A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Professora Multiplicadora Carla Varela NTE – Nova Andradina/MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Professora Multiplicadora Carla Varela NTE – Nova Andradina/MS."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Professora Multiplicadora Carla Varela NTE – Nova Andradina/MS

2 Propiciar aos multiplicadores do Proinfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. 1. OBJETIVO DO CURSO

3 Duração de 8 a 10 semanas; Três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias; 1º Encontro presencial -Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas; 2º Encontro presencial Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas; 3º Encontro presencial Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas. 2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

4 3. Eixo 1

5 Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias.

6 4. Eixo 2

7 No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto. Vídeo: Fronteiras Digitais Vídeo: Fronteiras Digitais

8 5. Eixo 3

9 Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.

10 EIXO 1 EIXO 1

11 Conceituar projeto e suas características numa visão histórica e metodológica relacionada com o contexto educacional e tecnológico; Proporcionar a identificação das contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas inter-relações; Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias; Propiciar a reflexão sobre a aprendizagem. OBJETIVOS DO EIXO 1

12 O que vocês entendem por projeto? O que vocês entendem por projeto? CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA INICIANDO AS ATIVIDADES...

13 Relato (editor texto). Postar: Biblioteca – Material do aluno - Tema: Projeto pessoal/ profissional. Conhecer as atividades elaboradas pelos colegas. Após acessar o Fórum Meu projeto pessoal / profissional e postar um comentário sobre os relatos dos colegas. Realizar esta atividade no momento presencial. ATIVIDADE 1.1 – Meu projeto pessoal / profissional

14 Escolher um dos teóricos apresentados e destacar um aspecto que considere importante para o trabalho por projeto. Compartilhar com os colegas no Fórum Diálogo teórico Ler, observar e analisar dentre os aspectos destacados as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de projeto. ATIVIDADE 1.2 – Diálogo Teórico

15 Ler a entrevista Como se trabalha com Projeto Escrever suas considerações e compartilhar no Fórum Projeto e suas características Ler as considerações dos colegas e contribuir novamente argumentando sobre a temática. ATIVIDADE 1.3 – Projeto e suas características

16 Elaborar um relato, conforme roteiro – experiência desenvolvida ou conhecida. Postar em Banco de projetos – Biblioteca / Material do aluno. Acessar as atividades do colegas para conhecer seus projetos. ATIVIDADE 1.4 – Banco de dados

17 Anotar os aspectos relevantes observados no Banco de projetos; Levantar as tecnologias existentes na escola / outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto; Compartilhar no Fórum Esboçando o Projeto algumas estratégias como: levantar o tema, organização STE, registro e publicação do processo e resultado do projeto; Elaborar a proposta do Projeto, usando Roteiro Projeto; Postar em Proposta de Projeto na Biblioteca – Material do aluno. ATIVIDADE 1.5 – Proposta de projetos

18 Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo. ATIVIDADE 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem

19 Elaborar uma síntese com as principais características da Proposta do Projeto (Ativ. 1.5); Postar apresentação desta atividade na Biblioteca/ Material do Aluno, tema Apresentação do Projeto; Ler o trabalho dos colegas, anotando dúvidas e sugestões para participar da Roda Reflexiva Coletiva discutindo os aspectos levantados na turma; Atividade para ser apresentada no segundo encontro presencial. ATIVIDADE 2.1 – Painel da Proposta do Projeto

20 O aluno precisa ser autodidata; Saber melhor forma de estudo; Realizar tarefas sem cobranças de um professor; Ser curioso; Questionar e dar sugestões; Explorar o material didático; Organizar uma agenda de estudos; Organizar um esquema próprio de acompanhamento de suas atividades; Organizar seu material de estudos; Buscar contato com seu tutor; Participar de todas as atividades propostas. SUGESTÕES:

21 1. O projeto do curso deverá contemplar ações de formação (STE) e ensino (professor regente com pouco utilização da STE); 2. Além de contemplar mídias, o produto final do projeto deverá ser um conteúdo disciplinar; 3. As ações de formação deverão ser inéditas, ou seja, ações com tecnologias e mídias diferentes das apresentadas no evento anterior; 4. Temas como folclore, meio ambiente, consciência negra, dengue deverão ser evitados; 5. Não serão aceitos projetos de formação e ensino já desenvolvidos em outros momentos ou ministrados pelo NTE; 6. Todas as etapas de execução do projeto (tanto formação como ensino) deverão ser registradas para posterior elaboração da apresentação; 7. O trabalho apresentado no evento será em forma de vídeo (de 05 a 08 minutos) com apenas uma introdução do Professor da STE (relato de experiência). ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

22 Quem tem um porquê enfrenta qualquer como... (Viktor Frankl) carla_nte@hotmail.com SUCESSO NO CURSO!!! SUCESSO NO CURSO!!!


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Professora Multiplicadora Carla Varela NTE – Nova Andradina/MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google