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1 Secretaria Municipal de Educação DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

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1 1 Secretaria Municipal de Educação DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

2 2 CAMINHOS E PERSPECTIVAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO MESA 2: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

3 3 Educação Especial Histórico da educação especial no município de São Paulo Histórico da educação especial no município de São Paulo Diretrizes Política de Atendimento à Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema de Ensino do Município de São Paulo Diretrizes Política de Atendimento à Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema de Ensino do Município de São Paulo Ações Ações Metas da SME 2009/2012 Metas da SME 2009/2012 Comissão Especial de Trabalho em Educação Especial Comissão Especial de Trabalho em Educação Especial Programa Inclui Programa Inclui

4 4 Diretrizes Política de Atendimento à Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema de Ensino do Município de São Paulo Matrícula Matrícula Condições para atendimento da diversidade Condições para atendimento da diversidade Serviços da Educação Especial Serviços da Educação Especial Avaliação Avaliação Formação dos Professores Formação dos Professores

5 5 Produção de documentos e vídeos para a formação dos educadores Documentos Documentos TOF 1º Ano – Contemplando as Especificidades dos Alunos Surdos Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais O.C. – Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Educação Infantil e Ensino Fundamental LIBRAS O. C – Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Educação Infantil e Ensino Fundamental Língua Portuguesa para Pessoa Surda Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual – Ensino Fundamental I - RAADI DVD DVD Inclusão Escolar: Princípios e Ações Avaliação da Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais O. C. – Praticas Inclusivas I:Deficiência Visual e Auditiva O. C. – Praticas Inclusivas I:Deficiência Intelectual e Física

6 6 Outras Ações Aquisição de equipamentos, materiais didáticos, livros, revistas, mobiliário adaptado; Aquisição de equipamentos, materiais didáticos, livros, revistas, mobiliário adaptado; Credenciamento e Contratação de Instrutores Surdos Credenciamento e Contratação de Instrutores Surdos Credenciamento e Contratação de Interpretes de Libras Credenciamento e Contratação de Interpretes de Libras Projeto Avaliação Diagnóstica, Orientação e Acompanhamento para o atendimento de 400 alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados no 1º ano do Ciclo I da RME (FUMCAD) Projeto Avaliação Diagnóstica, Orientação e Acompanhamento para o atendimento de 400 alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados no 1º ano do Ciclo I da RME (FUMCAD) Palestras sobre Inclusão Educacional e Social dos Alunos com necessidades educacionais especiais Palestras sobre Inclusão Educacional e Social dos Alunos com necessidades educacionais especiais Seminários: Seminários: Inclusão Escolar: Princípios e Ações Inclusão Escolar: Princípios e Ações Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos

7 7 Metas SME % de alunos com deficiencia, TGD e superdotação/altas habilidades, matriculados na RME, que necessitem de apoio educacional especializado atendidos nos serviços de educação especial. 100% dos gestores, professores, quadro de apoio e estagiários, que atuam junto aos alunos com deficiência, TGD e superdotação/altas habilidades, capacitados. 100% de professores que atuam nos serviços de educação especial com formação específica. 100% de professores que atuam nos serviços de educação especial com formação específica. Reestruturação das EMEE na perspectiva da educação bilíngüe.

8 8 Comissão Especial de Trabalho em Educação Especial Efetuar Estudo da situação de atendimento de cada DRE: 1) 1)Levantamento real dos problemas envolvendo os alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação matriculados na RME; 2) 2)Definir procedimentos, com ações articuladas pelos diferentes setores, para a solução dos problemas identificados; 3) 3)Concretização de uma política de atendimento à pessoa deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação nos diversos setores de serviços da SME; 4) 4)Definir cronograma de reuniões com as DRE para a inclusão do tema no plano de ação da DRE, com a participação do Diretor Regional, Diretores de Planejamento e DOT-P, supervisor técnico e CEFAI.

9 9 Objetivo do Programa Inclui O Programa Inclui tem como objetivo a inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação na RME, assegurando as condições necessárias à participação, ao desenvolvimento e à aprendizagem destes alunos.

10 10 Projetos

11 11 Setores da SME Setores da SME Gabinete DOT ATP AT, Convênios, TEG Jurídico RH Imprensa DRE CONAE Projetos: Conceitos Básicos Gestão dos Projetos Planos e Obras

12 12 O Programa Inclui é composto por 6 Projetos: Projeto Apoiar Projeto Reestruturação das EMEE Projeto Acessibilidade Projeto Formação Projeto Caracterização da Demanda Projeto Rede

13 13 Impactos e mudanças na organização das práticas pedagógicas Relatórios DRE – 2008/2009

14 14 Participação das atividades como os demais alunos

15 15 Ampliação do nº. de alunos recebendo apoio pedagógico especializado, no contraturno. Ampliação das SAAI

16 16 Aquisição de materiais e equipamentos para as SAAI

17 17 Professores elaborando material didático específico para os alunos com deficiência

18 18 Recursos Específicos e materiais nas classes comuns e SAAI

19 19 Rede de Apoio Instituição Conveniada /CEFAI/Escola

20 20 Aquisição de mobiliário adaptado

21 21 Agente Escolar/Projeto Apoio aos alunos na alimentação, higiene e locomoção

22 22 Atenção especial logo que ingressam no CEI – EMEI formação/estimulação precoce

23 23 EMEE, pela primeira vez, com currículo específico de LIBRAS e Português como 2ª Língua e livros de apoio a aprendizagem para os alunos

24 24 Curso de LIBRAS para os alunos

25 25 Livros de apoio a aprendizagem de LIBRAS para os alunos

26 26 RAADI/Estudo de Caso

27 27 Precisamos mais e mais de educadores competentes...e de pessoas que saibam aceitar e ver essas diferenças. Porque também não adianta dizer: Ah, inclusão! Bota lá e bota num cantinho. Não. Cada indivíduo é um indivíduo...e ele deve ser visto dessa maneira. Cada um tem uma necessidade e ela deve, precisa estar presente em todos os momentos. Mãe Carmela Di Santo

28 28 PERMANECER NA ESCOLA COM QUALIDADE

29 29 Secretaria Municipal de Educação DOT- Educação Especial Silvana Lucena dos Santos Drago


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