A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa. Na fase de elaboração do projeto o pesquisador deve indicar os recursos que pretende utilizar na coleta de dados e,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa. Na fase de elaboração do projeto o pesquisador deve indicar os recursos que pretende utilizar na coleta de dados e,"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa

2 Na fase de elaboração do projeto o pesquisador deve indicar os recursos que pretende utilizar na coleta de dados e, se possível, o plano de análise dos dados.

3 Tipos de pesquisa: Experimental Submete os objetos de estudos à influência de certas variáveis (ex: ratinhos submetidos a medicação de diabetes e ingestão de açúcar). É rara a aplicação na educação por questões éticas. Busca relações entre fatos através da manipulação de variáveis (valor ou propriedades) que determinam relação de causa-efeito.

4 Documental Comum na historicização do objeto. Especificar/descrever a natureza e as fontes dos documentos. É realizada a partir de documentos contemporâneos ou retrospectivos, autênticos.

5 Comparativo Estudo que compara indivíduos, instituições, fenômenos dentro de critérios previamente estabelecidos. Estatístico Pesquisa com preocupação de ordem quantitativa.

6 Estudo de caso Estudo de um caso, bem delimitado, com contornos claramente definidos no desenrolar do estudo. Se destaca por se constituir numa unidade dentro de um sistema mais amplo. O interesse incide naquilo que ele tem de único, de particular.

7 Pesquisa-ação [...] um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou como uma resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT apud GIL, 2007, p. 55).

8 Pesquisa Participante alternativa epistemológica na qual pesquisadores e pesquisados seriam sujeitos ativos da produção de conhecimento (VEIGA apud NORONHA, 2008). envolve posições valorativas, derivadas sobretudo do humanismo cristão e de certas concepções marxistas (GIL, 2007, p. 56)

9 Coleta de dados Pesquisa de Papel Bibliográfica e documental Pesquisa de Pessoas Experimental, ex-post facto, levantamento e estudo de caso, pesquisa ação e pesquisa participante.

10 Observação Dos mais utilizados nas ciências sociais. Deve ser feito em conjunto com outra(s) técnica(s). Precisa ser controlada e sistematizada. Questionário Instrumentos de pesquisa respondidos pelos sujeitos pesquisados sem a presença do pesquisador. As perguntas podem ser fechadas ou abertas

11 Entrevista Tem caráter interativo, a atmosfera é de influência recíproca entre entrevistador e entrevistado. Pode ser estruturada, semi- estruturada, não-diretiva, de grupo, informal...

12 Análise dos dados Depois de colhidos os dados devem ser classificados e organizados, é preciso verificar as relações entre eles, às vezes, tratamento estatístico.

13 Bibliografia GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa Participante: repondo questões teórico- metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2008.


Carregar ppt "METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa. Na fase de elaboração do projeto o pesquisador deve indicar os recursos que pretende utilizar na coleta de dados e,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google