A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento: um tema em três gêneros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento: um tema em três gêneros"— Transcrição da apresentação:

1 Letramento: um tema em três gêneros
Magda Soares

2 Letramento È uma nova perspectiva sobre a prática social e escrita.
A palavra letramento proveio da palavra literacy da língua inglesa. Literacy vem do latim que quer dizer letra. Literacy é o estado ou condição que assume aquela que aprende a ler e a escrever. Está subentendido que a escrita traz consequencias sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas. Habilidade de codificar e de decodificar o nome à verificação da capacidade de usar a leitura e a escrita para uma prática social.

3 Letramento Nos países desenvolvidos o que interessa é a avaliação do nível de letramento da população e não o índice de alfabetização. Um indivíduo pode não saber ler nem escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser de certa forma letrado As formas de atividade humana que podem desenvolver o aspecto cognitivo do homem, como atividades políticas como a militância em partidos políticos, movimentos da sociedade civil, organizações e outras que podem relacionar-se a transformações cognitivas.

4 Letramento em texto didático: o que é letramento e alfabetização
Analfabeto é aquele que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e nem escrever. Analfabetismo é o modo de proceder como analfabeto. Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar alfabeto.

5 Letramento em texto didático: o que é letramento e alfabetização
Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita. É o estado ou a condição que adquire um grupo social, ou um indivíduo, como consequencia de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Um individuo alfabetizado não é necessariamente um individuo letrado, pois ser letrado implica em usar socialmente a leitura e a escrita e responder as demandas sociais da leitura e da escrita.

6 Letramento em texto didático: o que é letramento e alfabetização
Faz-se necessário alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. Letramento envolve leitura. Ler é um conjunto de habilidades, de comportamentos e conhecimentos. Escrever, também é um conjunto de habilidades e de comportamentos, de conhecimentos que compõem o processo de produção do conhecimento.

7 Letramento em ensaio – Letramento: como definir, como avaliar, como medir.
Como poderemos buscar índices de níveis de domínio da habilidade de leitura e escrita e dos seus usos em práticas sociais? O letramento possui duas dimensões que são no mínimo paradoxais, quais sejam a dimensão individual e a dimensão social. Dimensão Individual: O letramento é visto no âmbito pessoal. Dimensão Social: O letramento é visto como um fenômeno cultural

8 Leitura Perceber que está se propondo a definir precisamente o letramento, tendo em vista as suas dimensões sociais e individuais, sem perder de vista as diferenças socio-culturais do indivíduo. Leitura: entende-se que ultrapassa a decodificação de letras. Implica em diversas habilidades cognitivas e metacognitivas, tais como captar significados, interpretar sequência de idéias ou de eventos, analogias, comparações, linguagem figurada, relações complexas, análogas e ainda, a habilidade de fazer previsões iniciais sobre o sentido do texto, entre tantas outras habilidades

9 Escrita Na dimensão individual de letramento, entende-se um conjunto de habilidades linguísticas e psicológicas, como a habilidade de registrar unidades de som até a capacidade de transmitir idéias ao leitor pretendido. É um processo de expressar idéias e organizar pensamentos em linguagem escrita.

10 Letramento funcional Define-se como sendo os conhecimentos e habilidades de leitura e de escritura que tornam uma pessoa capaz de engajar-se em todas aquelas atividades nas quais o letramento é normalmente exigido em seu contexto social. Letramento é responsável por produzir resultados no desenvolvimento cognitivo e econômico, mobilidade social, progresso funcional e cidadania.

11 Modelos de Letramento Soares propõe modelos autônomos e ideológicos de letramento. O modelo autônomo considera como o uso de habilidades da leitura e da escrita para entender as exigências sociais. O indivíduo deve se adaptar à sociedade. O tipo de habilidade, depende da prática social em que o indivíduo se engaja.. O modelo ideológico de letramento concebe as formas que as práticas de leitura e escritura assumem em determinados contextos sociais, bem como formam estruturas de poder em uma sociedade.

12 É possível uma definição?
Os padrões de letramento definidos pelas escolas variam de acordo com o nível social e econômico do aluno. As escolas tem sérias dificuldades de ousarem para avaliar de uma maneira inovadora, a escola continua avaliando de forma fragmentada. O letramento é concebido de maneira incompleta e discriminatória. Vale ressaltar que a questão da medição do letramento não foi suficiente esclarecida e desenvolvida no trabalho.

13 Os levantamentos censitários coletam dados de letramento através de dois processos. O primeiro é a auto-avaliação, ou seja, o próprio informante responde se é alfabetizado ou letrado, ou se é analfabeto ou iletrado. O segundo é a obtenção de informação sobre a conclusão, ou não, pelo informante de uma determinada série escolar, ou seja, a obtenção de dado sobre a escolarização formal.

14 No processo de auto-avaliação a classificação de um indivíduo como alfabetizado ou analfabeto, letrado ou iletrado baseia-se não apenas na avaliação que o informante faz de suas habilidades de letramento, mas também na estimativa que faz de suas habilidades de letramento, mas também na estimativa que faz das habilidades dos outros moradores. O processo de conclusão de série escolar evidencia que o letramento é questionável.

15 Levantamentos por amostragem tem como objetivo avaliar e medir níveis de letramento e não apenas o nível básico de saber ler e escrever. O letramento é uma variável contínua e não discreta ou dicotômica, refere-se a uma multiplicidade de habilidades de leitura e de escrita, que devem ser aplicadas a uma ampla variedade de materiais de leitura e de escrita e compreende diferentes práticas que dependem da natureza, estrutura e aspirações de determinada sociedade. Índices de letramentopodem ser utilizados para avaliar e interpretar mudanças de seus níveis através dos tempos, com base nos dados de uma série cronológica de levantamento.


Carregar ppt "Letramento: um tema em três gêneros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google