A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais

2 OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.

3 Momento inicial: Leitura do texto O gigolô das palavras, de Luis Fernando Veríssimo

4 Gramática Normativa Versus gramática do uso

5 Comunhão Milton Nascimento e Fernando Brant Eu quero paz, eu não quero guerra quero fartura, eu não quero fome quero justiça, eu não quero ódio quero a casa de um bom tijolo

6 quero a rua de gente boa quero a chuva na minha roça quero o sol na minha cabeça quero a vida, não quero a morte não.

7 O que dizem os PCN? As atividades de análise lingüística são aquelas que tomam determinadas características da linguagem como objeto de reflexão.

8 Essas atividades apóiam-se em dois fatores: a capacidade humana de refletir, analisar, pensar sobre os fatos e os fenômenos da linguagem; e a propriedade que a linguagem tem de poder referir-se a si mesma, de falar sobre a própria linguagem. (p. 48).

9 Atividade: Vocês irão produzir, em grupos, textos no gênero que julgarem mais adequado e na linguagem de acordo com a situação proposta.

10 Situações: a) necessidade de comunicar um adiamento de reunião e os motivos desse adiamento para um colega; b) necessidade de saber das novidades sobre a ida de um amigo para o Salvador; c) necessidade de divulgar sua opinião sobre o consumo no dia das crianças para um jornal local; d) necessidade de informar como se usa um produto; e) necessidade de contar uma fofoca do seu bairro.

11 Atividade de variação... Leitura das versões de O fax do Nirso... e de Quem não tem emelho, ximba!. Comentários...

12 Avaliação da oficina. Leitura do texto Janela sobre a palavra V, de Eduardo Galeano, escritor uruguaio.

13 Avalição Que palavras ainda ficaram por dizer? Que sugestões vocês fariam? No que a oficina contribuiu?

14 Atividade Leitura dos capítulos 1 e 2 do livro Nada na língua é por acaso, de Marcos Bagno e elaboração de um texto, no gênero de sua preferência, abordando os seguintes temas:

15 Atividade Em que o texto de Bagno auxilia a sua prática em sala de aula; como você percebia a variação antes da oficina; como pensa em trabalhar com esse tema agora (citando exemplos de variação que encontra em sua sala de aula).


Carregar ppt "TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google