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Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

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Apresentação em tema: "Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Caro (a) Cursista Seja bem-vindo (a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado.

2 Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) Parcerias:
Órgão Promotor: Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) Parcerias: Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Objetivos: Promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas públicas e dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica. Principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h); Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

3 Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica.
O Curso de Introdução à Educação Digital Tem como objetivo contribuir para a inclusão digital e social de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de: promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, A partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas. Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica. A Coordenação do Curso Introdução à Educação Digital

4 Os materiais do curso visam a ampliar sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica. Apresentam-se em dois suportes que se complementam: dois volumes de material impresso. Introdução à Educação Digital Organizada em nove unidades de estudo e prática, contendo objetivos e diretrizes de cada uma delas, textos, atividades, orientações de trabalho, práticas, tutoriais, referências bibliográficas e pelo Guia do Formador, que oferece uma visão geral do curso, a concepção norteadora, objetivos e unidades de estudo e prática, dinâmica da formação, orientações de estudo, acompanhamento e avaliação do desempenho e do curso;

5 um volume de material digital apresentado em CD-ROM, constituído por textos em outros meios (sons, imagens, vídeos) e estruturas (hipertextos), como base para experimentar navegação e interações com os temas tratados nas unidades de estudo e prática. É importante que você os utilize no cotidiano para facilitar a leitura, a compreensão e a realização das atividades e colabore preenchendo os instrumentos de avaliação dos materiais do curso e entregue-os aos formadores, pois assim contribuirá para o aperfeiçoamento do curso para turmas futuras.

6 Durante o o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam:
Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet; Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões; Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

7 O curso de introdução à educação digital possui uma carga horária de 40h, organizado em unidades de estudo e prática. São elas: Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e forum de discussão, netiqueta Unidade 5: Elaboração e edição de textos Unidade 6: Apresentações para nossas aulas Unidade 7: Criação de blogs Unidade 8: Cooperação e interação em rede.

8 Estrutura e organização
Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais distribuídas em: no mínimo 2 horas presenciais e 2 horas de estudo a distância por semana guiado pelas unidades de estudo e prática. A duração do curso é de 10 semanas. Proposta pedagógica embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos: Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência. Promoção da autonomia do sujeito. Interação na aprendizagem e construção do conhecimento. Tecnologias como meio e não como fim. Relação ação/reflexão/ação constante. Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

9 Mapa conceitual sobre a temática abordada no curso


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