A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Programa de Pós Graduação em Educação APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE (M-LEARNING): NOVAS POSSIBILIDADES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE? Mestrando Paulo Gaspar Graziola Junior – Bolsista CNPq Orientadora: Profa. Dra. Eliane Schlemmer 1

2 De onde?! Quando?! Pesquisa Educacional Digital +
Pesquisa mobilidade no contexto organizacional História de Vida Utilização da TD’s Estágio Docente Distanciamento História de vida – importância para o PPG / trabalho em diferentes escolas / trabalho como laboratorista Projeto – projeto envolvendo os PPGs Administração, Educação e Computação Aplicada Estágio Docente – importância do diálogo na prática docente Alunos Professores Mediação/Diálogo

3 Que TDs podem ajudar a melhor aproveitar o tempo que temos?
Dúvidas?! De que forma os professores estão se apropriando das TD’s no cotidiano? Que TDs podem ajudar a melhor aproveitar o tempo que temos? Como propiciar uma formação continuada para além do contexto formal físico e presencial? As Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF) aliadas a metodologias adequadas a natureza desse meio podem representar uma possibilidade de resposta a essas indagações? Como permitir uma formação que propicie flexibilidade, oportunidades de interação, colaboração, contextualização mais rica e continuamente acessível?

4 Problema emergente Como as TMSF podem contribuir para uma prática pedagógica que privilegia o desenvolvimento de competências numa perspectiva dialógica e cooperativa?

5 Formação Ideal?! Com a cultura circundante Professor Com o contexto
Com o meio ambiente Mediador Interações Responsável pela construção do conhecimento Computador Professor Aluno autonomia Promover Auto-estima criatividade Sistematização do conhecimento

6 Processo de reflexão (antes, durante e após a ação)
Como?! Processo de reflexão (antes, durante e após a ação) permite Formação Vivenciar situações Formação-Ação Analisar a prática Perspectiva Novas reflexões Individual Coletiva Discussões Reflexões coletivas Estabelecer relações

7 Associação Ação x Formação
Seqüência Conteúdos (EMPIRISTA) Ação + Formação Romper Postura Problematizadora (INTERACIONISTA) Redes de Significados Criação (Ações, reflexões, depurações) Reconstruir continuamente teorias Professor Como se ensina Vivência Dialética Tomar consciência Aprender a partir dos próprios erros Alunos

8 Contextualizando... “anytime, anywhere” Presencial física b-learning
Presencial digital virtual m-learning e-learning Modalidades de Ead B-learning – blended – presencial e a distancia M – learning – qualquer lugar, qualquer tempo / usa TMSF / demandam quebra de paradigmas – aprendizado não ocorre em locais formais e fixos de ensino P – learning – sensivel ao contexto do individuo, a informacao vai ate vc.. Ex. gostos... / por localizacao U – learning – futuro, em todos os objetos, casa, objetos, vestimentas... u-learning p-learning Interação natural, sob medida, embutidos em todos os locais e em diferentes objetos Adaptável e sensível ao contexto invisível e onipresente

9 M-Learning Crescente formação formal e continuada Necessidades
desenvolvimento aplicação Locomoção de pessoas TMSF (Tecnologias Móveis Sem Fio) PDAs, palmtops, laptops, smartphones distantes temporalmente Atores humanos interação geograficamente Oportunidades de interação Processos de aprendizagem tempo aprender lugar flexibilidade colaboração

10 M-Learning Registro de fatos (câmera digital)
Consulta informações via internet Qualquer momento atividades Ferramentas de aprendizado do aluno Conteúdos didáticos Qualquer lugar Anotação de idéias OBJETIVA Metodologia inovadora Corpo docente expandir Limites físicos Estratégias de aprendizagem Sala de aula empresa Modalidade ubíqua informal formal

11 Desafios no Contexto Brasileiro
Ordem tecnológica e econômica Do ponto de vista de resistência à adoção de novas tecnologias e novas práticas de aprendizagem Os principais desafios que para que a aprendizagem com mobilidade seja difundida no Brasil Ordem pedagógica Ordem contextual e social

12 Desafios no Contexto Brasileiro
Ordem Pedagógica Discussões genéricas Enfoque tecnológico Modelo pedagógico específico Criar cursos Formação/ Capacitação profissionais Necessidades Autonomia dos aprendizes Desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem Considerar diferentes estilos cognitivos

13 Dispositivo

14 Protótipo

15 Protótipo 15

16 Problemas emergentes Quais as implicações do uso de ML (Mobile Learning) no desenvolvimento de Práticas Pedagógicas? Como essas TMSF (Tecnologias Móveis Sem Fio) podem auxiliar docentes e alunos em ambientes ML? Como podem ser promovidas atividades pedagógicas, que visem a colaboração e cooperação nesse contexto?

17 Contatos Paulo Gaspar Graziola Junior – UNISINOS – Profa. Dra. Eliane Schlemmer – UNISINOS - Sugestões: llha Unisinos no Second Life Grupo de Pesquisa em Educação Digital – GPEdu/CNPq Unisinos


Carregar ppt "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google