A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR ARTE. ARTES E CIÊNCIAS TÊM EXATAMENTE A MESMA FINALIDADE E A SUA EFICÁCIA É SEMELHANTE, APESAR DE DISPOREM DE RECURSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR ARTE. ARTES E CIÊNCIAS TÊM EXATAMENTE A MESMA FINALIDADE E A SUA EFICÁCIA É SEMELHANTE, APESAR DE DISPOREM DE RECURSOS."— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR ARTE

2 ARTES E CIÊNCIAS TÊM EXATAMENTE A MESMA FINALIDADE E A SUA EFICÁCIA É SEMELHANTE, APESAR DE DISPOREM DE RECURSOS DIFERENTES. TODAS VISAM CRIAR OU CONSTRUIR VERSÕES DE MUNDOS, ISTO É, FORMAS DE ORGANIZAR AS COISAS. NELSON GOODMAN

3 DELIBERAÇÃO DO NOME DA DISCIPLINA A PARTIR DE 04/06/09 ATRAVÉS DO PARECER CEE/CEB Nº 219/09 A DISCIPLINA DE ARTE PASSA A DENOMINAR-SE ARTE PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

4 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA a) FAZ ALUSÃO À IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA DISCIPLINA? (ENFOQUE NO ENSINO DA ARTE) b) APRESENTA UMA CONCEPÇÃO DE DISCIPLINA DE ACORDO COM AS DCES? c) APRESENTA O OBJETO DE ESTUDO DA DISCIPLINA? d) OS OBJETIVOS ESTÃO POSTOS DE FORMA CLARA E COERENTE COM A CONCEPÇÃO DA DISCIPLINA? e) JUSTIFICA POR QUE O CONHECIMENTO DESTA DISCIPLINA É IMPORTANTE COMO SABER ESCOLAR E COMO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE? f) HÁ CLAREZA E OBJETIVIDADE NO TEXTO PROPOSTO?

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES - BÁSICOS DA DISCIPLINA a) APRESENTA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONFORME AS DCES: ELEMENTOS FORMAIS, COMPOSIÇÃO, MOVIMENTOS E PERÍODOS b) APRESENTA OS CONTEÚDOS BÁSICOS?

6 CONTEÚDOS DAS SÉRIES ORGANIZADOS DE FORMA À COMPOR UMA UNIDADE: 5ª SÉRIE/6° ANO DIRECIONADO PARA A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ARTE EM SUAS ORIGENS E OUTROS PERÍODOS HISTÓRICOS; 6ª SÉRIE/7°ANO É IMPORTANTE RELACIONAR O CONHECIMENTO COM FORMAS ARTÍSTICAS POPULARES E O COTIDIANO DO ALUNO; 7ª SÉRIE/8° ANO O TRABALHO PODERÁ ENFOCAR O SIGNIFICADO DA ARTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E EM OUTRAS ÉPOCAS, ABORDANDO A MÍDIA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ARTE; 8ª SÉRIE/9° ANO, TENDO EM VISTA O CARÁTER CRIATIVO DA ARTE, A ÊNFASE É NA ARTE COMO IDEOLOGIA E FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

7 ENSINO MÉDIO É PROPOSTA UMA RETOMADA DOS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E APROFUNDAMENTO DESTES E OUTROS CONTEÚDOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. OBS.: LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL OS CONTEÚDOS DEVEM SER SERIADOS PARA O ENSINO MÉDIO NÃO SE FAZ NECESSÁRIO SERIAR OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DEVEM SER ARTICULADOS ENTRE SI PARA FORMAR A UNICIDADE DO CONHECIMENTO EM ARTE.

8 METODOLOGIA DA DISCIPLINA a) EXPLICITA DE FORMA CLARA A METODOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO DA DISCIPLINA? b ) ESTÁ COERENTE COM A CONCEPÇÃO METODOLÓGICA PROPOSTA NAS DCES? c) AO LONGO DO TEXTO APRESENTA OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS? d ) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE AS LEIS: LEI /03 HISTÓRIA E CULTURA AFRO, LEI /01 HISTÓRIA DO PARANÁ, LEI 9.795/99 MEIO AMBIENTE E LEI 11645/08 HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS E A LEI 11769/08 ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSCIA.

9 e) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS (SEXUALIDADE, PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS E VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FISCAL)? OS TRÊS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS PREVISTOS PELA DIRETRIZ CURRICULAR SÃO: SENTIR E PERCEBER, TEORIZAR E TRABALHO ARTÍSTICO. PARA SE TER A UNICIDADE DO CONHECIMENTO EM ARTE OS TRÊS ENCAMINHAMENTOS DEVEM SER DESENVOLVIDOS ARTICULADOS ENTRE SI.

10 AVALIAÇÃO a) A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO ESTÁ COERENTE COM A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA ASSUMIDA PELA ESCOLA E DE ACORDO COM O CONTIDO NO REGIMENTO ESCOLAR, PPP, DELIBERAÇÃO 007/99-CEE, DCES E A LDB? b) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM O CONTIDO NOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA JÁ MENCIONADOS NO ITEM A DESTE TÍTULO? c) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO AOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS EM CONSONÂNCIA COM O CONTIDO NOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA JÁ MENCIONADOS NO ITEM A DESTE TÍTULO? d) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE À RECUPERAÇÃO PARALELA?

11 AVALIAÇÃO CONTÍNUA, FORMATIVA E DIAGNÓSTICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EX.: AVALIAÇÃO ESCRITA, TRABALHO PRÁTICO, PESQUISA, LEITURA COMPREENSIVA DE TEXTOS, PALESTRA, PRODUÇÃO DE CENAS, ETC.; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EX.: SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO PROPOSTO EXPRESSÃO CORPORAL RECONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DA LINGUAGEM TEATRAL (MÁSCARAS, FIGURINO, ETC.) INTEGRAÇÃO DAS REGRAS ESTABELECIDAS

12 NO TEXTO DO 2º ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS DA DISCIPLINA DE 2008 CONSTAM 14 EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUBSÍDIOS PARA AS AVALIAÇÕES.

13 REFERÊNCIAS a) ESTÃO RELACIONADOS ÀS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS/ELETRÔNICOS, UTILIZADOS DIRETAMENTE NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR? (LIVROS QUE CONTEMPLEM HISTÓRIA DA ARTE E QUE REALMENTE FORAM UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PPC). b) CITA AS DCES?


Carregar ppt "PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR ARTE. ARTES E CIÊNCIAS TÊM EXATAMENTE A MESMA FINALIDADE E A SUA EFICÁCIA É SEMELHANTE, APESAR DE DISPOREM DE RECURSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google