A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário – Metodologia/21-06 Delineamento da pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo Levantamentos (surveys) Universo da pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário – Metodologia/21-06 Delineamento da pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo Levantamentos (surveys) Universo da pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Sumário – Metodologia/21-06 Delineamento da pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo Levantamentos (surveys) Universo da pesquisa e sujeitos Instrumentos ou técnicas de coleta de dados Documentos Entrevista Questionário Observação

2 Delineamento da pesquisa Ao escolher determinado campo (uma comunidade, uma instituição etc.) deve se ter claros os objetivos que se quer alcançar. A ausência de focalização e de critérios na coleta de dados resulta: Perda de tempo, excesso de dados e dificuldade de interpretação.

3 Delineamento (cont.) O trabalho de pesquisa é um sistema coordenado e coerente de conceitos e proposições. As definições apresentadas no projeto devem possibilitar a verificação empírica do problema = determinação de estratégias ou plano que estabeleça as atividades que serão desenvolvidas (meios técnicos) Os tipos de pesquisa não são excludentes. Uma pesquisa pode ser ao mesmo tempo bibliográfica, documental e de campo.

4 Pesquisa bibliográfica Estudo sistematizado feito com base em publicações (livros, artigos, revistas etc.). Permite ao pesquisador informações sobre uma gama de fenômenos, principalmente quando os dados estão dispersos. Cuidados: Assegurar-se das condições em que os dados forma obtidos Analisar em profundidade as informações, face a existência de possíveis incoerências ou contradições. Utilizar fontes diversas

5 Pesquisa documental Realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou documentos pessoais. documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc.

6 Pesquisa ou estudo de campo É realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno e busca aprofundar questões sobre o objeto de estudo. É necessário observar como ocorre determinado fenômeno/realidade Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação.

7 Levantamentos Caracterizam-se pelas perguntas feitas diretamente a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, mediante análise quantitativa obter conclusões sobre os dados coletados. A seleção é feita mediante procedimentos estatísticos, a partir de uma amostra significativa do universo a ser pesquisado.

8 Universo da pesquisa e sujeitos É definido toda a população (produtos, serviços, pessoas, instituições etc.) que possuem as características que serão objeto de estudo. É necessário apresentar os critérios de escolha tanto do universo como dos sujeitos.

9 Exemplo O universo da pesquisa de campo será a empresa X, que atua na área Y, que vem desenvolvendo experiências de Os sujeitos da pesquisa referem-se ao corpo gerencial da empresa X, que inclui diretores, chefes de divisão, respectivamente o primeiro e segundo níveis gerenciais, perfazendo um total de Y pessoas. O universo da pesquisa será um conselho municipal de controle social do Fundef, de cidade no entorno do DF, que se encontre com o conselho em funcionamento e que se tenha informações que já tenham desenvolvido ações de integração com a comunidade. Os sujeitos são os atuais conselheiros e ex-conselheiros, especialmente os professores e pais de alunos, em um total de 10 pessoas.

10 Técnicas de coleta de dados Documentos Considera-se documento qualquer registro escrito que possa ser usado como fonte de informação. A análise de documentos pode ser realizada combinada com outra técnica de coleta. Devem ser indicadas a natureza dos documentos com que se pretende trabalhar (se são leis, relatórios técnicos etc.) e com que finalidade serão utilizados.

11 Entrevista Técnica utilizada para obtenção de informações sobre o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...] (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano A entrevista é realizada, é feita cara a cara com o entrevistado.

12 Entrevista (II) Níveis de estruturação Estruturada ou fechada Relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados. Quando se utiliza de respostas previamente estabelecidas, aproxima-se do questionário. Não-estruturada ou aberta não é dirigida, o entrevistado fala livremente sobre suas opiniões. Pode ser usada quando se quer explorar a fundo uma experiência específica. Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias.

13 Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes

14 Questionário (II) Questões devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.

15 Exemplos Questões abertas: Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Questões fechadas Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não

16 Observação Percepção direta do pesquisador sobre os fatos, sem intermediação. Tipos: simples: espontânea, informal. Não é planificada participante: o pesquisador está engajado na vida do grupo ou na situação, é um espectador interativo sistemática: prevê a elaboração prévia de plano de trabalho

17 Exemplo de metodologia Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas , a partir dos quais serão buscados Serão levantadas as diretrizes e os programas em leis, portarias....., a fim de A pesquisa documental será feita nos arquivos do , onde serão encontrados regulamentos, tabelas Esses dados contribuirão para Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a que possibilitarão (Ou serão aplicados questionários junto a


Carregar ppt "Sumário – Metodologia/21-06 Delineamento da pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo Levantamentos (surveys) Universo da pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google