A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) 1.4 Objetivo geral (final) 1.5 Objetivos específicos (intermediários)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) 1.4 Objetivo geral (final) 1.5 Objetivos específicos (intermediários)"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) 1.4 Objetivo geral (final) 1.5 Objetivos específicos (intermediários) 1.6 Justificativa 2 Metodologia 3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas

2 Metodologia Metodologia Como processo onde se aplicam diferentes métodos, técnicas e materiais, tanto laboratoriais como instrumentos e equipamentos para coleta de dados no campo entende-se

3 Metodologia Responde, a um só tempo, às questões: Responde, a um só tempo, às questões: Como? Como? Com quê? Com quê? Onde? Onde? Quando? Quando?

4 Metodologia COMPONENTES: COMPONENTES: 1. Tipos de pesquisa com base em seus objetivos 1. Tipos de pesquisa com base em seus objetivos 2. Técnicas utilizadas (delineamento) 2. Técnicas utilizadas (delineamento) 3. Delimitação do Universo (descrição da população) 3. Delimitação do Universo (descrição da população) 4. Tipos de Amostragem 4. Tipos de Amostragem 5. Análise e Interpretação de Dados 5. Análise e Interpretação de Dados

5 1 Tipos de Pesquisas Pesquisa exploratória Pesquisa exploratória Realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. Realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. Pesquisa descritiva Pesquisa descritiva Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também esclarecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também esclarecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Pesquisa explicativa Pesquisa explicativa Tem como principal objetivo tornar algo inteligível e justificar-lhes os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. Tem como principal objetivo tornar algo inteligível e justificar-lhes os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

6 2 Técnicas (GIL, 2008) Pesquisa em sua dimensão mais ampla. Pesquisa em sua dimensão mais ampla. Diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados. Diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados. Considera o ambiente em que são coletados os dados e as formas de controle das variáveis. Considera o ambiente em que são coletados os dados e as formas de controle das variáveis. Podem ser definidos 2 grandes grupos de delineamento: Podem ser definidos 2 grandes grupos de delineamento: 1) Fontes bibliográficas; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental. Pesquisa documental. 2) Dados fornecidos por pessoas. Levantamento; Levantamento; Pesquisa de campo; Pesquisa de campo; Estudo de caso; Estudo de caso;

7 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FONTES BIBLIOGRÁFICAS LIVROS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS IMPRESSOS DIVERSOS DE LEITURA CORRENTE OBRAS LITERÁRIAS OBRAS DE DIVULGAÇÃO DE REFERÊNCIA DICIONÁRIOS ENCICLOPÉDIAS ANUÁRIOS ALMANAQUES JORNAIS REVISTAS

8 PESQUISA DOCUMENTAL Realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza ou com pessoas. Realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza ou com pessoas. Registros;Registros; Anais;Anais; Regulamentos;Regulamentos; Circulares;Circulares; Ofícios;Ofícios; Memorandos;Memorandos; Balancetes;Balancetes; Comunicações informais;Comunicações informais; FilmesFilmes Microfilmes;Microfilmes; Fotografias;Fotografias; Vídeo-tape;Vídeo-tape; Informações em disquetes;Informações em disquetes; Diários;Diários; Cartas pessoais;Cartas pessoais; OutrosOutros

9 LEVANTAMENTO Interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Não são estudados todos os integrantes da população estudada. Não são estudados todos os integrantes da população estudada. Seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo. Seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo.

10 PESQUISA DE CAMPO Investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispões de elementos para explicá-lo. Investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispões de elementos para explicá-lo. Pode incluir: Pode incluir: Entrevistas;Entrevistas; Aplicação de questionários;Aplicação de questionários; ObservaçãoObservação

11 ENTREVISTA Conversação efetuada face a face, de maneira Conversação efetuada face a face, de maneirametódica. Proporciona ao entrevistador, verbalmente, a Proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária. Existem três tipos básicos de entrevistas: Existem três tipos básicos de entrevistas: Entrevista estruturada: segue roteiro. Entrevista estruturada: segue roteiro. Entrevista não-estruturada: perguntas abertas. Entrevista não-estruturada: perguntas abertas. Painel: repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas. Painel: repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas.

12 QUESTIONÁRIO Série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador. Série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador.FORMULÁRIO Roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado. Roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado.

13 OBSERVAÇÃO Utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos/fenômenos que se deseja estudar. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos/fenômenos que se deseja estudar.

14 ESTUDO DE CASO Circunsrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Circunsrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo. Pode ou não ser realizado no campo.

15 UMA OBSERVAÇÃO: Os tipos de pesquisa como você, certamente, já percebeu, não são mutuamente excludentes. Os tipos de pesquisa como você, certamente, já percebeu, não são mutuamente excludentes. Por exemplo, uma pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, bibliográfica, documental, de campo e estudos de caso. Por exemplo, uma pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, bibliográfica, documental, de campo e estudos de caso.

16 3 Delimitação do Universo (Descrição da População) Universo ou População Universo ou População Conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum.Conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum. A delimitação do universo consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenômenos etc. serão pesquisadas, enumerando suas características comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etária, organização a que pertencem, comunidade em que vivem etc. A delimitação do universo consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenômenos etc. serão pesquisadas, enumerando suas características comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etária, organização a que pertencem, comunidade em que vivem etc.

17 4 AMOSTRA Uma parte do universo escolhida segundo algum critério de representatividade. Uma parte do universo escolhida segundo algum critério de representatividade. Existem dois tipos de amostras: Existem dois tipos de amostras: Probabilística: baseadas em procedimentos estatísticos;Probabilística: baseadas em procedimentos estatísticos; Não probabilística:Não probabilística:

18 5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Os dados colhidos pela pesquisa apresentar-se-ão em bruto; Os dados colhidos pela pesquisa apresentar-se-ão em bruto; Necessitando da utilização de procedimentos para seu arranjo, análise e compreensão. Necessitando da utilização de procedimentos para seu arranjo, análise e compreensão. Tentativa de determinação da fidedignidade dos dados, por intermédio do grau de certeza que se pode ter acerca dos mesmos. Tentativa de determinação da fidedignidade dos dados, por intermédio do grau de certeza que se pode ter acerca dos mesmos.


Carregar ppt "Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) 1.4 Objetivo geral (final) 1.5 Objetivos específicos (intermediários)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google