A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade sem Fronteiras Subprograma de Apoio às Licenciaturas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade sem Fronteiras Subprograma de Apoio às Licenciaturas."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade sem Fronteiras Subprograma de Apoio às Licenciaturas

2 2/31 Projeto de Pesquisa e Extensão Desenvolvido na UENP: Universidade Estadual do Norte do Paraná. Desenvolvido na UENP: Universidade Estadual do Norte do Paraná.Apoio: SETI: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. SETI: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Fundação Araucária. Fundação Araucária.

3 O Projeto Informática na Educação no Contexto do Ensino Fundamental - Avaliação e Aplicação de Software Educacional

4 4/31

5 5/31 Objetivos Estudar as dificuldades e carências das escolas de ensino fundamental da região de Bandeirantes e Santa Amélia. Estudar as dificuldades e carências das escolas de ensino fundamental da região de Bandeirantes e Santa Amélia. Propor sugestões de melhorias para os IDEBs alarmantes observados nas duas escolas beneficiadas pelas Oficinas de Informática. Propor sugestões de melhorias para os IDEBs alarmantes observados nas duas escolas beneficiadas pelas Oficinas de Informática. Propor métodos e softwares que auxiliem o aprendizado, conseguindo formas eficientes do uso do computador como ferramenta pedagógica. Propor métodos e softwares que auxiliem o aprendizado, conseguindo formas eficientes do uso do computador como ferramenta pedagógica. Aplicação de Checklist para avaliação de software. Aplicação de Checklist para avaliação de software.

6 6/31 Dados Estatísticos: Ideb Bandeirantes: 4,0 Ideb Bandeirantes: 4,0 Escola Municipal Lêda de Lima Canário: 3,6 Escola Municipal Lêda de Lima Canário: 3,6 Ideb Santa Amélia: 3,3 Ideb Santa Amélia: 3,3 Escola Municipal Francisco Silva Leal: 3,3 Escola Municipal Francisco Silva Leal: 3,3 Disponível em: ideb.inep.gov.br/Site/ ideb.inep.gov.br/Site/

7 7/31 Conhecendo o público alvo Aplicação dos questionários: Aplicação dos questionários: –Sócio-econômico Sócio-econômico –Vida escolar Vida escolarVida escolar Levantamento das notas dos alunos junto às escolas; Levantamento das notas dos alunos junto às escolas; Definição das principais dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem das disciplinas: Definição das principais dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem das disciplinas: Português e Matemática; Português e Matemática;

8 8/31 Quem são os nossos alunos? Bandeirantes - Alunos matriculados nas 4 as séries A e B da Escola Lêda de Lima Canário

9 9/31 Análise dos dados coletados

10 10/31 Análise dos dados coletados

11 11/31 Análise dos dados coletados

12 12/31 Análise dos dados coletados

13 13/31 Pesquisa com Docentes Aplicação de um questionário voltado aos docentes com intuito de identificar pontos críticos do currículo básico escolar. Aplicação de um questionário voltado aos docentes com intuito de identificar pontos críticos do currículo básico escolar.

14 14/31 Resultado da Pesquisa Pontos Críticos PortuguêsAbordado no Bimestre: Produção de Textos1º, 2º, 3º, 4º Ortografia1º, 2º, 3º, 4º Matemática Divisão1º, 2º, 3º, 4º Dezena3º, 4º Centena3º, 4º

15 15/31 Pensando em uma Metodologia de Ensino para as Oficinas Análise do perfil dos alunos; Análise do perfil dos alunos; Coleta das informações cedidas pelo corpo docente; Coleta das informações cedidas pelo corpo docente; Reflexão e Formulação coerente de um plano de aula para as Oficinas de Informática. Reflexão e Formulação coerente de um plano de aula para as Oficinas de Informática.

16 16/31 Desenvolvimento do Plano de Aula Análise do Projeto Político Pedagógico; Análise do Projeto Político Pedagógico; Escola Lêda de Lima Canário Inclusiva Escola Lêda de Lima Canário Inclusiva Diante disso: Quais softwares serão condizentes com a realidade escolar? Quais softwares serão condizentes com a realidade escolar? COMO estipular quais são os softwares adequados? COMO estipular quais são os softwares adequados?

17 17/31 Avaliação dos Softwares Educacionais Método adotado: Checklist Híbrido; Método adotado: Checklist Híbrido; Avaliação realizada através de um questionário composto por formulários que visam analisar aspectos técnicos e pedagógicos. Avaliação realizada através de um questionário composto por formulários que visam analisar aspectos técnicos e pedagógicos.

18 18/31 Softwares submetidos ao Checklist 101 Exercícios; 101 Exercícios; 102 Atividades; 102 Atividades; Hagáquê; Hagáquê; Arthur 2ª série; Arthur 2ª série; Coelho Sabido 2ª série; Coelho Sabido 2ª série; Caça-Pistas 3ª série; Caça-Pistas 3ª série;

19 19/31 Softwares Selecionados 101 Exercícios; 101 Exercícios; 102 Atividades; 102 Atividades; Hagáquê; Hagáquê; Arthur 2ª série; Arthur 2ª série; Coelho Sabido 2ª série; Coelho Sabido 2ª série;

20 20/31 A Prática: 1º dia de aula Uma surpresa: Uma surpresa: Presença de uma aluna PNE. Auditiva; Auditiva;

21 21/31

22 22/31

23 23/31

24 24/31 Como proceder diante do fato inesperado? Apropriação do recurso mais comum: leitura labial. Apropriação do recurso mais comum: leitura labial., Gestos naturais, dramatização, apontações, entre outros; – –usar as expressões faciais para demonstrar dúvidas, questionamento, surpresa entre outros sentimentos e emoções; – –ter calma se você não entender o que uma pessoa surda está querendo dizer; – –ao abordar uma pessoa surda, toque delicadamente seu corpo para ter sua atenção; – –falar sempre de frente e pausadamente.

25 25/31 E agora como aplicar os Softwares que não são preparados para PNEs? Procedimentos adotados: Procedimentos adotados: Apoio da professora de educação especial; Apoio da professora de educação especial; Orientação recebida: Permanecer com os softwares selecionados; Orientação recebida: Permanecer com os softwares selecionados; E como proceder com o fato de que todos estão usando Fones de Ouvido? E como proceder com o fato de que todos estão usando Fones de Ouvido?

26 26/31

27 27/31

28 28/31

29 29/31 Vídeo - Aluna Patrícia Vídeo - Aluna Patrícia

30 30/31 Mais Informações:

31 31/31 Obrigada...


Carregar ppt "Universidade sem Fronteiras Subprograma de Apoio às Licenciaturas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google