A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
NTE NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela

2 2º ENCONTRO PRESENCIAL ORGANIZAÇÃO:
Apresentação das atividades do Eixo 02 – Currículo. Socialização da atividade 2.1 e participação da “Roda Reflexiva Coletiva”;

3

4

5 Ativ 2.2 – Compartilhamento do Projeto em Ação
Compartilhar o processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do PITEC. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Orientações Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo; Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus colegas no Fórum “Projeto em ação”; Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

6 Atividade 2.3 – Currículo e suas características
Compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula? Orientações Refletir sobre a questão colocada; Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”; Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

7 Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação
Analise o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares. Retome a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 (1.5) e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados. Orientações Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação; Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seu nome; Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”. 7

8 Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação
TÍTULO DO PROJETO (TEMA) Professor(es) Escola Disciplina(s) Turma/classe Duração prevista para o projeto Tema Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto? Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança? Há outros temas em estudo pelos alunos? Disciplinas Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto? Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC? Há integração entre eles? Objetivos Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento? Por que isso ocorreu? Ações Entre as ações previstas, quais foram realizadas? Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto? Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC? Quais estratégias foram utilizadas para superá-las? Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por que? O que foi feito no lugar das ações não realizadas? Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, porque não foram usados? Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas tecnologias? O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas? Atitudes Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto? Resultados Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?

9 Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes
Ouça as palavras da professora Léa Fagundes e reflita sobre a seguinte questão: Você, educador, está pronto para a cultura digital? Orientações Refletir sobre a questão colocada; Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”; Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

10 Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
A partir das leituras, debates, indagações e produções elaboradas faça um registro pessoal sobre: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo? Orientações. Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo. 10

11 Atividade 3.1 – Socialização do PITEC
Socializar o projeto desenvolvido no contexto da escola no momento presencial. Na apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante a realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado. Orientações: Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista; Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-_1_Socializa_PITEC_seunome e postar o arquivo em Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”; Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.

12 “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.” (Paulo Freire)


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google