A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LETRAMENTO. Conceitos Termo novo no dicionário, por ter sido introduzido recentemente na língua portuguesa; Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LETRAMENTO. Conceitos Termo novo no dicionário, por ter sido introduzido recentemente na língua portuguesa; Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a."— Transcrição da apresentação:

1 LETRAMENTO

2 Conceitos Termo novo no dicionário, por ter sido introduzido recentemente na língua portuguesa; Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno (Magda B. Soares); Há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade de usá- lo.

3 Modelos de concepção (Kleiman, 1995) Autônomo Representativo da escola de viés tradicional; Oralidade e escrita como práticas dicotômicas; O letramento relacionado ao progresso, e mobilidade social; A escrita vista como um bem em si mesma.

4 Ideológico Ligado às estruturas culturais e dominantes do meio social; Pessoas de classes sociais diferentes tenderão a ter uma relação com a escrita de maneira diferenciada; Quem vive mais imerso no universo da escrita, revela melhor desempenho.

5 Graus de letramento (Marcuschi, 2001) Ser alfabetizado não significa ser efetivamente letrado; O letramento está inserido no cotidiano do indivíduo, mesmo que ele não seja alfabetizado; Quanto maior o nível de escolarização, maior o grau de letramento.


Carregar ppt "LETRAMENTO. Conceitos Termo novo no dicionário, por ter sido introduzido recentemente na língua portuguesa; Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google