A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em"— Transcrição da apresentação:

1 UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “ JÚLIO DE MESQUITA FILHO ” Campus de Guaratinguetá Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Metodologia de Pesquisa em Engenharia de produção: Estudo de caso E Pesquisa ação. Francisco Alexandre de oliveira Guaratinguetá, 27 de março de 2013.

2 DEFINIÇÃO DE PESQUISA AÇÃO ?
A pesquisa ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (Thiollent, 2007)

3 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA AÇÃO
Abordagem qualitativa; Abordagem aos problemas de pesquisa orientada para a ação; Pesquisa social de base empírica; Concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo.

4 CIENTIFICIDADE DA PESQUISA AÇÃO
Não é de hoje que o mérito científico da pesquisa ação é questionado e julgado. Paradigmas científicos são dados por categorias: Positivismo; Realismo; Teoria crítica; Construtivismo. Os paradigmas de pesquisa estão sujeito aos elementos: Ontologia; Epistemologia; Metodologia. (Healy e Perry, 2000)

5 CIENTIFICIDADE DA PESQUISA AÇÃO
Elemento Positivismo Teoria Crítica Construtivismo Realismo Ontologia Realidade é real e compreensível Realidade “virtual” formada por valores sociais, econômicos, etc. Realidade em locais múltiplos e construídas especificamente Realidade é “real”, mas apenas imperfeitamente e probabilisticamente Epistemologia Descobertas verdadeiras Descoberta mediadas pelos valores Descobertas criadas Descobertas provavelmente verdadeiras Metodologias mais comuns Experimentos, Modelagem, simulação, survey, verificação de hipóteses, principalmente métodos quantitativos Pesquisa ação. Pesquisador como um “transformador intelectual” que altera o mundo social no qual os participantes vivem Pesquisa ação. Pesquisador é um “participante passional” no mundo que está sendo investigado. Pesquisa ação, estudos de caso, entrevistas convergentes : triangulação interpretação de questões. Adaptada de Thompson e Perry(2004) e Healy e Perry (2000)

6 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Planejar a Pesquisa ação Coletar dados Avaliar resultados e gerar relatório Monitoramento Analisar dados e planejar ações Implementar ações Adaptada de Coughlan(2002)

7 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Definir contexto da pesquisa. Diagnosticar situação; Definir tema e interessados; Delimitar o problema; Definir critérios de avaliação. Definir estrutura conceitual teórica: Mapear literatura; Delinear idéias e proposições; Determinar questão e definir os objetivos da pesquisa. Selecionar unidade de análise e técnicas de coleta de dados: Selecionar unidade de análise; Definir técnica de coleta de dados; Elaborar protocolo de pesquisa ação. Planejar a Pesquisa ação

8 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Planejar a Pesquisa ação Exemplo de um protocolo de pesquisa ação.

9 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Registrar dados; Realimentar dados. Coletar dados

10 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Tabular dados; Comparar dados empíricos com a teoria; Elaborar plano de ações. Analisar dados e planejar ações

11 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Implementar plano de ações. Implementar ações

12 ESTRUTURA DA PESQUISA AÇÃO
Avaliar resultados; Prover estrutura para replicação; Desenhar implicações teóricas e práticas; Redigir relatório. Avaliar resultados e gerar relatório.

13 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PESQUISA AÇÃO

14 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
Título:Proposta de um sistema de medição de desempenho para uma instituição privada de ensino superior; Autor: Luis Gustavo de Melo; Ano de defesa: 2006; Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Professor João Batista Turrioni; Dissertação;

15 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
Objetivo: Estudar como a técnica de SMD (Sistema de Medição de Desempenho) pode melhorar a gestão do processo ensino aprendizagem. Objetivos específicos: Propor um SMD que auxilie a gestão a adequar a Instituição Particular de Ensino Superior (IPES) as exigências legais e de mercado; Desenvolver um SMD que auxilie a gestão a analisar a evolução, estagnação ou retração da instituição; Permitir a instituição utilizar-se de uma ferramenta para antecipar e resolver dissonâncias em relação aos pontos críticos da gestão educacional.

16 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
Perguntas da Pesquisa Um SMD contribui como uma ferramenta para o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem nas IPES? O monitoramento dos pontos críticos através de indicadores minimiza resultados indesejáveis? A utilização de um SMD que englobe as exigências legais, possibilita um melhor desempenho nas avaliações.

17 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
Local de aplicação da pesquisa: Faculdade Santa Marta - São Lourenço/MG; Ligação do pesquisador com a empresa: Pertence ao quadro de docentes da Faculdade; Percebendo a necessidade de utilizar os dados gerados pelas avaliações como uma forma de monitorar o processo de ensino/aprendizagem e estabelecer estratégias de ação, diagnosticou-se a necessidade de resolver o problema de levantamento dos dados somente como uma adequação à exigência legal, mas como uma ferramenta de visualização da situação da instituição.

18 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
O pesquisador propôs a criação de um SMD. O pesquisador ao constatar a necessidade de estabelecer uma resolução de um problema propôs participar junto aos membros da instituição, do levantamento de uma possível solução. A pesquisa-ação provém de uma necessidade constatada no objeto de estudo. O nascedouro do problema é o próprio grupo. O pesquisador é acionado pelas pessoas que detectam o problema, para trabalhar em conjunto com os membros do objeto de estudo na obtenção de uma solução.

19 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
-Por que o projeto é necessário? - Quais as forças sociais, políticas e econômicas levam a necessidade de uma ação? -Dados de arquivos; -Dados sem significado. -Dados de arquivos; -Dados sem significado. -Confrontação dos resultados com exigências MEC; - Questionários na instituição. Necessidade de indicadores mais abrangente: Evolução da instituição. -Implementação dos indicadores; - Sistema de informação da Faculdade. -Entrevista e reuniões com os membros; -Pesquisador define dimensões para a gestão;

20 EXEMPLO DE PESQUISA AÇÃO
FIM


Carregar ppt "UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google