz respeito a mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. Entre as Diretrizes, há orientações para que se promova maior participação de todos, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação e a Constituição de um Comitê do Compromisso para que a sociedade possa colaborar e acompanhar os resultados.

6 Em todo o Brasil :1.249 Municípios prioritários. Sendo 23 no Tocantins. Ampliado para os 139 municípios do Tocantins.

7 Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação

8 Etapas do trabalho a) Aplicação do instrumento para o diagnóstico da situação educacional na rede municipal; b) Elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. c) Analise e aprovação do MEC.

9 Quem elaborou o PAR? Equipe local: Dirigente municipal de educação; Técnicos da secretaria municipal de educação; Representante dos diretores de escola; Representante dos professores da zona urbana Representante dos professores da zona rural; Representante dos coordenadores ou supervisores escolares; Representante do quadro técnico-administrativo das escolas; Representante dos Conselhos Escolares; Representante do Conselho Municipal de Educação (quando houver).

10 Algumas Recomendações: A realização do diagnóstico, bem como a elaboração do PAR é de caráter participativo e tem por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional na rede municipal. Precisamos trocar a culpa pelo Compromisso. Não adianta pensar em cursos, programas e projetos maravilhosos se não chegar à sala de aula a efetividade das ações. O PDE se concretiza através do PAR. Recursos Financeiros – nem sempre vem em espécie, mas através de Programas.

11 O Instrumento de campo para o diagnóstico possuía quatro grandes dimensões:

12 Gestão Educacional Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar Práticas Pedagógicas e Avaliação Infra-estrutura física e Recursos Pedagógicos

13 Ações de governabilidade das Secretarias Municipais de Educação; Ações em parceria com o Ministério da Educação - MEC, através de Convênios assinados pelos Prefeitos. Termo de Cooperação Técnica Resultados

14 Acompanhamento de avaliação. Comitê local; Ministério Público,Professores, Pais, Alunos e Comunidade Local. Ministério da Educação e Cultura – MEC em parceria com SEDUC/ ASMET

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