A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formas de Planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formas de Planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de Planejamento
Conceito, formas e etapas

2 conceito “Ao planejarem o processo de ensino, a escola e os profs. devem,pois, ter clareza de como o trabalho docente pode prestar um efetivo serviço à população e saber que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a democracia plena”.( Libâneo, 1994, p.227).

3 Libâneo > o planej. escolar deve:
Diagnosticar e analisar a realidade escolar> detectando dificuld. / causas Definir objetivos e metas de acordo com políticas e diretrizes> intenções, expectativas e decisões da escola Determinar as ativ. e tarefas > prioridades e recursos humanos, materiais e financeiros.

4 Luckesi ( 1997) formas de planej.
Planejamento Educacional> processo de abordagem racional e científica dos problemas da educ., definindo prioridades e relações entre os diversos níveis do contexto educacional;

5 Luckesi Planejamento Curricular> tarefa multidisciplinar >objetivo > organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas nos campos do conhecimento > favorecendo o processo de ensino e aprendizagem > previsão de ativs. para o aluno > atingir fins da educ.

6 luckesi Plano de ensino >previsão de todas as etapas que envolvem as ativs. docentes e discentes, de forma que torne o ensino seguro e eficiente; Previsão de situações específicas na relaçào professor –aluno no processo de ensino –aprendizagem. ( planos de aula, contrato didático ).

7 Afirmações> planejamento
Processo, habilidade e atitude Pensar e agir Decisões > futuro Ferramenta/ meios Definição de objetivos e/ou resultados Interfere na realidade

8 Planejamento X Plano Vasconcellos ( 2000, p. 80)
Planejamento> processo, dinâmico, contínuo,decisão, colocação em prática e acompanhamento > premanente Plano > produto dessa reflexão e tomada de decisão > explicitado em forma de registro, documento > provisório.

9 Plano : produto do planejamento Gandin(1994) etapas à ação de planejar
1-Preparação : analise realizada com estudo, pesquisa e estudo dos temas; 2- Elaboração Plano Global: plano central da instituição 3- elaboração do marco referencial: parte do plano na qual a instituição é parte integrante de uma proposta sócio-política> divide-se:

10 Marco referencial Marco situacional: a instituiçào parte do mundo;
Marco doutrinal: a inst. Assume uma proposta político-social e a fundamenta; Marco operativo: a inst. firma o ideal de sua prática, no seu campo de ação,com vistas a contribuir c/ a sociedade .

11 etapas Elaboraçào de diagnóstico: juízo sobre a instituiçào > resultado da comparação entre a realizada presente e desejada; Elaboração da programação: proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade e o planejamento. Revisão: avaliação e aprimoramento.


Carregar ppt "Formas de Planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google