A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª Ms. GIANE MOTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª Ms. GIANE MOTA."— Transcrição da apresentação:

1

2 LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª Ms. GIANE MOTA

3 LINGUAGEM ORAL -Presente no cotidiano; -Consideram que seu aprendizado é: 1.Processo natural ( maturação biológica); 2.Fruto da intervenção direta;

4 LINGUAGEM ORAL Mas convém não esquecer que: Muito antes de se expressarem pela linguagem oral as crianças podem se fazer compreender e compreender os outros, pois a competência lingüística abrange tanto a capacidade das crianças compreenderem a linguagem quanto sua capacidade para se fazerem entender.( RFNEI, 1998:126)

5 -Não é um processo linear e ocorre por meio de aproximações sucessivas com a fala do outro( pais, professores, amigos, televisão, rádio, etc.) -- Não consiste também em memorizar sons e palavras, pois a aprendizagem da fala pela crianças não se dá de forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos, sentimentos,sensações e desejos;

6 Muitos dos fenômenos relacionados com o discurso e a fala, como os sons expressivos, alterações de volume e ritmo, ou o funcionamento dialógico das conversas nas situações de comunicação, são utilizados pelas crianças mesmo antes que saibam falar

7 Crianças ativas A linguagem oral possibilita: Comunicar idéias, pensamentos e intenções diversas; Influenciar o outro por meio de relações interpessoais; Seu aprendizado acontece dentro de um contexto

8 Importante não esquecer A linguagem não é homogênea; Aprender a falar é mais do que memorizar sons e palavras, pois envolve a explicitação dos atos, sentimentos, sensações e desejos As crianças tem ritmos próprios e a conquista de suas capacidades lingüísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da participação em atos de linguagem

9

10 Exercício Em grupo, imagine a seguinte situação: - Você é educadora em uma creche; - Precisa realizar atividades de estímulo a linguagem oral - Faixa etária da sua turma : 1 ano 1.O que fará? 2.Por que esta atividade é importante a esta faixa etária? 3.Como se desenvolverá a atividade?


Carregar ppt "LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª Ms. GIANE MOTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google