A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização Tecnologias em Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização Tecnologias em Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização Tecnologias em Educação
parceria PUC/RJ e SEED/MEC.

2 Natureza pós-graduação lato sensu O Curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade a distância integra um conjunto de ações do Plano Desenvolvimento da Educação, PDE, que possui como diretrizes a ampliação do conceito de educação a distância com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios.

3 Objetivos do Curso Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da federação; Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento; Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.

4 Perfil do Egresso Ao concluir o curso o professor deverá apresentar competências para: orientar, capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares.

5 Público Este curso destina-se, preferencialmente, para:
a quem se destina Este curso destina-se, preferencialmente, para: formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado e TV Escola; formadores do Mídias na Educação; professores-formadores do Proinfantil; tutores do Formação pela Escola; para professores efetivos da rede pública de ensino, com graduação em licenciatura plena e experiência efetiva de sala de aula em escolas da educação básica.

6 Critérios de seleção: Para participar deste Curso os participantes, além de serem professores efetivos da rede pública de ensino, devem dispor de recursos básicos de informática, ou serem egressos do Curso Introdução à Educação Digital (40h/100h), e não estarem matriculados em outros Cursos em nível de especialização (lato sensu).

7 Metodologia momentos presenciais e a distância O curso de Especialização - Tecnologias em Educação está dividido em momentos presenciais e a distância. A distância [Diferentes arquiteturas pedagógicas]: Disciplinas e Seminários Virtuais (e-ProInfo); Oficinas Temáticas Virtuais (e-ProInfo); Oficinas Pedagógicas Assistidas (e-ProInfo); Coordenação de Tutoria (AulaNet); Acompanhamento dos Formadores (AulaNet); Orientação do TCC (e-ProInfo).

8 Metodologia Presenciais
momentos presenciais e a distância Presenciais Abertura Solene – [Seminário Introdutório e Capacitação no Ambiente de Aprendizagem e-Proinfo para os formadores]; Capacitação no Ambiente de Aprendizagem e-Proinfo nos NTEs e escolas para os professores - alunos conduzida pelos Formadores; Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso [TCC]. Abertura Solene: Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – dia 14/07/2009 Av. Borges de Medeiros, 1501 – POA/RS

9 Acompanhamento A Distância Tutoria
1 tutor para cada 30 alunos em média, responsáveis pelo: Atendimento individualizado aos alunos no ambiente e-ProInfo; Orientação nas questões relativas aos conteúdos; Avaliação da aprendizagem. Presencial Formadores – (um multiplicador de cada NTE) Apoio local aos cursistas, auxiliando-os na busca de soluções para os obstáculos que podem se apresentar ao longo do curso. Orientação para o TCC Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso.

10

11 Avaliação A avaliação será formativa, portanto, ocorrerá ao longo do curso em função da entrega das tarefas, da participação no fórum e do trabalho final, considerando sempre o domínio do conteúdo e as competências desenvolvidas. O resultado será expresso em uma nota, com escala de 0 (zero) a 10 (dez), a partir da análise da atuação do aluno, cabendo pontuação específica. Realização das tarefas - 30% Participação no fórum - 30% Trabalho final - 40%

12 Avaliação Para obtenção do certificado do curso, os alunos deverão alcançar média final igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas do curso e ter participado dos fórum de debates propostos. Os alunos que não atingirem o grau 6,0 (seis) nas Disciplinas, Seminários, Oficinas e Projetos Pedagógicos terão a oportunidade de recuperação paralela da estrutura pedagógica onde não obteve o grau, imediatamente após a mesma. A duração da recuperação paralela será de 1 (um) mês.


Carregar ppt "Curso de Especialização Tecnologias em Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google