A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS

2 DIRETRIZES CURRICULARES
2007 – PRIMEIRO SEMESTRE Leitura crítica das Diretrizes Curriculares das disciplinas. Análise dos pareceres. Revisão dos textos. 2007 – SEGUNDO SEMESTRE Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos. Revisão dos textos.

3 DIRETRIZES CURRICULARES
2008 – PRIMEIRO SEMESTRE Finalização dos textos. Disponibilização no Portal. Análise da SUED e do Secretário. Editoração e divulgação oficial.

4 DCE – IMPLEMENTAÇÃO 2007/2008: SEMANA PEDAGÓGICA – PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE REUNIÕES TÉCNICAS NRE DEB ITINERANTE: IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE – VIA DISCUSSÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS

5 DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE 2007 - 28.000 PROFESSORES
CONTEÚDOS BÁSICOS DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE PROFESSORES A EQUIPE DEB SISTEMATIZOU: CONTEÚDOS BÁSICOS PARA CADA SÉRIE DO E.F. SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS PARA O E.M.

6 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS
Propõe Conteúdos Básicos para cada série do Ensino Fundamental Propõe uma sequência de Conteúdos Básicos para o Ensino Médio

7 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS
Relaciona os Conteúdos Básicos com os fundamentos teóricos e metodológicos das DCE (na coluna Abordagem Pedagógica) Justifica a relevância da seleção de conteúdos básicos e a intenção do trabalho pedagógico (na coluna expectativas de aprendizagem)

8 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS
NÃO apresenta conteúdos específicos, mas apenas os básicos para a série/nível Os conteúdos específicos devem aparecer no Plano de Trabalho Docente como desdobramentos dos Conteúdos Básicos

9 TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS
A construção dessa tabela possibilita um exercício de reflexão sobre os elementos que compõem a Proposta Pedagógica Curricular, mas A tabela de Conteúdos Básicos NÃO deve ser confundida com a Proposta Pedagógica Curricular

10 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIRETRIZES CURRICULARES
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola. - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados. - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos. - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo. - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

11 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

12 DIRETRIZES CURRICULARES

13 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE

14 O QUÊ. Conteúdos COMO. Metodologia e avaliação POR QUÊ
O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre, trimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola.

16 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados.

17 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos

18 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo.

19 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

20 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: COLÉGIO / ESCOLA ESTADUAL: PROFESSOR (a): SÉRIE: PERÍODO: MENSAL ( ) BIMESTRAL ( ) TRIMESTRAL ( ) SEMESTRAL ( ) DISCIPLINA: CONTEÚDO ESTRUTURANTE CONTEÚDO ESPECÍFICO JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (RECUPERAÇÃO) REFERÊNCIAS Conhecimentos basilares construídos historicamente que perpassam todos os períodos A critério do professor. Tendo em vista as DCE e seus conteúdos estruturantes Qual a finalidade (o por quê) da escolha do conteúdo referencial em relação à formação dos estudantes utilizando as DCE. Explicitar os encaminhamentos metodológicos das aulas a partir das DCE. Relacionar os recursos (livros didáticos, tecnologias educacionais, outros materiais) que serão utilizados pelo professor O que o professor espera que o aluno aprenda? Especificar os critérios de avaliação em concordância com as DCE As utilizadas pelo professor no preparo da aula e em sala de aula


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google