A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

2 O Programa Nacional de Tecnologia Educacional  (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

3 O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

4 O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

5 A idéia fundamental do proinfo é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo o Brasil. Para isso, o programa atua em duas frentes: equipando as escolas com tecnologias da informação e capacitando professores para fazer o uso adequado dos recursos no processo ensino-aprendizagem .

6 Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet;
Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem;

7 Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias e reflexões; Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

8 Objetivos do curso Objetivo geral
Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

9 Objetivos específicos
Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;

10 Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet; Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

11

12 Avaliação e certificação
Serão consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos encontros presenciais de formação e atividades produzidas pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios fornecidos em cada Unidade de Estudo e pelos formadores. Cada cursista criará uma pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadores.

13 DISTRIBUIÇÃO DAS AULAS AO LONGO DO CURSO


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google