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Sobre a Natureza e Especificidade da Educação

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Apresentação em tema: "Sobre a Natureza e Especificidade da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a Natureza e Especificidade da Educação

2 Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos
o que a diferencia o Homem dos demais fenômenos e dos seres vivos; seria a razão e o “trabalho”

3 Ao invés do Homem se adaptar a natureza, ele adapta a natureza a seu modo em forma de seu trabalho.

4 Trabalho: Não consiste em qualquer atividade; Mas uma ação adequada a finalidades, uma ação intencional. Homem extrai intencionalmente da natureza, meios para sua sobrevivência para que ocorra sua transformação.

5 Processo de Produção da existência humana:
implica na garantia da subsistência material para produção; tal processo pode-se traduzir a rubrica do trabalho material (caracteriza por separar-se de quem o produz).

6 Os apectos na medida que são objetos diretos abrem perspectiva a outra rubrica do trabalho não - material (caracterizado por identificar o estilo de quem o produz) onde se trata: Produção de idéias, conceitos, valores, símbolos; Produção do saber sobre a natureza.

7 Homem para produzir-se materialmente necessita antecipar suas idéias e objetivos, essa representação inclui aspectos do conhecimentos como: Propriedades mundo real (ciência) Valorização( ética) Simbolização (arte)

8 Educação situa-se categoria trabalho não material sobre as atividades em que o produto não se separa do ato de produção; Se distingue da modalidade onde se refere as atividades que o produto se separa do produtor como livros e objetos artísticos.

9 Fenômeno educativo Compreende as atividades de ensino como o ato de dar aula que supõe-se da presença tanto do professor como do aluno; pois a aula é produzida pelo professor e consumida pelo aluno.

10 A natureza não é dada ao homem, mas produzida historicamente por ele por meios da natureza biofísica e pelo trabalho educativo.

11 Trabalho educativo O ato de produzir direta e intencionalmente em cada individuo e que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens

12 Objetivos da educação De um lado: Do outro lado:
Identificar os elementos culturais que precisam se assimilados pelos indivíduos para que torne-se humanos Do outro lado: Descoberta de formas mais adequadas para atingir seus objetivos

13 Para entender o ato educativo consiste entre essencial e acidental
Essencial (clássico): é o que se firma com fundamental, como essencial, ou seja, algo que passou por varias épocas e permanece; Acidental: o ato de fazer mas não for necessário, ou seja, organização dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos) o que cada individuo realiza.

14 Educação participa fenômeno educativo, pois é dotada de identidade própria, senão seria impossível sua institucionalização A escola é uma situação privilegiada pois detecta a dimensão pedagógica.

15 Escola diz respeito: ao conhecimento elaborado ao saber sistematizado
a cultua erudita e não ao conhecimento espontâneo e não saber fragmentado e não cultura popular

16 Sofia: sabedoria fundada ao longo da experiência da vida;
Em grego existe três palavras referente ao fenômeno conhecimento: Doxa: significa opinião, ou seja, saber do senso comum,o conhecimento espontâneo ligado a experiências cotidianas; Sofia: sabedoria fundada ao longo da experiência da vida; Episteme: conhecimento metódico e sistematizado, ou seja, um jovem pode ser mais sábio do que uma pessoa mais velha.

17 Sabedoria baseada nas experiências da vida, algumas vezes dispensa a experiência escolar e a exigência de apropriação do conhecimento sistematizado, por parte das novas gerações torna necessária a existência da escola.

18 Para aquisição dos instrumentos para possibilitar o saber acumulado;
A escola existe Para aquisição dos instrumentos para possibilitar o saber acumulado; Para partir do saber sistematizado e estruturar o currículo das escola elementar; Conteúdos escolas elementar: ler, escrever, contar e ciências naturais e sociais.

19 O ano letivo começa e encerra e fez-se de tudo na escola, tem tempo para toda espécie de comemoração: semana santa, semana do índio. Atividades extracurriculares tem sentido se enriquecer as atividades curriculares da escola; deve-se diferenciar o principal (atividades curriculares) do secundário (extracurriculares) para o bem da escola.

20 Currículo É o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola; É a organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo escolares; É a escola desempenhando a sua função.

21 Atividades nucleares da escola é a transmissão dos instrumentos de acesso ao saber acumulado ao saber elaborado á escola; Encontra-se tempo para toda espécie de comemoração, mas pouco para o processo de transmissão-assimilação do conhecimento sistematizados.

22 Escola torna-se Um instrumento de trabalho pelos mais deferentes tipos de profissionais:dentistas, psicólogos, etc. Passa-se a ser uma agência a serviço de interesses corporativos ou clientistas. Mesmo com o passar dos anos a escola ainda continua na fase romântica, não entrou na fase clássica

23 Fase Clássica é a fase que ocorreu uma depuração, que resistiu ao tempo, aos embutes do tempo;
Clássica na escola é a transmissão, assimilação do saber sistematizado.

24 Cabe encontrar a fonte natural para elaborar os métodos e as formas de organização do conjunto das atividades da escola, isto é, o currículo

25 Para a escola existir não basta só existência do saber sistematizado, mas é necessário visiabilizar as condições de sua transmissão e assimilação. O saber dosado e seqüenciado para efeitos de sua transmissão-assimilação no espaço é um “saber escolar”

26 Escola nova: faz critica a escola tradicional, por esse ensino se tornar mecânico e vazios de sentido aos conteúdos que transmitem; Passa-se a classificar toda transmissão de conteúdo como anticriativo, assim como todo automatismo como negação da liberdade.

27 É a condição que leva para a liberdade;
Automatismo: É a condição que leva para a liberdade; Só é possível ser criativo depois de dominar determinados mecanismos, como, por exemplo, aprender a dirigir automóvel onde repete constantemente os mesmos atos até se familiarizar com eles. O mesmo acontece quando aprende a tocar um instrumento musical.

28 O processo de aprendizagem se dá através da assimilação do saber sistematizado, de modo eloqüente em que é necessário dominar os mecanismos próprios da linguagem escrita em que se fixa certos automatismo e intregá-lo em nosso próprio ser.

29 A medida que se liberta dos aspectos mecânicos, o alfabetizando domina as formas básica,a leitura e a escrita; Só se aprende quando adquire um habitus, quando cria uma situação irreversível em que é preciso ter insistência e persistência .

30 É pela escola que acontece a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular a cultura erudita; O ensino à cultura erudita, do saber sistematizado possibilita a apropriação de novas formas pelos quais se podem expressar os conteúdos do saber popular.

31 Trabalho realizado pelas alunas Rosineide e Andrielli
do 2ª período do curso de Pedagogia.


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