A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Isaura Alcina Nobre Vanessa Battestin Nunes Yvina Pavan Baldo Elton Siqueira Moura Danielli Veiga Carneiro Santos - 2008 Comunicação e interação entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Isaura Alcina Nobre Vanessa Battestin Nunes Yvina Pavan Baldo Elton Siqueira Moura Danielli Veiga Carneiro Santos - 2008 Comunicação e interação entre."— Transcrição da apresentação:

1 Isaura Alcina Nobre Vanessa Battestin Nunes Yvina Pavan Baldo Elton Siqueira Moura Danielli Veiga Carneiro Santos Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em EAD – CEFETES

2 Introdução Histórico - Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do CEFETES no sistema UAB Comunicação e Interação na EAD Atores na EAD e suas responsabilidades Interação entre os atores Desafios vencidos no modelo de comunicação e interação adotado Considerações Finais

3 Evolução da EAD e das TICs: aumento nos de atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Necessidade de maior planejamento e controle da comunicação entre estes agentes. Objetivo: Modelo de comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD do CEFETES no curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no sistema UAB.

4 2004: início da EAD no CEFETES; 2005: Edital 1/ UAB - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CSTADS) carga horária: 2.540h duração de 3 anos (6 módulos) curso é ofertado na modalidade presencial 2006: Implantação do curso Seleção e capacitação dos envolvidos no processo Criação do Centro de Educação a Distância do CEFETES – CEAD.

5 2007: processo seletivo realizado para oferta de 320 vagas distribuídas em 13 municípios do estado do ES. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): Moodle AVA integrado ao sistema acadêmico da instituição para que tornasse possível a realização da EAD

6 A EAD exige o pensar sobre o papel da comunicação no contexto de trabalho das equipes multifuncionais e multidisciplinares, sobre a utilização de meios de comunicação e a eficácia da comunicação entre os atores. Somos levados ao campo da gestão da comunicação (SARTORI, 2004) Educação presencial: contato físico minimiza ou resolve problemas de comunicação Na EAD qualquer falha pode ser determinante para acontecimentos de grande severidade. (exemplo)

7 Na EAD temos atores importantes responsáveis por estabelecer e gerir todo o processo de ensino-aprendizagem: Coordenador de Pólo Coordenador de Curso Professor Conteudista/Especialista Tutor Presencial Tutor de Laboratório Tutor a Distância

8 Coordenador de Pólo Atua no pólo; Infra-estrutura física e humana; Auxilia na seleção dos tutores presenciais e de laboratório; Divulgação dos cursos; Importância do Pólo: coordenador atuante - bom andamento do curso.

9 Coordenador de Curso Atua no CEFETES; Implantação e execução do Curso (Projeto Político Pedagógico) Seleção de professores conteudistas/especialistas e tutores presenciais; Acompanha a elaboração do material educacional, junto ao designer instrucional (interdisciplinaridade); Definir a agenda do curso e promove reuniões periódicas com toda a equipe.

10 Professor Conteudista/Especialista Atua no CEFETES; Seleção de tutores a distância; Responsabilidade: produzir o material didático de acordo com o cronograma apresentado, atendendo aos requisitos sobre direito autoral. É responsável por esclarecer dúvidas, acompanhar e orientar os tutores a distância no exercício de suas atividades.

11 Tutor Presencial Atua no Pólo Municipal; Responsável por: Acompanhar o desempenho dos alunos Incentivar a cumprir dentro dos prazos todas as atividades propostas Reduzir a taxa de evasão possível para o curso. Esclarecer dúvidas e orientar os alunos nos encontros presenciais obrigatórios no Pólo, podendo recorrer aos Tutores a Distância, prioritariamente, e/ou professores especialistas do CEFETES.

12 Tutor de Laboratório Atua no Pólo Municipal Responsabilidade de assessorar os alunos no cumprimento de suas atividades práticas em laboratório.

13 Tutor a Distância Atua no CEFETES; Realiza as funções de mediação e avaliação no processo de aprendizagem do aluno, esclarecendo as suas dúvidas quanto aos conteúdos; Estimula, motiva e orienta os alunos a desenvolverem suas atividades acadêmicas e de auto-aprendizagem; Esclarecer dúvidas dos alunos em até 24h, exceto nos sábados após às 13h, domingos e feriados; Manter o professor especialista informado sobre o nível de preparação e desenvolvimento dos alunos.

14

15 Interação Tutor Presencial x Coordenador de Curso Coordenador de curso gerencia o trabalho de tutoria presencial: Reuniões presenciais ou online através do Skype; Através de s – dificuldade de acesso futuro e a sua utilização como histórico. Através da Sala de Coordenação no Moodle, onde são disponibilizados arquivos para download e ocorrem relatos de problemas e soluções e compartilhamento de experiências.

16 Interação Professor Especialista x Tutor a Distância Reuniões periódicas, presenciais ou a distância. Sala de Desenvolvimento - Moodle. Tutores compartilham dúvidas e experiências e o professor especialista acompanha o desenvolvimento dos alunos nos pólos através de relatórios semanais entregues pelos tutores a distância. O trabalho do tutor também é acompanhado através de relatórios de acesso do Moodle O professor faz amostragens: tempo de resposta do tutor aos alunos qualidade das respostas (seu o grau de acerto, a forma de expressão, ortografia, clareza...)

17 Interação Tutor Presencial x Tutor a Distância Tutores presenciais estão em todas as salas, de todas as disciplinas, do seu pólo. O tutor a distância está na sala da sua disciplina em um determinado pólo. Interagir para tentar evitar ou solucionar os problemas que venham ocorrer. O tutor a distância: informar datas de atividades e avaliações, repassar comunicados do professor especialista, sugerir a montagem de grupos de estudos... O tutor presencial: informar ao tutor a distância sobre o perfil dos alunos, os alunos que não estão comparecendo ao pólo, os que têm maior dificuldade de aprendizagem...

18 Interação Tutor de Laboratório x Tutor Presencial x Tutor a Distância O Tutor Presencial é o responsável pelo acompanhamento das atividades do tutor de laboratório. Como ficam fisicamente no mesmo pólo. Por exemplo, um aluno pode estar com problemas na instalação de uma ferramenta necessária em certa disciplina. O tutor a distância pode instruir o tutor de laboratório quanto à instalação desta ferramenta no pólo para posterior instrução aos alunos.

19 Interação Professor Especialista x Tutor Presencial x de Laboratório Os problemas detectados presencialmente são informados pelo tutor presencial ao tutor a distância e este, ao professor especialista. O professor especialista resolve os problemas que lhe competem e informa aos tutores a distância e ao coordenador, que enfim comunicam aos alunos. Para agilizar a comunicação, muitas vezes a interação é direta entre professor especialista e tutor presencial. O tutor de laboratório pode receber orientações diretas do professor especialista.

20 Comunicação entre tutores a distância – sala de desenvolvimento. Registro das interações entre os professores especialistas, coordenador de curso e tutores presenciais - sala de coordenação. Tutores presenciais e de laboratório interagiam apenas com tutores a distância e coordenadores de pólo e do curso. Intervalo temporal entre detecção de problemas e sua comunicação e solução - necessidade de interação também com o professor especialista.

21 Avaliação do primeiro período - bom modelo de comunicação e interação é estratégico para a gestão das equipes envolvidas na EAD. Necessidade de automatizar alguns relatórios de acompanhamento (online e vinculados ao moodle). Urgência de um sistema de gestão para EAD: relatórios estatísticos quanto ao aproveitamento de alunos e desempenho de tutores Gestão de pessoal controle automatizado do vínculo dos diversos atores presentes no processo. Constantes melhorias nos processos e procedimentos.

22 Obrigada pela atenção! Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em EAD – CEFETES


Carregar ppt "Isaura Alcina Nobre Vanessa Battestin Nunes Yvina Pavan Baldo Elton Siqueira Moura Danielli Veiga Carneiro Santos - 2008 Comunicação e interação entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google