A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr. Rafael Silva Pippi

2 SUMÁRIO Objetivos; Problema/Hipótese; Justificativa;
Perfil dos PNEE em Chapecó; Perfil dos professores e formação acadêmica; Projetos de inclusão; Análise da relação professor/aluno PNEE; Conclusões.

3 OBJETIVOS Gerais: Analisar a relação entre professor e alunos PNEE em cursos de inclusão no IF-SC – Campus Chapecó. Específicos: Identificar as principais dificuldades dos PNEE do município de Chapecó; Apontar estratégias de inclusão na área tecnológica de acordo com as necessidades dos PNEE; Identificar as carências na relação professor/aluno PNEE.

4 PROBLEMA Falta de contato dos professores com questões inclusivas em sala de aula. HIPÓTESE Professores possuem formação em área que pode distanciar de uma prática educativa realmente inclusiva.

5 JUSTIFICATIVA A educação inclusiva - diretriz do Ministério da Educação - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, iniciado em 2003.

6 JUSTIFICATIVA Acessibilidade: O Decreto nº 5.296/04 que regulamenta as leis nº /00 estabeleceu condições para a implementação de uma política nacional de acessibilidade, trazendo conseqüências de uma mudança de postura na sociedade para a garantia da acessibilidade as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. IF-SC – Campus Chapecó como agente responsável pela inclusão de alunos PNEE na área profissional e tecnológica.

7 PERFIL DOS PNEE EM CHAPECÓ
DEFICIENTES AUDITIVOS DEFICIENTES FÍSICOS Fonte: Secretaria de Educação Municipal GERED – Gerencia Regional de Educação Estadual

8 PERFIL DOS PROFESSORES E FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Engenharia Elétrica - Engenharia Mecânica

9 PROJETOS DE INCLUSÃO NO CAMPUS
- Parceria com empresa privada – Apti Alimentos. (50h/a Libras – 40h/a Informática básica – 40h/a Eletrotécnica) alunos. - Projeto “Qualificação profissional para deficientes físicos através da tecnologia assitiva” – Instituto Sadia

10 ANÁLISE DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE
- Professores ainda não estão preparados para desenvolver uma aula que venha de encontro com as necessidades dos alunos com deficiência. Causas prováveis:  Falta de metodologia e didática adequadas;  Falta de materiais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

11 CONCLUSÃO Número de alunado PNEE viável;
Falta de formação voltada a PNEE; Número de alunado PNEE viável; Trabalhar formas diferenciadas de estimular/motivar alunos; Proposta de capacitação didático-pedagógica aos professores.

12 DIFICULDADES ANDAMENTO DA PESQUISA
Comunicação; Tempo para estudo e interpretação diferenciado; Orientação específica na área pedagógica. ANDAMENTO DA PESQUISA Fase de levantamento bibliográfico e análise; Elaboração da monografia.

13 “Incluir não é oferecer a todos a mesma coisa, mas é dar o que cada um necessita”. Autor: Helen Keller Fonte Equipe Iluminar: Édila Lobo Aparecida


Carregar ppt "RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google