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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS.

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1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS

2 DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE –Leitura crítica das Diretrizes Curriculares das disciplinas. –Análise dos pareceres. Revisão dos textos – SEGUNDO SEMESTRE 2007 – SEGUNDO SEMESTRE –Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos. –Revisão dos textos.

3 DIRETRIZES CURRICULARES 2008 – PRIMEIRO SEMESTRE –Finalização dos textos. –Disponibilização no Portal. –Análise da SUED e do Secretário. –Editoração e divulgação oficial.

4 DCE – IMPLEMENTAÇÃO 2007/2008: 2007/2008: –SEMANA PEDAGÓGICA – PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE –REUNIÕES TÉCNICAS NRE –DEB ITINERANTE: IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE – VIA DISCUSSÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS

5 CONTEÚDOS BÁSICOS DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE PROFESSORES DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE PROFESSORES –A EQUIPE DEB SISTEMATIZOU: CONTEÚDOS BÁSICOS PARA CADA SÉRIE DO E.F. CONTEÚDOS BÁSICOS PARA CADA SÉRIE DO E.F. SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS PARA O E.M. SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS PARA O E.M.

6 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS Propõe Conteúdos Básicos para cada série do Ensino Fundamental Propõe uma sequência de Conteúdos Básicos para o Ensino Médio

7 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS Relaciona os Conteúdos Básicos com os fundamentos teóricos e metodológicos das DCE (na coluna Abordagem Pedagógica) Relaciona os Conteúdos Básicos com os fundamentos teóricos e metodológicos das DCE (na coluna Abordagem Pedagógica) Justifica a relevância da seleção de conteúdos básicos e a intenção do trabalho pedagógico (na coluna expectativas de aprendizagem) Justifica a relevância da seleção de conteúdos básicos e a intenção do trabalho pedagógico (na coluna expectativas de aprendizagem)

8 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS NÃO apresenta conteúdos específicos, mas apenas os básicos para a série/nível NÃO apresenta conteúdos específicos, mas apenas os básicos para a série/nível Os conteúdos específicos devem aparecer no Plano de Trabalho Docente como desdobramentos dos Conteúdos Básicos Os conteúdos específicos devem aparecer no Plano de Trabalho Docente como desdobramentos dos Conteúdos Básicos

9 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS A construção dessa tabela possibilita um exercício de reflexão sobre os elementos que compõem a Proposta Pedagógica Curricular, mas A construção dessa tabela possibilita um exercício de reflexão sobre os elementos que compõem a Proposta Pedagógica Curricular, mas A tabela de Conteúdos Básicos NÃO deve ser confundida com a Proposta Pedagógica Curricular A tabela de Conteúdos Básicos NÃO deve ser confundida com a Proposta Pedagógica Curricular

10 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIRETRIZES CURRICULARES PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola. - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados. - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos. - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo. - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

11 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

12 DIRETRIZES CURRICULARES

13 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE

14 O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre, trimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola.

16 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados.

17 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos

18 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo.

19 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

20 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: COLÉGIO / ESCOLA ESTADUAL: PROFESSOR (a): SÉRIE: PERÍODO: MENSAL ( ) BIMESTRAL ( ) TRIMESTRAL ( ) SEMESTRAL ( ) DISCIPLINA: CONTEÚDO ESTRUTURANTE CONTEÚDO ESPECÍFICO JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (RECUPERAÇÃO) REFERÊNCIAS Conhecimentos basilares construídos historicamente que perpassam todos os períodos A critério do professor. Tendo em vista as DCE e seus conteúdos estruturantes Qual a finalidade (o por quê) da escolha do conteúdo referencial em relação à formação dos estudantes utilizando as DCE. Explicitar os encaminhamentos metodológicos das aulas a partir das DCE. Relacionar os recursos (livros didáticos, tecnologias educacionais, outros materiais) que serão utilizados pelo professor O que o professor espera que o aluno aprenda? Especificar os critérios de avaliação em concordância com as DCE As utilizadas pelo professor no preparo da aula e em sala de aula


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