A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3 Prof. Dr. Fernando Rocha Fidalgo e Profa. Ms. Jacqueline Figueiredo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3 Prof. Dr. Fernando Rocha Fidalgo e Profa. Ms. Jacqueline Figueiredo."— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3 Prof. Dr. Fernando Rocha Fidalgo e Profa. Ms. Jacqueline Figueiredo

2 A CONSTRUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PRINCIPAIS TIPOS DE PESQUISAS - -Pesquisa teórica: Tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e agrupar hipótese numa visão mais unitária do universo e gerar novas hipóteses por força de dedução lógica. Exige síntese e reflexão. Pesquisa aplicada: Requer determinadas teorias ou leis mais amplas como ponto de partida, e tem por objetivo pesquisar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos e fazer a sua aplicação às diferentes necessidades humanas.

3 - Pesquisa de campo: Muito empregada em sociologia, economia, política, psicologia, relações públicas, publicidade e propaganda, marketing e turismo, administração etc. Consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente para posteriores análises. Ex: lançamento de filmes publicitários no Brasil e Programas Turísticos. Este tipo de pesquisa não permite o isolamento e o controle das variáveis supostamente relevantes, mas possibilita o estabelecimento de relações constantes entre determinadas condições (variáveis independentes) e determinados eventos (variáveis dependentes), observados e comprovados.

4 JUSTIFICAÇÃO DO PARADIGMA ADOTADO Adequação e pressupostos Pertinência do formato utilizado: estudo de caso, etnografia, pesquisa bibliográfica, histórias de vida, ou outros. Experiência do proponente do projeto em relação aos procedimentos escolhidos.

5 PERÍODO EXPLORATÓRIO Envolve período de negociação em relação ao campo e as condições de execução da pesquisa. Aprovação do Conselho de Ética

6 CONTEXTO E PARTICIPANTES A escolha do campo é sempre intencional; O tempo da pesquisa no campo dependerá das necessidades do objeto de estudo e das condições de acesso ao campo e aos sujeitos; No projeto, se possível, indicar quais e quantos serão os sujeitos da pesquisa e quais serão os campos; No caso de pesquisa teórica, apresentar qual será a literatura selecionada para a análise em relação aos referenciais de análise, aos períodos históricos, aos tipos de produção que serão contemplados;

7 Para a seleção dos sujeitos, considerar: Identificação dos participantes iniciais; Emergência ordenada da amostra; Focalização contínua da amostra; Encerramento da coleta.

8 PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS As pesquisas qualitativas são caracteristicamente multimetodológicas, no entanto, os procedimentos e instrumentos de coletas de dados mais usados são Observação (participante ou não) Entrevistas em profundidade (estruturada ou semi-estruturada) Análise de documentos

9 OBSERVAÇÃO Problemas comumente apontados: Limite temporal-espacial: a observação deve ser sempre complementada por outras técnicas; Tempo longo de coleta de dados: característica inerente às pesquisas qualitativas; Interferência do observador na situação observada: as relações sociais são importantes para o resultado da pesquisa;

10 OBSERVAÇÃO Vantagens Independe do nível de conhecimento ou da capacidade verbal dos sujeitos; Permite checar, na prática, a sinceridade de certas respostas que, às vezes são dadas para causar boa impressão; Permite identificar comportamentos não intencionais ou inconscientes e explorar picos que os informantes não se sentem à vontade para discutir, Permite o registro do comportamento em seu contexto temporal-espacial.

11 Tipo observação Estruturados (sinal, escala de valor, etc...) Não-estruturados (Roteiro com os problemas da pesquisa) Participante: pesquisador torna-se parte da situação investigada. Não-participante: pesquisador apenas assiste ao fenômeno estudado.

12 Qualidade do observador-participante: ser capaz de estabelecer uma relação de confiança com os sujeitos; ter sensibilidade para pessoas; ser bom ouvinte; formular boas perguntas; ter familiaridade com as questões investigadas; ter flexibilidade para se adaptar a situações inesperadas; não ter pressa de identificar padrões ou atribuir significados aos fenômenos observados.

13 Elementos importantes para o projeto: O nível de participação do observador no contexto estudado; O grau de conhecimento dos participantes sobre os objetivos do estudo proposto; O contexto da observação; A duração provável; A forma de registro dos dados.

14 ENTREVISTAS Pode ser o principal instrumento de coleta de dados ou auxiliar da observação; Em pesquisas qualitativas elas são preferencialmente semi- estruturadas; História oral: reconstituição de um período ou evento histórico a partir da visão dos sujeitos envolvidos; História de vida: foco na trajetória de vida dos sujeitos como forma de relacioná-la a situações presentes.

15 O que deve constar do projeto: O tipo de detalhamento depende do tipo de entrevista a ser feita, coerente com o objetivo e o paradigma adotado; Indicar o tipo (livre, semi-estruturada, mista) e o objetivo geral da entrevista; Indicar que fontes serão usadas para gerar os itens (pesquisas anteriores, teorias, conversas informais...); Indicar o número aproximado de entrevistas e o tipo de respondentes.

16 ANÁLISE DE DOCUMENTOS CONSISTE NA ANÁLISE CUIDADOSA E CRITERIOSA DE DOCUMENTOS; CONSISTE NA ANÁLISE CUIDADOSA E CRITERIOSA DE DOCUMENTOS; A QUANTIDADE E A DIVERSIDADE DE DOCUMENTOS SÃO FATORES IMPORTANTES; A QUANTIDADE E A DIVERSIDADE DE DOCUMENTOS SÃO FATORES IMPORTANTES; CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PROCEDÊNCIA PROCEDÊNCIA ACESSO À DOCUMENTAÇÃO ACESSO À DOCUMENTAÇÃO


Carregar ppt "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3 Prof. Dr. Fernando Rocha Fidalgo e Profa. Ms. Jacqueline Figueiredo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google