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1 Metodologia do Trabalho Científico Dificuldades mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro.

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1 1 Metodologia do Trabalho Científico Dificuldades mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011

2 2 Resolução de Problemas: O Começo Tipos Pesquisa: 1- Pesquisa exploratória, descritiva, analítica /preditiva – base: objetivo da pesquisa; 2- Quantitativa ou qualitativa – processo pesquisa; 3- Dedutiva/Indutiva – Lógica Pesquisa; 4- Aplicada/Básica – Resultado da pesquisa.

3 3 O Começo Não começa, porque está confuso sobre o que é pesquisa e o que se espera que você faça. –Pesquisa é sistemática, metódica, processo de perguntas e investigações; –É útil entender: O Objetivo da pesquisa pode ser resumido da forma: revisar e sintetizar; investigar o problema; fornecer soluções; explorar e analisar; criar novo procedimento; explicar novo fenômeno; gerar novos conhecimentos; combinar quaisquer itens anteriores.Tudo o que for feito tem sua validade.

4 4 Problema Pesquisa Não consegue elaborar a questão de partida e as variáveis, na forma interrogativa. A amarração deve envolver os objetivos declarados e a metodologia. A coleta dos dados (identificar e classificar as variáveis cujos dados quer coletar; seleção amostra; classificar fontes e tipos dados; seleção das técnicas) e a forma como deverão ser analisados e interpretados os dados levantados.

5 5 Tratamento dos dados Não consegue formular antecipadamente como serão analisados os dados. Formas de Análise de dados quantitativos: selecionar métodos e técnicas para interpretar os resultados de testes estatísticos (software Minitab ou SPSS, programa planilhas Excel); Análise dos dados qualitativos: critérios informais, formais, análise de Conteúdo e de discurso ou grade de repertório); Qualy / quanti: procedimento analítico geral, mapeamento cognitivo, exposições dados, método quasi-judicial).

6 6 Gerenciamento da Pesquisa Preocupação em terminar o projeto no prazo Plano de ação: Seleção instituição e orientador; Definir a programação de atividades; Organizar o material; Manutenção de arquivos

7 7 Identificação de um tema Dificuldade de encontrar tema adequado. Argumentar com o orientador e colegas as viabilidades; Definir o escopo, o contexto, os parâmetros; Busca na literatura: dicionários, livros, enciclopédias, artigos, publicações, teses, Catálogo, Relatórios Anuais, dentre outros.

8 8 Elaboração plano de ação preliminar Dificuldade em planejar estágios iniciais Recorrer aos livros sobre o tema para a busca literária; Verificar outras pesquisas e estudos positivistas e fenomenológicos; Confirmara validade do método de coleta dos dados.

9 9 Aplicação de uma estrutura teórica Não pode redigir devido a dificuldade em usar estrutura teórica adequada Esclarecer o objetivo – identificar variáveis, teoria, métodos, amostra; Desenvolver conjunto de construtos inter-relacionados, definições e proposições; Escolher uma unidade de análise; Reformular hipótese(s)/alternativas de solução

10 10 A proposta de pesquisa Indecisão sobre como escrever um projeto de pesquisa aceitável Discutir o assunto com o orientador; Esclarecer o objetivo e a escolha unidade de análise; Reformular a estrutura teórica do projeto (busca nova literatura); Terminologias do projeto (lidar com questões conceituais)

11 11 Escolha da metodologia Não consegue decidir que metodologia usar Rever a delimitação problema de pesquisa; Confirmar paradigmas de pesquisa: –positivista (quantitativo, objetivo, científico, experimental, tradicionalista); –fenomenológico (qualitativo, humanista, subjetivo, interpretativo); Inserir proposta de combinação de metodologias

12 12 Busca e exame da literatura Não encontra material sobre o tema ou não consegue redigir o referencial teórico Refazer o planejamento de ação: visão geral da busca literária; iniciar nova busca; confirmar os registros de referências; revisar a literatura

13 13 Coleta dos dados Não consegue decidir como coletar os dados Negociar acesso às fontes de dados; Rever Paradigmas de pesquisa (metodologias positivistas e fenomenológicas); Obter uma visão geral da coleta dos dados; Redefinir método de análise de dados quantitativos e qualitativos;

14 14 Organização dos dados em um estudo fenomenológico Não sabe quando começar a analisá-los Deixar claro sobre a escolha metodológica: fenomenológica (pesquisa-ação, estudo de caso, etnografia, descritiva, exploratória, dentre outras); Questões de confiabilidade e validade; Questionário, entrevista e observação: associadas às metodologias positivistas e fenomenológicas;

15 15 Análise dos dados Não sabe como analisar o que coletou Rever o paradigma adotado; Dimensionar dados qualitativos ou quantitativos (status); Reler a descrição do tratamento de dados. Proceder à análise exploratória e confirmatória dos dados; Mesclar técnicas quantitativas e não-quantitativas

16 16 Estruturação do relatório de pesquisa Não resolve a estrutura adequada ao relatório Recorrer a modelos de estrutura: introdução, referencial teórico, metodologia, apresentação dos resultados, análise e discussão, conclusões. Rever a estrutura e estilo; gramática e semântica; Conteúdo do relatório e apresentação da demonstração dos dados coletados;

17 17 Redação da proposta de pesquisa Não consegue começar redigir proposta Elaborar pequeno resumo do resultado; Refletir sobre o projeto global; Estabelecer unidades de conteúdo do relatório: ao utilizar esta estratégica a estrutura terá resolvido o que estará disposto em cada capítulo e suas subdivisões em seções numeradas. Ter em mente a melhor forma de apresentar dados qualitativos e quantitativos

18 18 O bloqueio do escritor Vocês já está redigindo, mas sofre de bloqueio de escritor Recomeçar a escrever de maneira diferente do que vinha fazendo; Verificar a ortografia e melhorar a gramática do que já escreveu; Procurar identificar os motivos que o(a) detém; Gravar resumos, idéias e argumentos em fitas cassete e transcrevê-los; Discutir esse problema com o orientador ou amigo.

19 19 Cumprimento dos padrões exigidos Não consegue resolver que padrão de trabalho é exigido Pedir ajuda ao orientador; Há diretrizes gerais sobre os critérios de avaliação e as expectativas para diferentes níveis de conhecimento e de títulos;

20 CONTINUANDO.... Peça ajuda à professora. Passe um 20


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