A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?"— Transcrição da apresentação:

1 NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada? O que é alfabetização e qual o papel da escola neste processo? Como reconhecer as etapas da escrita segundo Emília Ferreiro? Porque o Mobral foi extinto dando origem a Fundação Educar? O que é o Método Natural? Qual sua finalidade e como é possível implantá-la? Como desconstruir o sistema de codificação impregnado nos métodos de alfabetização? Como E. Ferreiro discute a questão da antecipação para a leitura? E. Ferreiro diz que existem 2 concepções de escrita, quais são? Porque o método silábico é tão criticado? Qual a diferença entre Letramento e Alfabetização?

2 Até onde a modernização auxilia ou atrapalha a alfabetização?
Quais os principais fatores contribuem para o alto indice de analfabetismo no Brasil? Qual a importancia da oralidade infantil para alfabetização? Quais são os motivos para reter um aluno na alfabetização? Como trabalhar em uma turma com diferentes níveis de aprendizado? Através de que prática a criança é introduzida na lingua escrita e como se apresenta este objeto no contexto escolar? Como dar início ao método natural? O método natural abrange todos os segmentos da educação? Como se dá o processo de construção da escrita?

3 REVISANDO QUESTÕES SOBRE O APRENDEA A LER E A ESCREVER
O que é a escrita? Sistema de representação que é a manifestação da capacidade humana de simbolizar. O que é o fracasso escolar? Fenômeno complexo (tecido junto) produzido a partir das relações de ensinoaprendizagem mas envolvendo: práticas docentes; organização dos tempos e espaços escolares; relação família-escola-comunidade; concepções de linguagem/metodologias; concepções de cultura; relações de poder etc.

4 PRÁTICAS DOCENTES Conhecer teorias: do desenvolvimento; da aprendizagem; da linguagem; como os sujeitos aprendem? Conhecer métodos e técnicas de ensino; pluralidade de estratégias e conhecimento crítico sobre elas; como o professor ensina? Desenvolver uma prática investigativa dos processos, percursos, conquistas, de cada sujeito aprendente; “toda criança aprende, mas não em qualquer situação”: investigar situações que facilitam ou dificultam a aprendizagem da criança e criar estratégias para superá-la.

5 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES
“toda criança aprende”, mas não ao mesmo tempo: cada criança possui uma história, uma experiência simbólica, diferentes percursos de desenvolvimento, essa diferença NÃO É dificuldade, atraso, limitação. A organização escolar em temporalidades fixas e únicas produz o fracasso; A sala de aula é um retrato da concepção de como o conhecimento é compreendido e produzido. Como são nossas salas de aula? Nossas escolas? O que esta organização nos ensina?

6 RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE
Educação: compreende a formação plena do ser humano. Educação Escolar é responsabilidade da “escola”; Criar espaços de diálogos democráticos; Projeto Político Pedagógico compartilhado Respeito aos saberes, culturas, desejos, sonhos, espectativas

7 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E METODOLOGIAS
De que forma a diferença nos princípios e métodos contribuem ou não para o aprendizado da língua escrita? De que forma os seguintes conceitos influenciam a prática pedagógica da alfabetização: O que é cultura? O que é conhecimento? Como se produz? O que é linguagem? Como se produz? O que é aprendizagem? Como se produz?


Carregar ppt "NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google