A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS BRASIL/2001 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS BRASIL/2001 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS BRASIL/2001 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2

3 O DESAFIO

4 COMO CONSTRUIR NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

5 UMA QUEBRA DE PARADIGMA O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

6 O aluno está conectado O aluno se desconecta O tempo e a qualidade têm cobrança na imediaticidade e...

7 uma escola que transforme sua práxis de comunicação, isto é, que torne possível a transição de uma proposta centrada na seqüência linear - que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento - a outra descentrada e plural O DESAFIO

8 O CENÁRIO òLei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira òAmpliação da oferta de cursos e ações: democratização, socialização, endereçabilidade e acessibilidade òQuestões essenciais em EAD: qualidade das ações Uma topologia para EAD no Brasil

9 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 4 Qualidade das ações acadêmicas na garantia do processo de aprendizagem; 4 Oferta de educação a distância, equivalente/ superior ao ensino presencial; 4 Ampliação da oferta de cursos em pós-graduação, extensão e graduação;

10 Desmistificação 4 Desmistificação do senso comum; 4 Compromisso 4 Compromisso com o aluno; 4 Aceitação do desafio tecnológico e de aprendizagem; 4 Formatação de ambientes de aprendizagem diferenciados. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

11 OS NOVOS DESAFIOS 4 O uso da tecnologia faz com que os espaços de saber não estejam mais centrados na sala de aula presencial; 4 0 novo paradigma educacional constitui um desafio para os professores e alunos;

12 4 Construção socioindividual do processo de aprendizagem; 4 Formação e qualificação permanente; 4 Ênfase no aluno como sujeito real desse processo; PRESSUPOSTOS

13 O PROCESSO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NECESSITA SER, REALMENTE, PROCESSADO COMO MEDIAÇÃO PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA E OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA!

14 aluno-aluno aluno-professor interações aluno-máquina aluno-tecnologia aluno-conteúdo (Moore e Kiersley, e Gunawardena e Zittle, 1998)

15 Tutor Professor Monitor Gerente e coordenador de curso Gerente e coordenador de curso Administração Informatas Apoio socio pedagógico Apoio socio pedagógico Aprendizagem de informações e significados Aprendizagem de informações e significados Designer

16 Cursos por videoconferência- teleconferência, fita cassete, CD-ROM ASSINCRÔNA Mediação por computador e ambiente Web TECNOLOGIA

17 256Kbps SITE CENTRAL PROFESSOR SITE 1 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 2 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 3 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE N... ALUNOS TELECONFERÊNCIA (0800 e Internet)

18 SINCRÔNA Vídeoconferência TECNOLOGIA som - imagem - dados

19 SITE CENTRAL PROFESSOR SITE 1 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 2 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE 3 ALUNOS SITE 1 ALUNOS SITE N... ALUNOS VIDEOCONFERÊNCIA ( e Internet)

20 4 Endereçabilidade; 4 Acessibilidade; 4 Permanência; 4 Resolutividade; 4 Transparência; 4 Permanência. A TECNOLOGIA

21 ESPAÇOS DE TRABALHO E PESQUISA EM EAD

22 Ambiente privilegiado de aprendizagem: Simultaneamente, gera aulas de videoconferência em 256Mbps e de broadcasting em 2,5Mhz, com o uso do satélite Embratel/Brasilsat -B3 SALAS DE GERAÇÃO E ESTÚDIOS

23 SALA DE PRODUÇÃO Espaço destinado à modelagem de ambientes de aprendizagem e à preparação de materiais com uso de multimídia integrada SALAS DE TUTORES E MONITORES Ambiente destinado ao apoio e à produção de materiais de aprendizagem, apoio ao professor e ao aluno distante

24 Servidores Web, de arquivos, de vídeo on-demand, de webct, do dama(Emb), de rede interna e conexão com rede PUCRS -ATM, acesso à Internet, conexão com satélite Brasilsat B3

25 TECNOLOGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM EM EADPUCRS Grupo de Apoio à Aprendizagem Professor Tutor Monitor Fórum Ambiente web Aúdio/vídeo Colegas Listserver

26 4 Monitoramento da aprendizagem; 4 Ferramentas 4 Ferramentas, tecnologias e serviços; 4 Tutorias 4 Tutorias; NECESSIDADES

27 AMBIENTES DE APRENDIZAGEM AUTÔNOMOS

28 AMBIENTES DE APRENDIZAGEM Cooperação Processos argumentativos Processos cognitivos reflexivos Autonomia socioindividual/ emancipação

29 4 Oferta 4 Oferta de educação independente de tempo e lugar; 4 Interatividade; 4 Socialização; 4 Cognição 4 Cognição e metacognição; 4 autonomia 4 autonomia e emancipação. ESTRUTURA TEÓRICO-PRÁTICA DA PUC VIRTUAL

30

31 CURSOS ESPECIALIZAÇÃO (4) GRADUAÇÃO (1) EXTENSÃO (1)

32 DISTRIBUIÇÃO DE CURSOS Capital 27% Interior 71% Fora Estado 2% Interior 90% Capital 10% GESTÃO EMPRESARIAL SAÚDE

33 VISITE O NOSSO ENDEREÇO NA INTERNET


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS BRASIL/2001 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google