A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
NAVEGANDO PELO GOOGLE EARTH EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória

2 INTRODUÇÃO Google Earth é uma espécie de navegador com a função de um Atlas Geográfico. Possui uma biblioteca de mapas e fotografias com a qual se pode visualizar tridimensionalmente qualquer local do planeta. As imagens apresentadas no Google Earth foram capturadas de satélites e possuem ótima qualidade, porém, nem todas as cidades brasileiras são nítidas e aproximáveis. Para solucionar esse problema, é preciso utilizar um plugin (aplicativo) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz diversas informações e localizações de todos os municípios do Brasil, incluindo fotos e destaques sobre locais importantes. Esse programa possibilita que, ao sobrevoar uma determinada região, se verifique a realidade local de modo diferente dos esquemas e representações estáticas dos livros didáticos. A comparação de lugares é imediata, possibilitando o levantamento de hipóteses, diferentes modos de ler e estabelecer relações.

3 PÚBLICO ALVO Alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos

4 PERÍODO DE REALIZAÇÃO Fevereiro de 2010

5 OBJETIVOS Desenvolver habilidade de localização espacial em relação a um ponto dado e a si mesmo. Promover a compreensão e interpretação de realidades locais e espaciais, bem como a identificação de construções e arquiteturas especiais. Estimular o raciocínio relativo à representação cartográfica como percepção visual, escala, simbologia e localização. Instrumentalizar os alunos oferecendo os recursos existentes para registros e organização das atividades elaboradas. Acompanhar a utilização destes recursos estimulando os alunos a compreenderem a função das ferramentas e a sua aplicabilidade.

6 RECURSOS E SOFTWARES Programa Google Earth
Editor de texto Microsoft Word Conexão da Internet.

7 METODOLOGIA ANTES Conhecendo o que os alunos sabem a respeito do navegador Google Earth Foi apresentado aos alunos a proposta de trabalhar com o navegador Google Earth, explicando que é uma espécie de Atlas Geográfico na Internet. Foi feito um levantamento do que eles sabem sobre esse programa, perguntando se consideram possível localizar a escola por meio do computador, se já pesquisaram na Internet mapas antigos de cidades ou fotos de algum lugar conhecido e o que mais pensam que possa ser localizado no Google Earth.

8 METODOLOGIA Descobrindo juntos a localização da escola
Como sugestão e desafio, os alunos tinham que localizar: Mundo América do Sul Brasil São Paulo Zona Sul Jardim Miriam EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória

9 METODOLOGIA Houve um resgate da localização do Brasil em relação ao planeta, destaque para: Estado, cidade, região e bairro. Foi observado os Oceanos e Continentes, as coordenadas de latitude e longitude. Utilização da bússola que auxilia o navegador na localização da direção (norte, sul, leste e oeste). Foi possível utilizar uma régua vertical, localizada na parte superior do mapa, onde o sinal de mais (+) aproxima e o de menos (-) afasta da localidade. Ao sobrevoar a cidade, os alunos puderam observar alguns pontos conhecidos: monumentos, avenidas e elevações.  

10 METODOLOGIA DEPOIS Os alunos localizaram em São Paulo - Praça da Sé - marco zero da cidade, o Museu do Ipiranga. Os alunos foram estimulados a visitar outros lugares no Mundo como: Egito, França, Japão, lugares de origem, etc. No dia-a dia os alunos passaram a utilizar muito o software para pesquisar diversos locais.

11 AVALIAÇÃO Momento de avaliar se os alunos aprenderam a utilizar os recursos do programa com autonomia. Foram desafiados a encontrar diversas coisas no software. Responderam a pergunta: “O que aprendi com esse projeto?”.

12 CRÉDITOS PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo
SME – Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro(DRESA) EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória Laboratório de Informática Educativa POIE: Vera Lucia Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever Tecnologias na Educação


Carregar ppt "PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google