A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EIXO:EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PME.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EIXO:EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PME."— Transcrição da apresentação:

1 EIXO:EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PME

2 -DIAGNÓSTICO; * SÃO JOSE(1)_Dados_PME_.xls -DIRETRIZES; -OBJETIVOS E METAS

3 DIAGNÓSTICO As tecnologias educacionais constituem um enorme potencial para qualificar ocurrículo e melhorar a qualidade de ensino, através do uso de televisão, vídeo, rádio, computadores e internet, instrumentos importantes como auxiliares pedagógicos. A Educação a Distância visa garantir a todo cidadão, o acesso à educação,ampliando possibilidades para a formação curricular e continuada, ampliando conhecimentos, habilidades, atitudes e promoção do auto-estudo. O desafio da Educação a Distância está em efetivar a mediação, entre professor e aluno, utilizando-se de diferentes recursos pedagógicos, podendo se realizar em momentos e lugares diferentes, fazendo uso de uma organização de apoio com cursos de formação continuada para qualificação específica dos professores.

4 A Educação a Distância, está regulamentada pela Lei nº 9.394/96, Portaria do MEC nº 4059/04 e Resolução 021/05 e constitui uma forma de oferecer ao aluno referências teóricas e práticas que conduzem à aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes, promovendo, não só o pleno desenvolvimento da pessoa, como também o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. O Decreto nº 5.622/2005, que deu nova regulamentação ao Art. 80 da LDB,caracteriza a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

5 No município de São José, a oferta da Educação a Distância se dá em diferentes níveis: ensino fundamental, médio e superior. A rede estadual oferece ensino fundamental e médio, através do Sistema Modularizado e Semipresencial (CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos). O Ensino Superior oferece cursos nas áreas de Licenciatura, Tecnólogo e Bacharelado. EM NIVEL DE ESPECIALIZAÇÃO SÃO OFERECIDOS CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, NA ÁREA DE PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

6 As tecnologias educacionais constituem um enorme potencial para qualificar o currículo e melhorar a qualidade de ensino, através do uso de televisão, vídeo, rádio, computadores e internet, instrumentos importantes como auxiliares pedagógicos. São José dispõe de 01 Núcleo de Tecnologia Educacional vinculado à Gerência Regional de Educação-GERED, 01 Núcleo Municipal de Tecnologia –NTM, além dos laboratórios de informática disponíveis nas ESCOLAS E Instituições de Ensino Superior.

7 A Educação a Distância visa a garantir a todo cidadão, o acesso à educação, ampliando possibilidades para a formação curricular e continuada, ampliando conhecimentos, habilidades, atitudes e promoção do auto- estudo. O desafio da Educação a Distância está em efetivar a mediação, entre professor e aluno, utilizando-se de diferentes recursos pedagógicos, podendo se realizar em momentos e lugares diferentes, fazendo uso de uma organização de apoio com cursos de formação continuada para qualificação específica dos professores. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação, estimulando o contato entre os homens, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, é necessário fortalecer parcerias para produção e veiculação de programas educativos e culturais em nível municipal.

8 DIRETRIZES A formação dos professores visando a integração das tecnologias educacionais e EAD à sua proposta de ensino. Segundo a LDB, a EAD é um importante instrumento de capacitação e formação de professores em serviço. A formação do professor deverá envolver uma serie de vivencias e conceitos, tais como: conhecimento básico nas diversas tecnologias disponíveis; integração da tecnologia com a proposta pedagógica; formas de gerenciamento de sala de aula com os recursos tecnológicos em relação aos recursos físicos disponíveis ao aluno; revisão das teorias de aprendizagem, projetos multi, inter e transdisciplinares. Definição das tecnologias presentes e futuras que serão necessárias para um resultado eficiente no processo de construção do conhecimento. Um aspecto importante a ser considerado é a obsolescência de tecnologia. Esse aspecto relaciona- se não apenas com o custo e investimento empreendidos, mas principalmente com os resultados esperados.

9 OBJETIVOS E METAS Objetivos e Metas Compromisso Cronograma de Execução 1)Formação e capacitação do corpo docente, técnico e administrativo para as novas tecnologias e Educação a Distância. Município A partir de )Capacitar professores multiplicadores em informática na educação; MunicípioA partir de )Capacitar professores e técnicos em Informática Educativa e ampliar gradativamente a oferta dessa capacitação; MunicípioA partir de ) capacitar todos os professores para a utilização plena da TV Escola e de outras redes de programação educacional; Município A partir de 2010

10 Objetivos e MetasCompromisso Cronograma de Execução 5) estabelecer, dentro de um ano, a adequação ás normas e processos nacionais para o crescimento das instituições que ministram cursos à distância com direito a certificação; MunicípioA partir de ) diagnosticar e definir as tecnologias existentes no mercado;MunicípioA partir de ) implementar a aquisição de tecnologia/ equipamentos para a Educação a Distância; MunicípioA partir de )utilizar os canais educativos televisivos, as teleconferências os sistemas radiofônicos, assim como redes telemáticas de educação, para a disseminação de programas culturais e educativos, assegurando às escolas e à comunidade condições básicas de acesso a esses meios; MunicípioA partir de 2010

11 Objetivos e MetasCompromisso Cronograma de Execução 9) ampliar a oferta de programas de formação a distância para a educação de jovens e adultos, especialmente no que diz respeito à oferta de Ensino Fundamental, com especial consideração para o potencial dos canais radiofônicos. MunicípioA partir de ) capacitar, em cinco anos, 100 professores que serão agentes multiplicadores em Informática da Educação; MunicípioA partir de 2010

12 PORTAL WIKI DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA


Carregar ppt "EIXO:EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PME."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google