A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Afinal, o que é Planejamento?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Afinal, o que é Planejamento?"— Transcrição da apresentação:

1 Afinal, o que é Planejamento?
O que é Plano? DOCENTE: Maria Madselva F. Feiges UFPR/ Educação/ DEPLAE

2 “Construir a realidade e organizar o pensamento são duas faces da mesma moeda”. (GANDIN, 1994)
“Planejamento é um processo que se preocupa com “para onde ir” e quais as maneiras adequadas de chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo”. (COROACY, 1972, p. 79)

3 “Planejamento é uma mediação
teórico-metodológica para a ação consciente e intencional”. (VASCONCELLOS, 1995, p. 79)

4 Para Gandin, o planejamento
político-social (estratégico) nutre-se na ideologia, na filosofia, nas ciências, enquanto o operacional baseia-se na técnica. O primeiro busca-se estabelecer o rumo, firmar a missão da Instituição, do grupo, do movimento que está em planejamento; O segundo busca-se encaminhar o fazer para a realização,a vivência para a realização, a vivência de tal rumo e tal missão. (GANDIN, 1995, p. 37)

5 PLANEJAMENTO PLANEJAR é elaborar o PLANO de intervenção da realidade.
É reflexão É processo mental É abordagem teórica É tomada de decisão É previsão de uma ação É intencionalidade É PERMANENTE É PROCESSO

6 PLANO É o produto É a forma de registro É o documento
É PROVISÓRIO PRODUTO

7 FORMAS DE AGIR Planejadamente, intencionalmente com direção.
Arbitrariamente, a partir das determinações são feitas por uma minoria. Um pequeno grupo decide, manda e a maioria tem que fazer.

8 FORMAS DE AGIR Participativamente, a partir de todas as decisões comprometidas com a ação da instituição: é quando o planejamento é feito de forma participativa. As pessoas envolvidas no processo participam das decisões.

9 FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO
Tornar a ação clara, precisa, eficiente, eficaz, orgânica, direcionada, transformadora.

10 FASES DO PLANEJAMENTO Elaborar: ver a ação global em que se
está, decidir o tipo de sociedade, de pessoa humana, de educação, de escola (realidade desejada), verificar a distância entre a realidade existente e a desejada e propor ações, atitudes e normas orgânicas para diminuir esta distância. Executar: agir em conformidade com o que foi proposto. Avaliar: revisar cada um dos momentos; cada uma das ações, atitudes e normas e cada um dos documentos derivados. As três fases do planejamento são inseparáveis.

11 Planejamento político: capacidade de
DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO Planejamento político: capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o “aqui e agora”. Portanto, deve ser construído coletivamente, tendo na dialética uma forma de perceber que mundo é possível ser construído e a favor de quem se destina a educação almejada.

12 Planejamento operacional: a organização e
DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO Planejamento operacional: a organização e a dinâmica de relações das opções feitas no planejamento político, sustentadas por metodologias, modelos e técnicas de busca da coerência entre o discurso e a prática. O discurso tem a dimensão política e a prática tem a dimensão operacional.

13 O planejamento é uma atividade indissociável de reflexão e ação sobre a realidade no sentido de
transformá-la: O que se pretende? Por que? Para que? Como? Com o que se pode contar? Qual o tempo? Por onde começar?

14 Qual a seqüência de ações
adequadas para que isso realmente ocorra? Que conhecimentos são necessários para realizar isso? Quem pode ajudar, em que momento e como? Quem está diretamente envolvido? Qual o custo disso?

15 Como verificar se ocorreu o quê e como se esperava?

16 o compromisso social e os
O planejamento reflete nosso modo de pensar e agir sobre o mundo: a concepção de homem-mundo- sociedade-educação-método- ensino-aprendizagem a opção político-pedagógica o compromisso social e os interesses as relações interpessoais as expectativas e resultados

17 o compromisso social e os
O planejamento reflete nosso modo de pensar e agir sobre o mundo: a concepção de homem-mundo- sociedade-educação-método- ensino-aprendizagem a opção político-pedagógica o compromisso social e os interesses as relações interpessoais as expectativas e resultados

18 O planejamento de uma perspectiva democrática:
exige relações democráticas de trabalho entre os diversos profissionais e uma relação dialógica entre professor e aluno.

19 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições: grupos e movimentos dos campos cultural, social, político. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994 VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; REZENDE, M. L. G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998, p


Carregar ppt "Afinal, o que é Planejamento?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google