A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
Currículo, Projeto e Tecnologia

2 Estrutura da Unidade 4 Introdução;
Histórico das tecnologias na educação; O construcionismo e o trabalho por projeto; Projeto na escola; Projeto e integrações; Projeto e interdisciplinares; Projeto e currículo; Análise das atividades realizadas; Palavras finais para um novo começo.

3 Objetivos da Unidade Reconhecer as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo; Integrar os recursos tecnológicos aos desenvolvimento de atividades curriculares; Identificar as implicações pedagógicas envolvidas no desenvolvimento do currículo com a integração de tecnologias;

4 Objetivos da Unidade Reconhecer as diferentes concepções de currículo, enfatizando o conceito de currículo como construção social que envolve por meio de ações, e integrar conhecimentos sistematizados com conhecimentos do cotidiano e da sociedade global; Produzir relatos e textos opinativos sobre as experiências didáticas de integração de tecnologias ao currículo, fundamentada na própria prática e em referências teóricas sobre o tema;

5 Objetivos da Unidade Realizar apresentações de suas experiências didáticas de integração de tecnologias ao currículo desenvolvidos durante o curso; Propiciar em sala de aula o desenvolvimento de projetos de trabalho.

6 INTRODUÇÃO Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados a integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.

7 ATIVIDADE 4.1 – “Pensando Sobre as Possíveis Mudanças”
A partir das questões no reflita identifique as possíveis mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem com a integração de tecnologias. Debate Componha os grupos A e B: Grupo A: Mudanças na forma do aluno aprender Grupo B: Possíveis mudanças das estratégias de ensino

8 QUESTÕES PARA REFLEXÃO
Será que utilizando computadores e Internet nas atividades curriculares, faremos as mesmas coisas que faríamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente? O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

9 ATIVIDADE 4.2 – “Possibilidades de Contribuições das Tecnologias”
Descreva alguma característica das Tecnologias de Informação e Comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Entre no Fórum, deixe sua contribuição e leia as características apontadas pelos colegas comentando-as.

10 HISTÓRICO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O uso de tecnologias na escola pública brasileira foi iniciado timidamente com projetos pilotos em escolas no final dos anos 80 do século XX. Nesses projetos, algumas experiências ocorriam com o uso do computador em atividades disciplinares e muitas outras eram extracurriculares e aconteciam em horários diferentes daqueles em que os alunos freqüentavam a escola.

11 O CONSTRUCIONISMO E O TRABALHO POR PROJETO
“A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.” (PRADO, 2005)

12 O CONCEITO DE PROJETO A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. “Projeto é uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades cuja realização produz um movimento no sentido de buscar no futuro uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe na direção de melhor compreendê-las.”.

13 O PROJETO NA ESCOLA “A elaboração do projeto feita em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização aberta, que articula informações conhecidas, baseadas em experiências do passado e do presente, com antecipações de outros aspectos que surgirão durante a execução. Essas antecipações representam algumas certezas e dúvidas sobre conceitos e estratégias envolvidos no projeto. No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparações, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e das dúvidas algumas certezas.” (PRADO, 2005)

14 ATIVIDADE 4.3 – “Socializando uma Experiência com Projeto”
Descreva experiências vivenciadas ou conhecidas de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Poste em Biblioteca / Material do Aluno – Tema: atividade Sub-tema: Socializando Experiência com Projeto.

15 PROJETO E INTEGRAÇÕES O trabalho por projeto potencializa a integração de: diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade; várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora etc.). No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

16 PROJETO E INTERDISCIPLINARIDADE
[...] O projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção. (ALMEIDA, 2002, p. 58)

17 O USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL HAGAQUÊ
O software HAGAQUÊ é um importante instrumento de trabalho para o aluno aprender com a criação de histórias usando outras linguagens além da escrita. Saiba mais sobre o seu uso ou busque-o no computador da escola. Procure analisá-lo para descobrir suas potencialidades pedagógicas para uso com diferentes estratégias didáticas, assim como em projetos de trabalho dos alunos. É importante perceber que o trabalho por projeto pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.

18 PROJETO E CURRÍCULO O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Podemos chamar de Currículo tanto o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como o conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.

19 ATIVIDADE 4.4 – “Experiências com a Integração de Tecnologias ao Currículo”
Formar grupos para conhecer e relatar experiências do uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas. Identifique: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade e atitudes ou procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam. Postar em Biblioteca / Material do Aluno / Experiências com a integração de tecnologias ao currículo.

20 ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação que surgiram separadas convergiu e passou a compor um único dispositivo, modificando profundamente o modo como desenvolvemos atividades. Discutimos as mudanças que a Internet está provocando em nossa vida, nas compras, no sistema bancário etc. E na escola como isso está acontecendo?

21 ATIVIDADE 4.5 – “Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo”
Elaborar um plano de aula individual ou em grupo para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso das tecnologias. Este plano deverá ser executado no período de 2 a 3 semanas. Postar em Biblioteca / Material do Aluno / atividade sub-tema: Plano de aula.

22 ATIVIDADE 4.6 A – “Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo” Desenvolver o plano de aulas e registrar no Forum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos, procedimentos aprendidos, tecnologias e mídias empregadas. Comentar os relatos registrados pelos colegas e após conclusão do projeto analisar o previsto e o realizado comparando-o com o plano de aula e relatos do forum. Atividade 4.6 B - Inserir no Forum “ Currículo desenvolvido na ação” seu análise. Reelaborar o Plano de Aulas e postar em Biblioteca / Material do Aluno – atividade 4.6 – Plano de Aula Reelaborado. Inserir o Plano de aula no Portal do Professor.

23 ATIVIDADE 4.7 – “Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias no Currículo”
Após as leituras dos textos que o ambiente indica, aponte as idéias principais fazendo um relato. Postar em Biblioteca / Material do Aluno / atividade 4.7 – sub-tema: Conceito de Currículo e o processo de integração no currículo.

24 ATIVIDADE 4.8 – “Relatos de experiências” (opcional)
Navegar no portal do professor em Interação e Colaboração, explorar Chats, blogs, seminário on-line e inovações interativas. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias em “ Relatos de Experiências”.

25 Parabéns por chegarem até aqui!
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. (ROBERTO SHINYASHIKI)


Carregar ppt "Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google