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PLANO DE GESTÃO.

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Apresentação em tema: "PLANO DE GESTÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE GESTÃO

2 GESTÃO DEMOCRÁTICA POLÍTICA MUNICIPAL Objetivo
É nortear e monitorar de forma permanente e democrática o desenvolvimento municipal em conformidade com o Plano Diretor, Estatuto da Cidade e demais instrumentos de planejamento.

3 Gestão Democrática Política Municipal
Pacto da Cidadania Consiste na participação efetiva dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada na aplicação das políticas públicas definidas democraticamente e na cumplicidade quanto ao exercício de cidadania, construindo uma cidade mais justa e saudável.

4 Gestão Democrática Política Municipal
A função do poder público municipal I – Mobilizar e catalisar a ação cooperativa e integrada dos diversos setores e agentes sociais e econômicos; II – Coordenar e articular ações com os órgãos públicos estaduais e federais; III - Incentivar a organização da sociedade civil na perspectiva de ampliar os canais de comunicação e participação popular; IV – Coordenar o processo de formulação de planos e projetos para o desenvolvimento urbano e rural. V – Fomentar o processo de implantação do “Pacto de Cidadania – Canal de Cidadania” como central de informações da administração pública.

5 Gestão Democrática Política Municipal
O papel do cidadão: I – Coordenar e Difundir valores histórico-culturais do município; II – Co-responsabilizar-se no processo de decisão e aplicação das políticas públicas; III – Acompanhar permanentemente as ações e projetos de iniciativa popular e de órgãos públicos em todas as esferas; IV - Fiscalizar o processo de aplicação dos projetos e programas de interesse comunitário; V - Participar ativamente do “Pacto de Cidadania” – que consiste no cumprimento dos deveres e na cobrança dos direitos – tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da comunidade; VI – Participar e fiscalizar as ações dos Conselhos Municipais Representativos e articular ações com os órgãos públicos estaduais e federais;

6 SISTEMA PERMANENTE PLANEJAMENTO
GESTÃO PÚBLICA

7 O Sistema Permanente de Planejamento e Gestão Pública compreende basicamente um conjunto de órgãos, normas, regulamentações, recursos humanos e técnicos, coordenados pelo poder executivo municipal, visando a integração entre os diversos setores e ações municipais, através da dinamização da ação governamental

8 O sistema de Planejamento e Gestão Pública será desenvolvido e concretizado por meio do
“Canal de Cidadania” que visa: I - Garantir estruturas e processos democráticos e participativos para o planejamento e gestão da política urbana, de forma continuada, permanente e dinâmica; II – Promover a modernização dos procedimentos administrativos, garantindo maior eficácia no cumprimento das políticas públicas, através do governo eletrônico; III – Integrar projetos e programas complementadores ao Plano Diretor e ao orçamento municipal; IV – O monitoramento do território municipal através do sistema de informações geográficas (SIG); V – A gestão democrática através da participação dos segmentos sociais representativos; VI - A descentralização da informação para os Distritos Administrativos com aplicação da tecnologia da informação; VII - Promover Políticas de Integração Regional; VIII – Integrar o municípios no canais de informações com os Governos Estadual e Federal e com os outros Países.

9 PROCESSO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
SE FAZ NECESSÁRIO: Adequação da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal visando a implementação do Plano Diretor Municipal e gestão do desenvolvimento municipal e conseqüente atualização permanente Organização de sistema de informações para o planejamento e gestão municipal, produzindo os dados necessários, com a freqüência definida, para concepção dos indicadores propostos para o Plano Diretor Municipal – PDM Construção de Indicadores que permitam a avaliação anual do desempenho do processo de planejamento e gestão municipal, com metas claramente definidas a serem atingidas.

10 Sistema de Informações para o Planejamento e Gestão Municipal
CANAL DA CIDADANIA

11 SISTEMA DE INFORMAÇÕES MUNICIPAIS
CANAL DA CIDADANIA Fornecer informações para planejamento, monitoramento, implementação e avaliação das políticas públicas, subsidiando a tomada de decisões na gestão do Plano Diretor Municipal; Centralizar e sistematizar as informações públicas, de forma a integrar os diversos temas relacionados à aplicação das políticas embasados no Plano Diretor; Criar mecanismos no banco de dados para recepção e repasse de informações setoriais e gerais com relação às secretarias e departamentos, de maneira mais dinâmica, facilitando o acesso dos diversos usuários; Proporcionar a divulgação e acesso das informações através de terminais dos canais de cidadania em diversos pontos do município, a fim de assegurar o conhecimento dos respectivos conteúdos à população, devendo ainda disponibilizá-las a qualquer munícipe que requisitá-la por petição simples, ressalvadas as situações em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado; Produzir informações através de convênios e cooperações técnicas com as instituições de ensino superior e órgãos das esferas municipais, estaduais, nacional e internacional; Manter atualizado o Sistema de Informações – “Canal da Cidadania” - para o Planejamento e Gestão Municipal, produzindo os dados necessários, com a freqüência definida

12 SISTEMA DE INFORMAÇÕES MUNICIPAIS

13 Composição SISTEMA PERMANENTE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
COORDENADORIA ESTRATÉGICA (Secretaria de Planejamento Estratégico) ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA; CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL; COMISSÃO MUNICIPAL DE URBANISMO Fundo de Desenvolvimento Municipal

14 COORDENADORIA ESTRATÉGICA
PROCESSO PERMANENTE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA COORDENADORIA ESTRATÉGICA I - Coordenar as ações necessárias para o atendimento dos objetivos do Sistema De Planejamento e Gestão Integrada; II - Articular ações entre os órgãos municipais da administração direta e indireta integrantes do Sistema de Planejamento; III - Convocar o Conselho de Desenvolvimento Municipal quando houver necessidade; IV - Assegurar a gestão democrática do Município, garantir a ampliação e efetivação dos canais de participação da população no planejamento e implementação do Plano Diretor; V - Proceder avaliação permanente de Sistema de Planejamento e Gestão Pública Municipal; VI - Proceder o monitoramento da implementação do Plano Diretor; VII - Construir indicadores de desenvolvimento econômico, social, de serviços públicos e outros, através de cooperação técnica com órgãos afins e instituições de ensino e pesquisa; VIII – Promover a interdisciplinaridade como fator preponderante para o planejamento estratégico; IX - Administrar o Fundo de Desenvolvimento Municipal.

15 PREFEITO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE Conselhos Municipais
de Desenvolvimento Municipal Secretaria Planejamento Estratégico Comissão Municipal de Urbanismo Departamento PLANEJAMENTO URBANO Departamento CADASTRO TÉCNICO E URBANO Departamento ESTATÍSTICA /PROJETOS TÉCNICOS Departamento PLANEJAMENTO/ CONTROLE ORÇAMENTÁRIO Departamento ORÇAMENTO TÉCNICO

16 CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
INDICADORES que permitam a avaliação anual do desempenho do processo de planejamento e gestão municipal

17 CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
DE AVALIAÇÃO DA REALIDADE MUNICIPAL Indicadores de Saúde Indicadores de Educação Indicadores de Esporte e Lazer Indicadores de Cultura Indicadores de Saneamento Ambiental Integrado Indicadores do Sistema Viário Indicadores de Uso e Ocupação do Solo Indicador de Acesso à Propriedade Indicadores de Qualidade Hídrica Indicadores de Áreas Verdes DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL Utilização dos Instrumentos do Estatuto da Cidade Plano de Ação Participação da população


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