A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR

2 ORIENTAÇÕES GERAIS A Proposta Pedagógica Curricular é um documento que deve ser elaborado, em conjunto, por todos os professores que ministram determinada disciplina no Estabelecimento de Ensino, conforme se apresenta na LDB no artigo 13. Frisamos que deve haver apenas uma PPC para cada disciplina. Lembramos, também, que a PPC deve ser retomada a cada início de ano letivo, com o intuito de fazer as adequações necessárias para atender as especificidades das turmas.

3 Como documentos norteadores para elaboração da PPC, devem ser utilizados o PPP, o Regimento da escola e as DCE. Além desses documentos, podem também ser utilizados outros que o professor julgar necessários.

4 Atenção quanto a algumas incoerências já detectas e que precisam ser sanadas:
Algumas PPC são cópias fiéis das DCE, devendo ser evitado, pois a PPC é um documento de autoria do professor. Alguns professores utilizaram a versão preliminar das DCE (2006). A versão definitiva é a que está no Portal Dia a Dia (2008). Algumas PPC trazem elencados os conteúdos específicos. Frisamos que na PPC devem constar somente os conteúdos Estruturantes e Básicos. Falta de clareza na metodologia (confundindo fundamentos teórico-metodológicos com abordagem metodológica) Referências fora das normas da ABNT. Há referências citadas e que não foram utilizadas na elaboração da PPC.

5 ESTRUTURA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
1- Apresentação da disciplina 2- Conteúdos Estruturantes/Básicos da disciplina 3- Metodologia da disciplina 4- Avaliação 5- Referências

6 Apresentação da disciplina
 Contempla o objeto de estudo da disciplina? (pág. 53 a 55) Faz alusão à importância histórica da disciplina? (pág. 38 a 49) Apresenta uma concepção de disciplina de acordo com as DCE? (pág. 49 a 57) Justifica por que o conhecimento desta disciplina é importante como saber escolar e como contribui para a formação do estudante? (pág. 51 a 53, 56 e 57) Expressa os objetivos gerais da disciplina? (Pág. 56) Há clareza e objetividade no texto proposto?

7 Conteúdos Estruturantes / Básicos da disciplina:
Apresenta os Conteúdos Estruturantes e os Básicos conforme as DCE? Estruturante: Discurso como prática social (pág. 61 e 62) Básicos: gêneros discursivos, conteúdos básicos advindos das práticas discursivas da oralidade, leitura e escrita. (Pág. 75 e 76, 83 a 86)

8 Os Conteúdos Básicos apresentados estão coerentes com os Conteúdos Estruturantes?
Os Conteúdos estão coerentes com a justificativa da disciplina? Os Conteúdos Básicos do Ensino Fundamental aparecem separados de acordo com cada ano (6ª ao 9ºano)? OBS. Os Conteúdos Estruturantes e Básicos do Ensino Médio, de acordo com as DCE, não aparecem separados por série.

9 3) Metodologia da disciplina
Está coerente com a concepção metodológica proposta nas DCE? (Pág. 49 a 51) – explanação sobre a abordagem comunicativa e suas limitações) (Pág. 52 a 53) – princípios educacionais que nortearam a opção pelos fundamentos teórico-metodológicos das DCEs. - Referencial teórico – pedagogia crítica (histórico-crítica Saviani) - Concepção de língua, linguagem – Circulo de Bakhtin – sócio-discursiva

10 Explicita de forma clara a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no ensino da disciplina? (Pág. 57 a 61 – práticas discursivas) Apresenta (de forma geral) os elementos da prática pedagógica a serem utilizados? (estratégias de ensino, recursos pedagógicos – tecnológicos). (Pág. 63 a 69 – encaminhamentos metodológicos) (Pág. 83 e 84 – coluna da abordagem teórico-metodológica)

11 É OBRIGATÓRIO INCLUIR:
A Lei /03 - História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; A Lei /08 - História e Cultura dos Povos Indígenas; valorizando a história e cultura de seus povos. A Lei 9795/99, Política Nacional de Educação Ambiental; Temáticas referentes ao Desenvolvimento Sócio-educacional: Cidadania e Direitos Humanos(Educação Fiscal e Programa Saúde na Escola); Enfrentamento à Violência; Prevenção ao uso indevido de Drogas e Educação Ambiental (já citada-Lei); e a Diversidade: Relações Étnico-Raciais e Afro-descendência; Educação Escolar Indígena; Relações de Gênero e Diversidade Sexual e Educação do Campo.

12 4) Avaliação: A concepção de avaliação está coerente com o artigo 24 da LDB nº 9394/96, com as DCE, com o Regimento Escolar e com o Projeto Político Pedagógico da Escola? (Pág. 69 a 71) Apresenta critérios de avaliação organizados? Critérios – o que se espera que o aluno faça (Pág. 83 e 84 – coluna da avaliação)

13 Os critérios de avaliação apresentados estão articulados com a concepção teórico-metodológica da disciplina? Explicita, de forma geral, diferentes instrumentos de avaliação (seminários, debates, trabalhos, discussões, provas e outros)? Explicita como se dará a recuperação? A recuperação de estudos está de acordo com o Regimento Escolar que diz: “...é direito dos alunos, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos, de forma permanente e concomitante ao processo ensino e aprendizagem”?

14 5) Referências: Estão relacionadas somente as referências bibliográficas, materiais impressos/eletrônicos, que foram utilizados na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular? Cita o PPP da escola e o Regimento Escolar? Cita a versão atualizada das DCE? As referências estão de acordo com as normas da ABNT?

15 ATENÇÃO!!! DATAS IMPORTANTES!!!
Devolução das PPC para os professores fazerem as adequações = de 09 a 20/04 Reformulação das PPC pelos professores = a partir das reuniões feitas com os técnicos Entrega das PPC ao pedagogo de cada escola = sugerimos a data de 30/05/12 Publicização do PPP no site da escola, juntamente com as PPC = até 04/07


Carregar ppt "PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google