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3 3ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.

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3 3 3ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009

4 4 3ª REUNIÃO TÉCNICA 03/12 Manhã: Relatório das atividades desenvolvidas pelos NRE no segundo semestre 2009

5 3ª REUNIÃO TÉCNICA 03/12 Manhã: Apresentação das propostas para 2010 pelo DEB

6 6 3ª REUNIÃO TÉCNICA 03/12 Tarde: Apresentação da proposta Itinerante 2010 Professor, agora é a sua vez !

7 7 3ª REUNIÃO TÉCNICA 04/12 Manhã: O conceito filosófico em Deleuze, desenvolvida pelas técnicas do NRE de Londrina (Maitê) e Maringá (Marta)

8 8 PROPOSTAS 2010 Simpósios (1º semestre) Grupo de Estudos LDP – 3ª Edição Antologia de Filosofia Caderno Pedagógico de E. R. Folhas – Modificações OAC - Ementas Práticas Pedagógicas (com pontuação e retorno)

9 9 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

10 10 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Verificar se todos os campos da identificação estão preenchidos: cabeçalho, nível de ensino, disciplina, série, conteúdo estruturante e básico. Analisar se a fundamentação teórica presente na justificativa e na descrição da metodologia estão em consonância com as Diretrizes Curriculares da disciplina.

11 11 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Verificar se os vídeos estão sendo utilizados pedagogicamente, e não como pretexto para a substituição do uso do quadro negro.

12 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Examinar os recursos, verificando se todos podem ser visualizados. Não encaminhar ao DEB se os recursos não puderem ser analisados. O técnico do NRE deve enviar a Prática ao autor, solicitando que os recursos sejam anexados no formato adequado.

13 13 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Conferir se os anexos estão nomeados, caso contrário, fazer essa solicitação ao autor durante a orientação. Averiguar se as referências estão completas, conforme norma da ABNT, observando se os textos, obras e excertos indicados na Descrição da Metodologia estão referenciados corretamente.

14 14 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Por exemplo, se o professor indicar na metodologia a leitura do conto O Cândido ou O Otimismo, nas referências devem constar autor, data, obra, editora, etc. Dessa forma o professor que for utilizar a Prática na sala de aula terá condições de buscar as obras indicadas.

15 15 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS No campo para inserção dos comentários do NRE cuidar com a linguagem e o tipo de comentário, utilizando termos técnicos e acrescentando sugestões. Revisar a linguagem, a ortografia, a pontuação, a acentuação, a concordância nominal, a concordância verbal e os problemas de digitação.

16 16 ITINERANTE 2010 PROFESSOR, AGORA É A SUA VEZ

17 17 ITINERANTE º semestre de Docência: o professor e se necessário o técnico-pedagógico do NRE. Formato: 12 h, com 3 oficinas de 4h.

18 18 ITINERANTE 2010 O docente poderá inscrever até duas oficinas. A inscrição da oficina será na área de formação e/ou de atuação. O docente só poderá ministrar oficinas no seu próprio pólo. A inscrição será pelo portal a partir do dia 08 ou 09 de dezembro.

19 19 ITINERANTE 2010 O professor receberá certificado de docente, nas horas de atuação na oficina e participante nas demais. O DEB fará a seleção das oficinas em articulação com os NRE.

20 20 ITINERANTE 2010 Caberá aos técnicos do NRE Divulgar e incentivar os professores a inscreverem as oficinas. Orientar os professores no processo de inscrição. Os professores PSS e PDE também poderão ministrar as oficinas

21 21 ITINERANTE 2010 Caberá aos técnicos do NRE Apresentar ao DEB a quantidade de pólos para as oficinas. Verificar os materiais que o professor utilizará nas oficinas.

22 22 ITINERANTE 2010 OFICINA Deve estar atrelada as Diretrizes Curriculares. Utilização da TV Multimídia.

23 23 ITINERANTE 2010 Dois eixos possíveis para inscrição: 1)Aspectos Teóricos da disciplina; 2) Aspectos Metodológicos da disciplina; Obs.: O professor poderá desenvolver a oficina articulando os dois eixos.

24 24 ITINERANTE 2010 ATIVIDADE ELABORAÇÃO DA SUGESTÃO DE OFICINA EM GRUPOS DE 4 PESSOAS, APRESENTAR POR ESCRITO (MODELO) SUGESTÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DAS OFICINAS. UTILIZAR POSSIVELMENTE AS EMENTAS DO OAC.


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