A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO."— Transcrição da apresentação:

1 Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO GUIMARÃES” 2012/2013

2 BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES
Objetivos Promover o contato da criança com o mundo letrado, alfabetizando-a por meio da socialização com outras pessoas. Visitar espaços culturais que colaborem com o processo de alfabetização e letramento compreendendo melhor esse espaço alfabetizador para nele se inserir e transitar com mais autonomia a partir da ligação entre teoria e prática. Estabelecer a ligação entre leitura e escrita por meio de atividades variadas e prazerosas. Possibilitar a interação dos bolsistas acadêmicos com o cotidiano escolar e com a comunidade.

3 Atividades anteriores à visita
Discussão sobre a importância da Biblioteca como ambiente público de leitura e de pesquisa. Saída da escola

4 Visitando os diversos espaços da biblioteca
A chegada... Biblioteca infanto-juvenil Visitando os diversos espaços da biblioteca A VISITA

5 Biblioteca infanto-juvenil

6 Biblioteca infanto-juvenil

7 Assinando a carteirinha de sócio usuário
Biblioteca infanto-juvenil

8 Sala de restauração de livros
Laboratório de Informática Sala de restauração de livros

9 Trabalhando em sala de aula após a visita ...
A diretora da escola, professora Gislene , fala sobre a importância das carteirinhas de sócio usuário da Biblioteca. Entrega das carteirinhas de sócio usuário As ações efetivadas por meio das pesquisas realizadas nos diferentes locais visitados, auxiliam significativamente no processo de aquisição de conhecimento pela criança, sendo consideradas como um ingrediente fundamental para o processo de alfabetização.

10 Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca

11 Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca
Ao estabelecer o vínculo entre as práticas escolares de leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança. Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca

12 Trabalhando em sala de aula após a visita ...

13 Trabalhos de expressão artística – pintura coletiva

14 Historia do João Jiló

15 Trabalhos realizados...

16 Boneco “João Jiló” confeccionado pelas crianças

17 Criando outras histórias... Produção de texto - atividade com o nome
História em quadrinhos História muda Produção de texto - atividade com o nome

18 Produção de texto - atividade com o nome

19 Registro da história do João Jiló
História da Filó Leitura de imagens

20 Considerando as riquezas culturais que possuímos em nossa cidade, a Escola Municipal Uberaba envolvida no subprojeto, juntamente com a instituição formadora -UNUBE - possibilitam às crianças participantes desta proposta a realização de pesquisas de campo nas quais elas têm a oportunidade de aprender de forma prazerosa e descobrir as espaços de cultura e belezas pertencentes à cidade na qual vivem. Depoimento dos piibdianos

21 REFERÊNCIAS BORGES, Maria Soledade Gomes. O Ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo e construção de conceitos básicos. Capítulo 3. In: Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, volume 1. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2012. BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, Disponível: Acesso em: CHAVES, Fátima Garcia. EMANUEL, Adriana Vaz Efisio. FERREIRA, Márcia Regina. CUNHA, Neire Márcia da. Alfabetização. Letramento – Estudo e Ensino. UNIUBE, 2012. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, p. .Disponível em http// – sc.com.br/afolha/monografia/resenha ato ler.htm – Acesso em Música: A Viuvinha / Grupo Parangolè Fotos: Arquivo PIBID

22


Carregar ppt "Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google