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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

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1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA

2 O QUE SE ENTENDE POR PLANEJAMENTO ? De acordo com Fusari (1990), - Planejamento: meio para se facilitar e viabilizar a democratização do ensino; - Planejamento é uma atitude crítica, sistemática e organizada de todos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem. - Deve ser uma prática sistematizada/programada: análise dos dados disponíveis, busca e proposição de ações.

3 O QUE SE ENTENDE POR PLANEJAMENTO ? Projeto Político-Pedagógico Proposta Pedagógica Curricular Plano de Trabalho Docente REGIMENTO ESCOLAR PLANEJAMENTO

4 PPP: P ROJETO P OLÍTICO -P EDAGÓGICO De acordo com a Instrução Normativa 007/2010 SUED/SEED: Expressa autonomia e identidade do estabelecimento; Expressa fundamentos legais, conceituais, filosóficos, ideológicos, metodológicos e operacionais da prática pedagógica. Quanto à organização: identificação, diagnóstico das necessidades da comunidade escolar, princípios didático- pedagógicos (concepções de homem, sociedade, educação, ensino-aprendizagem...) e planejamento das ações (mais geral) Elaboração coletiva e aprovado pelo Conselho Escolar e deve ser revisto anualmente.

5 PPC: P ROPOSTA P EDAGÓGICA C URRICULAR Parte do PPP (não é um outro documento). Sistematiza a organização do conhecimento no currículo; Expressa os fundamentos conceituais, avaliativos e metodológicos de cada uma das disciplinas da Matriz Curricular, por nível e modalidade de ensino, de acordo com as DCEs.

6 PPC: P ROPOSTA P EDAGÓGICA C URRICULAR Outros desafios sócio-educacionais, que expressam lutas históricas devem ser contemplados na PPC, articulados ao currículo, sempre que o conteúdo chamar, fazendo parte da totalidade de um conteúdo.

7 A ELABORAÇÃO DA PPC: Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. (Parecer CEE/CEB nº 130/10) : apresentam a dimensão histórica, os fundamentos teórico- metodológicos, os conteúdos estruturantes e básicos, os encaminhamentos metodológicos e a avaliação.

8 C ONTEÚDOS ESTRUTURANTES Conhecimentos de grande amplitude,conceitos, teorias ou praticas, que identificam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo/ensino; Selecionados a partir de uma análise histórica da ciência de referência e da disciplina escolar; Frutos de uma construção que tem sentido social como conhecimento;

9 C ONTEÚDOS BÁSICOS Organizados a partir dos conteúdos estruturantes – conteúdos a serem trabalhados por série (exceto EM), compostos tanto pelos assuntos mais estáveis e permanentes da disciplina quanto pelos que se apresentam em função do movimento histórico e das atuais relações sociais; A articulação entre estes conteúdos resultará em conteúdos específicos, os quais estarão previstos na PPC, e será referência para elaboração do PTD.

10 ESTRUTURA DA PPC: 1. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA Apresentar e justificar a importância da disciplina. Refletir sobre questões como: Por que o conhecimento dessa disciplina é importante como saber escolar? Como esse conhecimento contribui para a formação do educando? Explicitar o objeto de estudo da disciplina.

11 2. CONTEÚDOS NA PPC Relacionar os conteúdos estruturantes e os básicos, que deverão estar de acordo com as DCE da disciplina. A divisão deve ser seriada e, caso os professores optem, pode haver a divisão de acordo com a periodicidade.

12 3. METODOLOGIA NA PPC Explicitar de forma geral a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, de acordo com as DCE, observando os recursos didáticos e tecnológicos utilizados. 4. AVALIAÇÃO NA PPC A partir da LDB, do Regimento Escolar, do Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual da disciplina, deve apresentar as práticas avaliativas a serem implementadas pelo professor, que permitirão acompanhar o processo de apropriação do conhecimento pelo aluno e deve apresentar concepção.

13 5. REFERÊNCIAS NA PPC Relacionar as referências utilizadas na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular. Deve conter, no mínimo: - Diretrizes Curriculares Estaduais Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual; - Livro didático da disciplina; (se houver) - Livro Didático Público; (se houver) - Livros Técnicos (biblioteca do professor) - Outras obras ou fontes consultadas.

14 - Planejamento: reflexão sobre as ações que serão desenvolvidas pelo coletivo escolar, articuladas com as ações individuais do professor. - Plano de Trabalho Docente e os demais Planos de Ação (da direção e da equipe pedagógica) devem estar voltados à efetivação do Projeto Político-Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular, ações que compõem o planejamento escolar.

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE/PTD: condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem. PTD é processo de reflexão: inerente ao processo educativo e, portanto, à prática docente;

16 LDB 9394/96 Art 13: Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

17 Estatuto do Magistério Lei Complementar nº 7/76: Art 82: O Professor ou Especialista da Educação tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, cabendo-lhes manter conduta moral, funcional e profissional adequada à dignidade do Magistério, observando as seguintes normas: I I - quanto aos deveres: h – Participar no processo de planejamento de atividades relacionadas com a educação para o estabelecimento de ensino em que atuar.

18 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD - Parte da PPC e não diretamente das DCEs; PTD é o espaço mais flexível e dinâmico do planejamento escolar. Prevê abordagens diferenciadas para conteúdos específicos. Deve estar em consonância com a PPP, PPC, REGIMENTO ESCOLAR e com a Diretriz Curricular Disciplinar.

19 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - É documento elaborado pelo professor e, portanto, individual, pois é lugar da criação pedagógica do professor (DCE, p. 89/LP). - PTD: segurança e tranquilidade ao professor, que encaminha melhor o seu trabalho, consegue diminuir a indisciplina em sala. - PTD: segurança e tranquilidade ao pedagogo, que pode subsidiar melhor o trabalho pedagógico.

20 PTD - É a sistematização das decisões tomadas pelo professor. É lugar de definição da abordagem que fará de determinado conteúdo, com quais recursos, como e quando fará e como se dará a verificação da aprendizagem dos alunos. - É nele que se registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.

21 ELEMENTOS DO PTD Embora não haja um modelo definido de PTD, existem alguns elementos que devem ser contemplados: 1. Periodicidade: período em que será desenvolvido, não necessariamente deve seguir um tempo pré-determinado, visto que é o conteúdo que determina o tempo. Sugere-se que ele seja um plano de mais curto prazo – podendo seguir a mesma periodicidade do calendário letivo: bimestral, trimestral ou semestral. Contudo, é importante destacar que o plano deve ser flexível, uma vez que a aprendizagem nos alunos não se dá ao mesmo tempo e da mesma maneira.

22 2) Conteúdos estruturantes, básicos e específicos: evidenciando a relação entre eles. CONTEÚDO ESTRUTURANTE: conjunto de saberes e conhecimentos de grande dimensão, os quais identificam e organizam uma disciplina escolar. A partir dele(s) advém os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Está relacionado ao momento histórico- social e expressa a concepção da disciplina.

23 CONTEÚDOS BÁSICOS: são os conhecimentos fundamentais para cada série da etapa final dos Ensinos Fundamental e Médio, considerados imprescindíveis para a formação conceitual dos estudantes nas diversas disciplinas. O trabalho pedagógico com tais conteúdos é responsabilidade do professor. Por serem básicos, não podem ser suprimidos, nem reduzidos.

24 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: são os desdobramentos dos conteúdos básicos, fundamentais para as etapas de aprofundamento, observando-se as etapas/níveis de ensino e sua complexidade.

25 3 ) Justificativa: qual a intenção (função social) em se trabalhar os conteúdos básicos, considerando suas especificidades. Explicitar o que se pretende em relação aos conteúdos propostos. - Por função social compreende-se o processo de formação do sujeito, de forma ativa, crítica e participativa, considerando as dimensões científica, filosófica e artística. - Por função social, compreende-se, também, a escola como lugar de acesso à educação, ao conhecimento, em favor de uma formação humanista e tecnológica. Por que o conhecimento desse conteúdo é importante como saber escolar? Como esse conhecimento contribui para a formação do educando?

26 4) Encaminhamentos metodológicos: específicos para cada conteúdo e não geral da disciplina, visto que nem todos os conteúdos podem ser abordados da mesma maneira. - É o conteúdo - e o recorte deste realizado pelo professor - que determinarão a metodologia. - É o momento de descrever passo a passo o processo de ensino-aprendizagem.

27 5) Recursos didáticos: recursos que serão utilizados pelo professor para o trabalho com o conteúdo (TV, pen drive, computador – laboratório, revistas, jornais...)

28 6) Avaliação: critérios, instrumentos, pesos e recuperação paralela. - Denota/expressa a concepção que o professor tem de avaliação. - Deve expressar como cada conteúdo será avaliado e quais instrumentos serão utilizados (prova, trabalho, dramatização, debate, seminário) e o peso que se atribuirá a cada um dos instrumentos, conforme consta no regimento. Recuperação de conteúdos.

29 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: dizem respeito diretamente aos conteúdos específicos elencados pelo professor num curto período. - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: expressam o que é essencial o aluno saber ao final de cada ano do EF e ao final de EM, relacionam-se aos conteúdos básicos. - Não é parte da PPC nem do PTD. - Consiste num subsídio a mais para a prática docente.

30 7) Referências: todas as fontes de pesquisa e referências utilizadas pelo professor para o trabalho com os conteúdos elencados e a metodologia escolhida: sites, livros, livros didáticos...

31 Ainda que, didaticamente, esta divisão acima se faça necessária, é importante que o professor consiga perceber a relação intrínseca entre todos os elementos, dando movimento ao plano.


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