A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE. 2 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA José OSCAR Fontanini de Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE. 2 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA José OSCAR Fontanini de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 1 MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE

2 2 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA José OSCAR Fontanini de Carvalho EAD NA PUC-CAMPINAS

3 3 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA OBJETIVOS DA APRESENTAÇÃO Apresentar a estratégia de implementação da EAD na PUC-Campinas Apresentar a metodologia de EAD na PUC-Campinas Apresentar a tecnologia de apoio à EAD na PUC- Campinas

4 4 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA A EAD NA PUC-CAMPINAS A Educação a Distância na PUC-Campinas é integrada institucionalmente por meio da Coordenadoria de Ensino a Distância (CED) - subordinada à Reitoria Esta modalidade de ensino vem sendo oferecida na Universidade desde o início de 1998 Atualmente, a PUC-Campinas oferece cursos na modalidade semi-presencial, mediados por computador, envolvendo alunos de diversas localidades do país A metodologia utilizada para o oferecimento dos cursos foi desenvolvida na própria Universidade

5 5 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA EAD CONFORME AS ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS ESTABELECIDAS NO PLANO ESTRATÉGICO PUC- CAMPINAS : O crescimento da Universidade nas suas atividades- fim será conduzido de forma planejada, buscando-se aproveitar o potencial de demanda presente em atividades específicas, priorizando, entre outras, a expansão seletiva do Ensino a Distância e a implementação de outras Tecnologias de Apoio ao Ensino

6 6 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA OBJETIVO DA CED PARA ATENDER AS ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS, A CED/PUC-CAMPINAS TEM COMO OBJETIVO: Expandir gradualmente o Ensino a Distância na Universidade

7 7 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA ESTRATÉGIAS DA CED Estabelecer mecanismos para o controle e manutenção do padrão de qualidade em EAD Capacitar o corpo docente e o funcional para o oferecimento e o atendimento em EAD Prover infra-estrutura acadêmico-administrativa, tecnológica, física e de condições de trabalho apropriadas para esta metodologia de ensino Prospectar, absorver, desenvolver e disseminar tecnologias de apoio ao EAD Ampliar a utilização de tecnologias de apoio às atividades de ensino da Universidade Criar e implementar as estratégias de prospecção e divulgação do EAD Estabelecer convênios e parcerias com o setor produtivo, setor público, outras IESS e 3º Setor

8 8 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARADIGMAS DE EAD INDUSTRIAL: Sociedade industrial Auto-instrucional Modelo das Universidades a Distância dos anos 60 e 70 Europa - Open University Material didático impresso / tutoriais / correio (principal) Áudio e vídeo (complementar) Interação um-para-muitos / um-para-um Não permite a interação coletiva entre professores e alunos Auto-instrução Modelo maduro

9 9 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARADIGMAS DE EAD INDUSTRIAL: CONTEUDISTA INTRUCIONAL DESIGNER DISTRIBUIÇÃO ALUNO 1 ALUNO N TUTOR

10 10 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARADIGMAS DE EAD PÓS-INDUSTRIAL: Sociedade pós-industrial ou da informação Sócio-interacionista Amplo desenvolvimento nos últimos 10 anos USA Redes informatizadas / recursos de comunicação mediados por computador / material didático em formato eletrônico Interação coletiva / muitos para muitos Permite a interação coletiva entre professores e alunos Trabalho em equipe / aprendizagem colaborativa Modelo imaturo

11 11 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARADIGMAS DE EAD PÓS-INDUSTRIAL: ALUNO 1 ALUNO N DOCENTE APOIO METODOL. TECNOL.

12 12 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CED - Coordenadoria de Ensino a Distância: Fomentar, apoiar, integrar, regulamentar e fortalecer o oferecimento do Ensino a Distância na PUC-Campinas, visando a garantia da qualidade, a otimização de recursos e a atuação orgânica no âmbito acadêmico e da tecnologia de apoio ao ensino. 1- coordenador (professor) 1- assessora pedagógica (professora) 1- auxiliar

13 13 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NAR – Núcleo de Atendimento Remoto Apoio tecnológico/operacional ao oferecimento dos Cursos a Distância 1- coordenador (professor) 4- técnicos

14 14 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR GPqTAE - Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Apoio ao Ensino Apoio científico e em pesquisas sobre Ensino a Distância e Tecnologia de Apoio ao Ensino

15 15 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UNIDADES ACADÊMICAS Responsáveis pela criação e oferecimento dos cursos a distância na Universidade

16 16 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA PREPARAÇÃO DOS DOCENTES Seminários de EAD Palestras em reuniões de planejamento das Unidades Acadêmicas Encontros de coordenadores e docentes de cursos a distância Palestras sobre tecnologias de apoio ao ensino CDEAD – Curso de Capacitação Docente para EAD (extensão de 40h) Metodologia, pedagogia e tecnologia para EAD Constante apoio pedagógico, metodológico e tecnológico para coordenadores e docentes de cursos a distância

17 17 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIAMETODOLOGIA Software WebCT para a publicação de conteúdos e para a interatividade (síncrona e assíncrona) entre alunos e docentes Modulação 1 docente para 20 alunos

18 18 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIAMETODOLOGIA Aulas veiculadas na Web (75%): Seguem um cronograma e o próprio ambiente WebCT registra a freqüência e a produção do aluno nas disciplinas Os conteúdos publicados exigem leituras e pesquisas para aprofundamentos, orientados pelo docente responsável pela disciplina, pelos conteúdos e pela avaliação do aluno

19 19 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIAMETODOLOGIA Aulas presenciais (25%): Aula inaugural: estrutura do curso; corpo docente; colegas de classe; calendário; senha de acesso a aulas virtuais e orientação no uso do WebCT São distribuídas ao longo do semestre, a cada 15 dias, aos sábados, completando, ao todo, 15 encontros, 7 no primeiro e 8 no segundo semestre Todas as dúvidas e necessidades advindas das aulas virtuais são esclarecidas em discussão coletiva ou individual São momentos de dinamismo metodológico marcados por seminários e atividades de enriquecimento curricular específicos das disciplinas e da formação. A avaliação ocorre durante o processo do curso e, ao final do semestre, o aluno é avaliado presencialmente

20 20 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA URL: Fone: (19)


Carregar ppt "1 MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE. 2 COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA José OSCAR Fontanini de Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google