A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

2 PROFESSORA MARIANGELA LUNARDELLI

3 O objetivo deste minicurso é discutir o plano de trabalho docente a partir do conteúdo básico proposto pelas DCE-PR: os gêneros discursivos – suas práticas de leitura, oralidade, escrita e análise linguística – conforme as esferas sociais de circulação, tendo como pressupostos teórico-metodológicos as abordagens de Peixoto (2001), Dolz e Schneuwly (2004) e Gasparin (2005).

4 DCE-PR - LÍNGUA PORTUGUESA
Linguagem como fenômeno social (base teórica: Círculo de Bakhtin); Ensinar LP: Considerar aspectos sociais, históricos (sujeito, contexto de produção); Significados são social e historicamente construídos; Palavra: procede DE e se dirige A; Língua: arena de vozes sociais. Professor de LP: Propiciar ao aluno a prática, a discussão, a leitura de diferentes linguagens e diversificadas esferas sociais.

5 DCE-PR - LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos do ensino de LP: Empregar a língua oral em diferentes situações; Desenvolver o uso da língua escrita em situações discursivas por meio das práticas sociais; Analisar os textos produzidos, lidos e/ou ouvidos; Aprofundar, por meio da leitura de textos literários, a capacidade de pensamento crítico e a sensibilidade estética; Aprimorar os conhecimentos linguísticos de maneira a propiciar acesso às ferramentas dos processos discursivos.

6 DCE-PR – GÊNERO DISCURSIVO
Conteúdo estruturante: discurso como prática social. Gêneros discursivos – aprimoramento da competência linguística do aluno (p. 53) Gêneros - são constituídos e atuam em esferas de atividades – condições de produção, circulação e recepção. Encaminhamentos metodológicos: Prática da oralidade; Prática da escrita; Prática da leitura; Análise linguística; Literatura.

7 DCE-PR – PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente: “lugar da criação pedagógica do professor, onde os conteúdos receberão abordagens contextualizadas histórica, social e politicamente, de modo que façam sentido para os alunos nas diversas realidades regionais, culturais e econômicas, contribuindo com sua formação cidadã” (p. 89). Plano de Trabalho Docente: currículo em ação. Esfera > gênero (leitura, escrita, oralidade, análise linguística)


Carregar ppt "ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google