A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica1/19 A importância da formação docente na mediação em EAD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica1/19 A importância da formação docente na mediação em EAD."— Transcrição da apresentação:

1 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica1/19 A importância da formação docente na mediação em EAD

2 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica2/19 Apresentação Mestranda: –Kátia Cilene da Silva Orientadora: –Prof a Patrícia Smith Cavalcante

3 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica3/19 O artigo - importância da mediação; - influência no desempenho dos alunos de EAD na utilização de AVAs; - verificação das ações docentes; - verificação das estratégias utilizadas para orientar os alunos na execução de tarefas.

4 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica4/19 Cenário -Licenciaturas e bacharelados a distância; -Área de computação e informática; -Aspectos do modelo de EAD: Figuras docentes; Funções docentes.

5 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica5/19 Ambiente de aplicação (1/3) -execução da disciplina Introdução à Educação a Distância (IEAD); -curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI); -Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); -Universidade Aberta do Brasil (UAB).

6 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica6/19 Ambiente de aplicação (2/3)

7 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica7/19 Ambiente de aplicação (3/3)

8 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica8/19 Perfil docente para EAD -Funções no curso; -Formação exigida; -Estratégias docentes.

9 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica9/19 Funções no curso - tarefas docentes distribuídas em papéis distintos; - diferentes atribuições de funções: - professor conteudista; - professor executor da disciplina; - tutor virtual; e - tutor presencial.

10 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica10/19 Formação exigida - Professores executores: - experiência na atuação em EAD; - formação na área e/ou mestrado na área. - Tutores virtuais: - formação de nível superior em Licenciatura em Computação; - ou área afim - não preenchimento de vagas; - pós-graduação em áreas específicas.

11 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica11/19 Proposta de interação - começar no Curso de Capacitação; - execução das atividades docentes: – ser o elo mais próximo entre o professor executor e o aluno; –acompanhar as discussões dos alunos no ambiente, moderando os fóruns e os chats; –encaminhar as respostas dos professores executores para tirar dúvidas dos alunos com relação às atividades; –realizar e participar das avaliações presenciais e pontuar as avaliações virtuais.

12 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica12/19 Objetivos do artigo - verificar as estratégias utilizadas para orientar os alunos na execução das tarefas e as respostas dos alunos; - observação e análise de uma semana de execução da disciplina IEAD; - implicação da formação docente no desempenho discente; - resultado direto das práticas de mediação utilizadas.

13 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica13/19 Metodologia (1/2) - semana escolhida: antecedente ao prazo de entrega das atividades do módulo I; - maior freqüência de interação dos alunos; - proposição de duas tarefas obrigatórias; - verificação da ação do professor executor e do tutor virtual; - relação dessa ação com a resposta dos alunos ao cumprimento das atividades propostas.

14 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica14/19 Metodologia (2/2) - Categorias analisadas: - login na plataforma; - participação no fórum; - participação no chat; - envio de mensagens; - envio de tarefas.

15 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica15/19 Resultados (1/2)

16 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica16/19 Semana 1 Ação docente: chat, fórum e tarefa; Reação do aluno: apenas 5 alunos – questões; – 7 contribuições; 2 interagindo com colegas; 1 com o tutor; – 4 enviaram tarefas; Não houve: resposta do aluno; – variação de estratégias do tutor para orientar os alunos (16 nem logaram); Muitos problemas de ordem técnica que acarretaram a não realização das tarefas. As práticas de mediação fórum e chat foram insuficientes para auxiliar na compreensão dos conceitos, porém foram suficientes para sanar as deficiências técnicas dos alunos.

17 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica17/19 Será que uma vez eliminados os problemas de acesso, estas estratégias funcionariam?

18 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica18/19 Resultados (2/2)

19 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica19/19 Semana 2 Ação docente: chat, fórum, tarefa; Reação do aluno: apenas 7 alunos – questões sobre a plataforma – 26: 16 contribuições; 10 interagindo com colegas; 10 com o tutor; – 31 enviaram; Estabelecimento da interação tutor-alunos. Aumento da resposta do aluno. Estratégia fishing: para cada aluno. Superação dos primeiros problemas técnicos, assim as práticas de mediação foram suficientes para o trabalho com os conteúdos (31 enviaram as tarefas).

20 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica20/19 Será que uma vez eliminados os problemas de acesso, estas estratégias funcionariam? Sim, embora seja preciso fazer uma análise qualitativa das intervenções para compreender que conteúdos foram aprendidos.

21 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica21/19 Considerações finais - formação tecnológica X formação pedagógica; - ação pedagógica como um fator preponderante para impulsionar o bom desempenho dos alunos; - necessidade de atitudes pró-ativas do docente; - constante pesquisa e busca por ações inovadoras que viabilizem a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

22 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica22/19 Informações para contato

23 Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica23/19 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Kátia Cilene da SilvaMestrado em Educação Matemática e Tecnológica1/19 A importância da formação docente na mediação em EAD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google