A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP"— Transcrição da apresentação:

1 LAPTOP EDUCACIONAL CONECTADO: DESAFIOS DA MOBILIDADE NO COTIDIANO DA ESCOLA
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP Marilene Andrade Ferreira Borges – UFOP/MG  George França dos Santos – UFT /TO

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
PRÓ – REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA – PROEX –

3 Este trabalho apresenta e discute os resultados parciais do processo de formação em rede dos professores, gestores de escola e equipe participantes do Programa Um Computador por Aluno-PROUCA, no Estado de Tocantins. Discute também a presença de tecnologias no currículo, a formação para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação-TDIC e a importância destas nas práticas escolares.

4 Estrutura da Formação no Tocantins
MEC GRUPO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO Equipes de Formação e Pesquisa UFT-TO SEDUC- NTE SEMED - NTM ESCOLAS UCA 6 ESTADUAIS 4 MUNICIPAIS PUC/SP GT UCA SE/

5 180 horas Utiliza a modalidade a distância, com momentos presenciais. Curso de Formação Utiliza a plataforma web e-proinfo/MEC, que dispõe de um sistema de gerenciamento de informação e ferramentas de aprendizagem para dinamizar aspectos da interação na formação de professores e gestores.

6 Estrutura curricular do Curso de 180
destinados aos professores e gestores das escolas participantes do Projeto UCA – fase-2

7

8 Resultados parciais do processo de formação
O crescimento das equipes formadoras na compreensão do projeto e nas ações de formação nas escolas. A participação efetiva das equipes de gestão das escolas e de alguns secretários municipais de educação. A aceitação do desafio colocado na reunião anterior de exploração da mobilidade e portabilidade. A inclusão de alunos especiais por meio do uso do laptop. A extrapolação do uso do laptop na perspectiva de laboratório para o uso em diferentes espaços das escolas.

9 Elementos que se evidenciaram nas apresentações das experiências mostradas pelas escolas durante o Encontro de Formação: Ênfase na participação dos alunos nas atividades pedagógicas; melhoria na disciplina dos alunos; diminuição do índice de evasão e de resistência dos professores em relação à utilização dos recursos tecnológicos; Realização de atividades livres com o uso dos laptops nos horários vagos;

10 ·Diferentes estratégias de trabalho para ação dos alunos monitores;
Elementos que indicam a ousadia das escolas para ir em busca de recursos necessários ao uso efetivo dos laptops e experimentar o novo, apontando indícios de inovação: ·Criação de um ambiente virtual para uso dos alunos; ·Diferentes estratégias de trabalho para ação dos alunos monitores; ·Processo de apropriação tecnológica em desenvolvimento; ·Novo design da sala de aula (diferentes modos de formatar a disposição das carteiras); ·Cuidados com o patrimônio (laptops), pertencimento; ·Integração de diferentes tecnologias e linguagens;

11 Os problemas de caráter técnico também foram pontuados, destacando-se:
·Problemas de conexão com rede sem fio e instabilidade da rede, o que tem impossibilitado a conexão dos laptops e a navegação individual dos alunos; ·Inexistência de armários para acondicionamento dos laptops, dificultando o carregamento das baterias e a distribuição aos alunos; ·Laptop com defeitos no sistema operacional e baterias; ·Ausência de suporte técnico nas escolas estaduais e municipais, o que tem dificultando a resolução dos problemas técnicos relacionados ao acesso à rede wirelless.

12 Alguns pontos mais significativos evidenciados no processo de formação
A equipe gestora da escola aceitou o desafio de implementar a mobilidade e portabilidade nas práticas pedagógicas, comprometendo-se principalmente com o desenvolvimento atividades significativas. 2. Os processos de exploração da mobilidade propostos pelas escolas melhoraram consideravelmente, pois as atividades planejadas com os laptops estão rompendo as paredes das salas de aulas e ganhando pátios e até espaços não exclusivos da escola.

13 3. A equipe gestora, apoiada pelos pais, está rompendo com a insegurança e com o medo de perda do bem público, pois está liberando os laptops para que os alunos possam levá-los para casa. 4. Os alunos, num esforço para exercício da autonomia, estão levando os laptops para casa, possibilitando às famílias o convívio com essas tecnologias. 5. Os professores, mesmo sem conectividade, estão explorando programas presentes nos laptops como estratégias do trabalho pedagógico.

14 6. A equipe gestora e docentes, a partir do processo de reflexão na ação, desencadeado pela formação, estão adequando o Projeto Político Pedagógico, para que ele dê conta de integrar os laptops, para potencializar ensino e aprendizagem, pois reconhecem que essas tecnologias estão promovendo uma nova cultura tecnológica no espaço escolar. 7. Os alunos que possuem mais domínio tecnológico, em um trabalho colaborativo, ajudam os colegas a superar dificuldades nas atividades livres. 8. Há preocupação com o planejamento de práticas pedagógicas que favoreçam um currículo voltado para o desenvolvimento cognitivo e para a autonomia dos alunos.

15 CONCLUSÃO Concluímos, pois, que a integração das TDIC ao currículo é um caminho que está sendo percorrido nas escolas tocantinenses envolvidas no PROUCA . O processo está em desenvolvimento e a formação deve prever novas etapas para que possa alcançar o objetivo explicitado pelo MEC (BRASIL, 2009, p. 26), de “preparar a equipe de professores e gestores das escolas para o uso pedagógico inovador das tecnologias digitais e favorecer a estruturação de redes cooperativas”, ou seja, de concretizar a inovação na realidade escolar.


Carregar ppt "Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google