A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento: do conceito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento: do conceito"— Transcrição da apresentação:

1 Letramento: do conceito
às implicações teóricas e práticas Silvia M. Gasparian Colello

2 Língua escrita: aportes de uma revolução conceitual
Paulo Freire 60/70 Escrita: Leitura de mundo Dimensão política Denúncia de práticas alienantes Cs linguísticas 80 Legitimidade dos falares Respeito ao sujeito falante Natureza dialógica da escrita Estudos Psicológicos 80 Escrita: Representação da língua Construção cognitiva Objeto cultural e aprendizagem em um contexto sociohistórico Referencial para o ensino da escrita: Escrita como objeto do ensino Escrita como objeto social de comunicação: mediação e interação (inserção na sociedade letrada) Aprendizagem pela construção cognitiva Escrita: compromisso de todas as áreas Alfabetização como projeto educativo e compromisso com a sociedade democrática Estudos Letramento 90 Revisão do conceito de alfabetizar e das dimensões do ensino: aprender a ler e escrever e se tornar um usuário do sistema Estudos Pedagógicos 90 Competências Interdisciplinaridade Projetos de trabalho Língua escrita: eixo do trabalho escolar Como os professores do campo recebem e se relacionam com o nesse referencial teórico? (Colello, 2012)

3 O CONCEITO DE LETRAMENTO
Street (1984): modelo autônomo X modelo ideológico Mary Kato: No mundo da escrita (1986) Tfouni (âmbito de consideração): Alfabetização: aquisição da escrita por um indivíduo ou grupo de indivíduos Letramento: aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita na sociedade Kleiman (oposição dos conceitos a partir das práticas): Letramento é o conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia em contextos específicos. A alfabetização, como prática escolar, é um dos referenciais (até o mais valorizado), mas não o único. Soares (aprendizagem e uso: o impacto qualitativo sobre o sujeito)

4 Alfabetização e Letramento
Estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita Alfabetização: Ação de ensinar ou aprender a ler e a escrever (Magda Soares, )

5 Conceito de letramento: algumas problematizações

6 Como convivem essas duas facetas?
O alfabetizado letrado O não alfabetizado e pouco letrado O letrado pouco alfabetizado O alfabetizado pouco letrado

7 Como avaliar o grau de letramento?
O instrumento: níveis GRAU DE LETRAMENTO

8 Letramento e alfabetização como objeto(s) de ensino: letramento ou cultura escrita?
X Mgda Soares Emilia Ferreiro

9 Letramento ou letramentos?

10 Implicações pedagógicas
Apelos do nosso mundo Língua escrita Papel da escola LETRAMENTO Implicações pedagógicas

11 X 2) Língua é expressão de ideias 1) Língua é código CONCEPÇÕES DE
LÍNGUA ESCRITA X Encontro Diálogo Interação Construção de sentidos no contexto da situação comunicativa Língua como objeto monológico Rigidez textual representada pelo “preto no branco”: uma só interpretação possível Produção e interpretação independentes do interlocutor e do contexto (língua autônomo que fala por si só) Associação de fonemas e grafemas Preocupação com a ortografia, gramática e estruturas linguísticas Codificação e decifração Escrita/fala = registro e enunciação compreensíveis de ideias Leitura/escuta = recuperar a ideia do outro Qual é a concepção que os professores têm da língua? (Colello, 2010)

12 PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSO SOCIOCULTURAL OUTRO Interação Mediação SUJEITO ESCOLA ALUNO Linguagem CIÊNCIA E CONHECIEMENTOS ESPECÍFICOS Dimensão cognitiva Dimensão afetiva (Colello, 2012) Dimensão funcional

13 A construção da prática pedagógica
CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Eixos de análise para nortear a construção do instrumento? O eu profissional e a percepção sobre o seu papel ou seu trabalho Grau de letramento A cultura escolar e condições de trabalho Conhecimentos teóricos Relações na escola e fortalecimento da equipe de trabalho Fundamentação didático-pedagógica Expectativas de formação

14 PROBLEMATIZAR E REFLETIR
Desafio da formação docente FORMAÇÃO PESSOAL PRODUÇÃO TEÓRICA PROFESSOR PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPREENDER APLICAR PROBLEMATIZAR E REFLETIR (Colello, 2012)

15 Bibliografia Arantes, Leite & Colello Alfabetização e Letramento: pontos e contrapontos. SP: Summus, 2010 Colello A Escola que (não) Ensina a Escrever. SP: Summus, 2012 Colello “Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita” In Videtur, n 29, Porto: Mandruvá, 2004 ( Colello Alfabetização em Questão. SP: Paz e Terra, 2004 Colello “Concepções de Leitura e Implicações Pedagógicas” In International Studies on law and Education 5. SP: Mandruvá, 2010 ( ) Colello “Quando Começa a Aprendizagem da Leitura e da Escrita?” In Leitura: Teoria & Prática, n.58. Campinas: Global, 2012 Colello (org) Textos em Contextos. SP: Summus, 2011 Ferreiro Cultura Escrita e Alfabetização PA: Artmed, 2001 Ferreiro Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. SP: Cortez, 2002 Geraldi Portos de Passagem. SP: Martins Fontes, 1993 Kleiman (org) Os Significados do Letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995 Mortatti Educação e Letramento. SP: UNESP, 2004 Ribeiro (org). Letramento no Brasil SP: Global, 2003 Soares Alfabetização e Letramento, SP: Contexto, 2003 Soares Letramento – um tema em três gêneros, BH: Autêntica 1998


Carregar ppt "Letramento: do conceito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google