A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED."— Transcrição da apresentação:

1 16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED

2 Profa. Dra. Denise Martins de Abreu-e-Lima

3 Desenvolvimento da EaD no Brasil Criação do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - aumento no # de trabalhadores Nova figura no trabalho docente: Docente-tutor

4 Docente que auxilia o trabalho de condução da disciplina junto ao coordenador da disciplina; O que caracteriza este trabalhador é sua função de acompanhar os estudantes no processo de aprendizagem, que se dá, na verdade, pela intensa mediação tecnológica, auxiliando o trabalho do professor.

5 Análise do perfil do professor-tutor da UAB- UFSCar - verificar quais competências e inteligências são apresentadas no no dia-a-dia de seu trabalho. Delineamento do perfil do tutor - auxílio à elaboração de estratégias para formação de novos tutores / base para seleção de tutores que apresentem o perfil desejado pela UAB-UFSCar.

6 Fazer um mapeamento das habilidades que envolvem o trabalho de tutoria virtual vigente na UAB-UFSCar. Definir o que é necessário ser desenvolvido nos cursos de formação para tutoria virtual.

7 Howard Gardner (1983) – psicólogo estadunidense, Universidade de Harvard. Segundo o autor, inteligência é um potencial biopsicossocial de processar informação, que pode ser ativado dentro de um contexto cultural para a resolução de problemas ou para o desenvolvimento de produtos valorizados por essa cultura.

8 Propõe a existência de oito tipos de inteligência:

9 Pesquisa qualitativa com base em dados quantitativos. Levantamento na literatura disponível sobre as habilidades do tutor virtual. Questionário fechado exploratório (51 questões), no qual tutores ativos e inativos da UAB-UFSCar foram convidados a participar mediante TCLE. Afirmações – resposta - Escala de Likert (0-5). Ferramenta:

10 n = 153 Tutores virtuais dos 5 diferentes cursos de graduação a distância da UAB-UFSCar, feminino /51 - masculino, 119 na faixa de 26 a 45 anos, 92 tutores, ou seja, mais da metade, possuem formação em nível de mestrado ou doutorado.

11 Higgison, 2000 Sharpe e Baume, 2000 Prestera e Moller, 2001 Maggio, 2001 Machado, 2004 Denis et al., 2004 Shelley et al., 2006 Guldberg e Pilkington, 2007 RESULTADO 26 habilidades.

12 Faço um resumo do que foi discutido pelos alunos ao final de cada fórum para facilitar a leitura daqueles que entram no fórum em seguida. Lógico-Matemática – reconhecimento de padrões, síntese e sequenciação. Linguística - reconhecimento de gênero linguístico, utilização da linguagem apropriada. Tenho facilidade para organizar minha agenda de trabalho em tutoria virtual. Lógico-Matemática: sequenciação, reconhecimento de padrões para armazenamento, relação de causa-consequência (compreender a importância do resultado obtido). Intrapessoal – capacidade de auto- gerenciamento. Espacial – visualização dos espaços virtuais.

13 Consigo navegar com facilidade em ambientes virtuais. Consigo achar o que preciso após um tempo de navegação. Espacial – senso de espacialidade e movimentação dentro de um determinado ambiente. Naturalista – reconhecimento de categorias (tabs, sites, links). Lógico- Matemática – reconhecimento de padrões. Consigo ser claro e objetivo em minhas orientações e feedbacks. Lógico-Matemática – reconhecimento de padrões, objetividade. Linguística – uso adequado da linguagem, reconhecimento do gênero lingüístico. Interpessoal – reconhecimento das necessidades do outro.

14 Linguística – 10/13 Lógico-matemática – 7/9 Intrapessoal – 7/8 Espacial – 6/7 Naturalista – 4/6 Interpessoal - 5/11 Após análise estatística descritiva dos dados provenientes das respostas dos tutores, foram identificadas 6 inteligências em 26 habilidades na seguinte proporção (escore obtido/escore máximo) :

15 Saber como manter constante contato com os tutores presenciais no pólo para supervisão do trabalho dos alunos Conseguir encontrar os 'pontos' fortes dos alunos com facilidade A inteligência que precisa de mais investimento é a interpessoal, e as habilidades que precisam ser aprendidas em curso de formação de acordo com os tutores são:

16 Conseguir encontrar os 'pontos' fracos dos alunos com facilidade Ter facilidade para conduzir e resolver um conflito que surja no ambiente virtual de aprendizagem Saber implementar assuntos e estimular a discussão sobre um determinado conteúdo, ampliando a visão do aluno Saber organizar alunos em grupo e gerenciá-los

17 Os resultados da pesquisa sugerem que deve ser dado enfoque também em estratégias de liderança, trabalho em equipe, processos de feedback e reconhecimento de habilidades e inteligências, auxiliando o tutor a executar as tarefas esperadas ao seu perfil de motivador e de suporte ao desenvolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem a distância.

18 CONTATO:


Carregar ppt "16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google