A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013

2 A pedagogia estuda a educação

3 Pedagogia: ciência da e para a educação Sintetiza Cuida de dar unidade aos múltiplos enfoques analíticos do fenômeno educativo. O fenômeno educativo pode ser estudado apenas por uma dimensão? Por quê?

4 Educação Instrução Ensino

5 Educação educare Alimentar, cuidar, criar educere Tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado

6 Educação Conceito amplo Processo de desenvolvimento integral do indivíduo. Implica em concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir...

7 Educar é... Conduzir de um estado para o outro. Agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio. ( Planchard, 1975).

8 A educação tem uma função adaptadora – vínculo entre o indivíduo e o meio natural e social. A educação é uma prática ligada à produção e reprodução da vida social. ( Continuidade da vida social).

9 Modalidades de educação Não-intencional: informal Intencional: formal e não- formal

10 Informal Não-intencional Não se dá no vazio Não é estruturada Múltiplos espaços de convivência

11 Educar resulta em... Ação educadora Mas, qual o resultado de educar alguém?

12 Formação humana – dimensões - homem integral ( onmilateral) Intelectual ou cognitiva Social Afetiva Física Estética Ética Espiritual

13 Instrução Refere-se à formação intelectual... Domínio de conhecimentos sistematizados.

14 Ensino Ações, meios e condições para a realização da instrução. Um Meio para efetivar a educação.

15 O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.

16 Em que local acontece o processo educativo no sentido formal?

17 Pedagogia escolar Investiga fatos, processos, estruturas, contextos, problemas, referentes à educação escolar, isto é, à instrução e ao ensino. Educação Escolar

18 Educação escolar... Constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização.

19 Objeto de estudo da Didática Processo de ensino no sentido instrumental e fundamental.

20 A Didática... Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Trata da teoria geral do ensino.

21 A Didática... Articula as dimensões: Humana. Técnica. Político-social.

22 Dimensão humana Pautada na abordagem humanista. Foco no humano. Crítica: Unilateral. Reducionista.

23 Dimensão técnica Os processos de ensino e aprendizagem são ações: Intencionais. Sistemáticas. Organizativas. Conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, avaliação.

24 É o aspecto objetivo e racional dos processos de ensino e aprendizagem. Só a técnica é tecnicismo. O domínio do conteúdo e a aquisição de habilidades básicas, assim como a busca de estratégias que viabilizam esta aprendizagem em cada situação concreta de ensino, constituem problemas fundamentais para toda proposta pedagógica. (CANDAU, 2012, p. 15)

25 Dimensão político-social Inerente aos processos de ensino e aprendizagem. Deve se fazer presente em toda a prática pedagógica É preciso superar a visão reducionista. Dissociada ou justaposta da relação entre as diferentes dimensões. A articulação entre as dimensões é o centro articulador da concepção dos processos de ensino e aprendizagem.

26 A didática deve se situar numa perspectiva multidimensional que articule organicamente as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem.

27 Didática Matéria-síntese porque agrupa organicamente os conteúdos das demais matérias que estudam aspectos da prática educativa escolar, as chamadas matérias pedagógicas.

28 Evolução do ensino da Didática 1º momento – afirmação do técnico e o silenciar do político: o pressuposto da neutralidade. Década de 50 e 60: LDB 4024/1961. Matriz liberal. Discurso escolanovista. Didática de base psicológica. Neutralidade dos métodos.

29 Evolução do ensino da Didática 2º momento: afirmação do político e a negação do técnico: a contestação da didática. De 1960 a 1968: Tendência Tecnicista: Idealista. Tradicional. Formulação de objetivos instrucionais, diferentes taxionomias, construção de instrumentos de avaliação, diferentes técnicas e recursos didáticos, modelos sistêmicos.

30 Evolução do ensino da Didática 3º momento: interdependência entre técnico e político. Década de 1970: Denúncia de falsa neutralidade. Afirmação da impossibilidade de uma prática pedagógica que não seja social e política. Receita – transmissão.

31 Formação de educadores Componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do fazer educativo.

32 A formação profissional para o magistério requer uma SÓLIDA FORMAÇÃO teórico- prática.

33 O trabalho docente é uma modalidade do trabalho pedagógico do qual a didática se ocupa.

34 Reflexão didática Parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas que permitam um ensino adequado às necessidades da contemporaneidade.


Carregar ppt "RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google