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PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
DIDÁTICA Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva 2005
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O que é planejamento? Termo muito ambíguo.
Busca equilíbrio entre meios e fins É um processo de tomada de decisão sobre a ação É processo de reflexão
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PLANEJAMENTO É processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos. É processo que se preocupa com “para onde ir” e “como chegar lá”. É processo de análise crítica É processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro.
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PLANEJAMENTO É UMA ATIVIDADE ESSENCIAL E EXCLUSIVAMENTE HUMANA
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TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento coletivo Planejamento educacional
Planejamento do Sistema de Educação Planejamento curricular Planejamento de ensino
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TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento escolar Projeto Político Pedagógico
Planejamento participativo Planejamento de aulas
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PLANO É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer Evita o improviso É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos
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PLANEJAMENTO representa o processo. PLANO é o registro do processo.
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TIPOS DE PLANO PLANO DE ENSINO PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE UNIDADE
PLANO ESCOLAR PLANO DE AULA
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
É a carta de navegação da escola Indica o rumo a seguir Requer construção coletiva Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Define a identidade da escola É referência básica para o plano de ensino do professor(a)
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Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento?
DESCRENÇA NO PLANEJAMENTO O QUE DIZEM OS PROFESSORES POR QUÊ? NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR.
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Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento?
A realidade é muito dinâmica Não há condições De que adianta planejar se nada vai acontecer mesmo? Não tem jeito mesmo.
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Do jeito que o planejamento vem sendo feito não funciona.
É muito complicado É fora da realidade Processo não acontece É inútil Falta compromisso Limita o trabalho
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CULTURA NEGATIVA EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO
CONDIÇÕES HISTÓRICAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DA ESCOLA FORMALISMO DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL BUROCRACIA AUTORITARISMO DA GESTÃO ESCOLAR PROFESSORES ACOMODADOS ESPREPARADO, RESISTENTES À MUDANÇA, APEGO AO LIVRO DIDÁTICO, BAIXA AUTO-ESTIMA
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É PRECISO RE-SIGNIFICAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO
NOSSO DESAFIO É RESGATÁ- LO COMO POSSÍVEL E NECESSÁRIO.
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PLANO É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer Evita o improviso É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos
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PLANEJAMENTO ESCOLAR Processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social Atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações
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PLANEJAMENTO ESCOLAR FUNÇÕES
Explicitar princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente Expressar os vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula Assegurar a racionalização do trabalho docente Prever objetivos, conteúdos e métodos Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente Atualizar o conteúdo do plano Facilitar a preparação das aulas
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PLANEJAMENTO ESCOLAR O Plano deve ser um instrumento para a ação:
O plano é um guia de orientação Deve ser flexível, está sujeito à modificações O plano deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve primar pela objetividade Deve ter coerência entre as idéias e a prática
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PLANEJAMENTO ESCOLAR Na Instituição Escolar há três níveis de planos;
PLANO DA ESCOLA PLANO DE ENSINO PLANO DE AULA
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PLANEJAMENTO ESCOLAR Requisitos para o Planejamento
Objetivos da escola democrática Planos e Programas Oficiais: LDB 9394/96 PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Condições escolares prévias dos alunos Princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem
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PLANEJAMENTO ESCOLAR PLANO DA ESCOLA Concepção pedagógica da escola
Guia de orientação para o plano de cada professor Deve ser consensual, fruto da reflexão e decisão do coletivo da escola
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PLANEJAMENTO ESCOLAR O Plano deve ser um instrumento para a ação:
O plano é um guia de orientação Deve ser flexível, está sujeito à modificações O plano deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve primar pela objetividade Deve ter coerência entre as idéias e a prática
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