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Metodologia Científica Aula 6

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica Aula 6"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Aula 6
Metodologia Científica Turma 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica Aula 6 Profa. Renata G. Aguiar Profa. Renata Gonçalves Aguiar

2 3.2.3 Formulação de Hipóteses
Sob certo aspecto, podemos afirmar que toda pesquisa científica consiste apenas em enunciar e verificar hipóteses. Deve ser redigida de forma clara, sem termos ou conceitos implícitos.

3 3.2.3 Formulação de Hipóteses
Uma hipótese de pesquisa é a “resposta” que você imagina para o problema formulado. É uma suposição objetiva e não uma mera “opinião”.

4 3.2.3 Formulação de Hipóteses
Não há regras para a formulação de hipóteses, mas é necessário embasamento teórico. Devem ser formuladas no início de qualquer investigação.

5 3.2.3 Formulação de Hipóteses
Embora nos estudos de caráter meramente exploratórios ou descritivos, seja dispensável sua explicitação formal.

6 3.2.4 Indicação de Variáveis
Termo originário do mundo das ciências naturais em que as experiências estão sempre presentes. Variável é uma característica da população que pode ter mais de um valor.

7 3.2.4 Indicação de Variáveis
Uma população é um conjunto de pessoas, objetos, acontecimentos ou fenômenos com pelo menos uma característica comum.

8 3.2.4.1 Tipos de variáveis Nominal Ordinal Discreta Contínua
Qualitativa Ordinal Variável Discreta Quantitativa Contínua

9 Tipos de variáveis Independente – ligada à causa e cujas variações influenciam os valores de uma outra variável chamada variável dependente, ligada ao efeito.

10 3.2.5 Amostragem Uma amostra é um subconjunto de indivíduos da população alvo. Para que as generalizações sejam válidas, as características da amostra devem ser as mesmas da população.

11 3.2.5 Amostragem A amostragem se fundamenta em leis estatísticas que lhe conferem fundamentação científica. Existem dois tipos de amostras, as não aleatórias e as amostras aleatórias.

12 3.2.5.1 Amostragem não aleatória
Amostragem de conveniência. Amostragem de julgamento.

13 3.2.5.1 Amostragem aleatória Amostragem aleatória simples.
Amostragem estratificada. Amostragem sistemática. Amostragem por conglomerado.

14 3.2.6 Seleção dos Métodos e Técnicas (tópico IV)

15 Atividade avaliativa 3 Seminários que versarão sobre algumas técnicas e instrumentos de coleta de dados.

16 Importância dos seminários
Treinar a transmissão de ideias com clareza. Comunicação é questão de inclusão social.

17 Seminário Eficiente Selecionar informações importantes.
Se sentir um especialista no assunto.

18 Seminário Eficiente Introdução bem construída:
Delimita o que será tratado; Legitima a razão de suas escolhas; Mobiliza a atenção e curiosidade dos ouvintes.

19 Seminário Eficiente Considerar os conhecimentos e interesse do público. Provocar o público em busca de uma reação. Questionar se todos estão entendendo.

20 Tópicos a serem abordados
Questionário Observação Escalas sociais Utilização de documentos Entrevista Teste Formulário

21 Estrutura dos seminários
Serão seis grandes grupos. Dois grupos por dia.

22 Estrutura dos seminários
Tempo de apresentação: 80 minutos. Grupo 1 - 8h às 9h20. Grupo 2 - 9h30 às 10h; 10h30 às 11h20. No mínimo três e no máximo cinco expositores.

23 Deve ser abordado Vantagens e desvantagens.
Que métodos de pesquisa utilizam o instrumento em questão. Evidenciar o que não deve ser feito. Exemplos na área do curso.

24 Considerações Disponibilizar o material após as aulas.

25 Datas e grupos Data Temas Grupos 28.04.2010 Questionário Observação
Escalas sociais Utilização de documentos Teste, formulário Entrevista

26 Bibliografia GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. *GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004. * Existente na biblioteca.

27 Metodologia Científica Turma 2010
Bibliografia Metodologia Científica Turma 2010 *LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. *LAVILLE, C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. * Existente na biblioteca. Profa. Renata Gonçalves Aguiar

28 Dicas para o seminário Adaptação do material disponível no endereço:


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