Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia Da Pesquisa Científica
PROF. BRUNO BARBOSA
2
PESQUISA: CONCEITO E TIPOS
Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo de conhecimento. Existem dois processos para se obter dados para pesquisa: Documentação Direta - Pesquisa de campo - Pesquisa de laboratório Documentação Indireta - Pesquisa documental - Pesquisa bibliográfica
3
Pesquisa Científica O que é ?
“É uma busca de informações, feita de forma sistemática, organizada, racional e obediente a outras regras”.
4
FINALIDADES DA PESQUISA
Pesquisa institucionais; Prestação de serviços a órgãos públicos ou privados; Busca de recursos para pesquisas científicas, institucionais ou não, em órgãos financiadores; Trabalhos acadêmicos-científicos,monografias, dissertações e teses.
5
FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
1 – ESCOLHA DO TEMA; 2 – ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO; 3 – IDENTIFICAÇÃO; 4 – LOCALIZAÇÃO; 5 - COMPILAÇÃO; 6 – FICHAMENTO; 7 – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO; 8 - REDAÇÃO
6
FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
1 – ESCOLHA DO TEMA É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Deve-se levar em consideração dois grupos de fatores para a escolha do tema: FATORES INTERNOS Selecionar um assunto de acordo com as indicações, as aptidões e tendências; Optar por um assunto compatível com suas qualidades pessoais; Encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e delimitado em função da pesquisas. FATORES EXTERNOS Disponibilidade de tempo para realizar a pesquisa; Existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema; Possibilidade de consulta a especialistas da área.
7
ESCOLHA DO TEMA Em síntese, as principais fontes de ideias para a escolha de um tema são: Experiências individuais; Material escrito; Reflexão; Conversações pessoais com professores, autoridades e colegas do curso; Observação direta do comportamento de fenômenos e fatos; Busca na Internet; Crenças e pressentimentos; Participação em seminários, encontros, congressos etc; Analogia com outras ciências; Curiosidade; Controvérsias teóricas.
8
PREDICATIVOS DE UM BOM TEMA
VIABILIDADE Está relacionada às evidências empíricas que permitem observações, testes e validações dos possíveis achados da investigação; IMPORTÂNCIA Quando de alguma forma está relacionado a uma questão que polariza, ou afeta, um segmento substancial da sociedade. Ou ainda, está direcionado a uma questão teórica que merece atenção: isto é, melhor definição, maior precisão etc; ORIGINALIDADE Quando há indicadores de que seus resultados irão causar alguma surpresa.
9
DELIMITAÇÃO DO TEMA Distinguir o sujeito e o objeto
Sujeito – é a realidade a respeito da qual de deseja saber alguma coisa. Objeto – é o tema propriamente dito. b) Especificar os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objeto Adjetivos explicativos ou restritivos Complementos nominais de especificações Determinação das circunstâncias EX. Organização do Trabalho Social de Produção artesanal durante a Idade Média na Europa Ocidental.
10
Pesquisador Se depara com o problema.
Planeja a coleta de dados (informações). Analisa. Conclui.
11
Pesquisa Teórica – preocupada com a descoberta, a sistematização ou a crítica de idéias. Não contém levantamentos de dados do mundo real. Empírica (prática) – também chamada pesquisa de campo. Não dispensa a teoria. O pesquisador desenvolve suas idéias e posteriormente procura comprovação empírica. Contexto da descoberta (teorização) Contexto da verificação (prática)
12
Pesquisa Pesquisa pura – desenvolvimento de conhecimento para explicar os fenômenos. Pesquisa aplicada – é prescritiva, prescreve procedimentos ou técnicas para resolver um problema.
13
Metodologia “O caminho do pensamento e a prática de abordar a realidade.” (MINAYO, 1994) Inclui: As concepções teóricas de abordagem. O conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade. O sopro divino do potencial criativo do investigador. (intuição)
14
Tipos de Dados Dados são pedaços de informação que interessam ao pesquisador. Dados quantitativos – informações em forma numérica. Dados qualitativos – informações não numéricas: textos escritos (diários, jornais, cartas, atas, etc.) a palavra oral, filmes, fotos, artefatos físicos (quadros, pedaço de cerâmica).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.