A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Günter, H (2006)

2 Quantitativa x Qualitativa
A que atribuir a variabilidade de um objeto? A variabilidade é pergunta qualitativa que necessita de uma resposta qualitativa. 3 aproximações: a) observação do comportamento no âmbito real; b) criar situações artificiais e observar o comportamento diante de tarefas definidas (experimento); c) perguntar às pessoas sobre seu comportamento (levantamento);

3 Quantitativa x Qualitativa
Características: Qualitativa: a) realidade social é vista como construção; b) a ênfase no caráter processual e reflexão; c) as condições “objetivas” são relevantes por meio da subjetividade; d) ponto de partida da pesquisa é o refazer do processo de construção social. Compreensão como princípio do conhecimento ao invés da explicação por meio do isolamento de variáveis.

4 Quantitativa x Qualitativa
Pesquisa qualitativa – ciência baseada em textos; Pesquisa quantitativa – presença de gráficos. Coleta de dados: Pesquisa qualitativa – estudo de caso (ênfase na totalidade do sujeito e historicidade), princípio da abertura. Pesquisa quantitativa – amostras representativas da população.

5 Quantitativa x Qualitativa
Interpretação dos resultados Pesquisa qualitativa: contextualidade como fio condutor, reflexão contínua e abstração; Pesquisa quantitativa: os resultados são dimensionados pelas análises estatísticas dos dados, para então serem interpretados; Generalização de resultados Pesquisa qualitativa: generalização argumentativa, por um processo indutivo. Pesquisa quantitativa: pela representatividade da amostra.

6 Quantitativa x Qualitativa
Postura pessoal do pesquisador Pesquisa qualitativa: aceitação explícita da influência de crenças e valores sobre a teoria, sobre a escolha de tópicos de pesquisa, método e interpretação dos resultados. Pesquisa quantitativa: busca controlar essas influências para não interferir nos processo da pesquisa.

7 Quantitativa x Qualitativa
Papel do sujeito Pesquisa qualitativa: participante ativo (pesquisa- ação, pesquisa participante). Pesquisa quantitativa: participante passivo. Papel da ciência - questionável Pesquisa qualitativa: ajudar as pessoas a obter autodeterminação. Pesquisa quantitativa: “somente” contribuir para com o avanço do conhecimento aplicado a todas as pessoas.

8 Quantitativa x Qualitativa
Delineamentos (método) Pesquisa qualitativa: estudo de caso, análise de documentos, pesquisa-ação, pesquisa de campo, experimento qualitativo e avaliação qualitativa. Pesquisa quantitativa: de preferência o experimento, mas pode também utilizar estudo de caso, análise de documentos, observação etc.

9 Critérios de Qualidade de Pesquisa
Vale tanto para as pesquisas qualitativas quanto quantitativas. As perguntas da pesquisa são claramente formuladas? O delineamento da pesquisa é consistente com o objetivo e as perguntas? Os paradigmas e os construtos analíticos foram bem explicitados A posição teórica e as expectativas do pesquisador foram explicitadas.

10 Critérios de Qualidade de Pesquisa
Adotaram-se regras explícitas nos procedimentos metodológicos? Os procedimentos metodológicos são bem documentados? Os procedimentos analíticos são bem documentados? Os dados foram coletados em todos os contexto, tempos e pessoas sugeridas no delineamento?

11 Critérios de Qualidade de Pesquisa
O detalhamento da análise leva em conta resultados não-esperados e contrários? A discussão leva em conta possíveis alternativas de interpretação? Explicitou-se a teoria que pode ser derivada dos dados e utilizada em outros contextos? Acessibilidade dos resultados. Utilização dos resultados – ações básicas ou aplicadas?

12 Questão Na sua opinião, qual seria o papel da ciência: ajudar as pessoas a obter autodeterminação ou contribuir para com o avanço do conhecimento aplicado a todas as pessoas?


Carregar ppt "Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google