A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE III – A PESQUISA Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE III – A PESQUISA Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE III – A PESQUISA Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Disciplina: Seminário de Integração, de Motivação e de Pesquisa Científica

2 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 1. O QUE É PESQUISA? - É a atividade científica pela qual se descobre a realidade. - A realidade não se desvenda na superfície. - Os esquemas explicativos nunca esgotam a realidade. - Existe sempre algo a ser descoberto na realidade. - Pesquisa é um processo interminável, intrinsecamente processual. - Pesquisa é um fenômeno de aproximações sucessivas e nunca esgotado.

3 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA - Características das Ciências Naturais: a) Uniformidade b) Repetibilidade c) Previsibilidade - Características das Ciências Humanísticas-Sociais (Direito): a) Não uniformidade - a heterogeneidade, o risco, o aleatório b) Não repetibilidade - a inovação c) Não previsibilidade - a imprevisibilidade CIÊNCIAS NATURAIS X CIÊNCIAS SOCIAIS

4 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 2. NATUREZA DA PESQUISA II – PESQUISA QUALITATIVA: Qualidade é uma propriedade de ideias, coisas e pessoas que permite que sejam diferenciadas entre si de acordo com sua natureza. É a adotada pelo Direito, na medida em que se preocupa com os fatos sociais. I – PESQUISA QUANTITATIVA: Quantidade representa tudo aquilo que pode ser medido, o mensurável. Logo, se o objeto da pesquisa se prestar a qualquer tipo de medição, e esta for relevante para o resultado final, deverá ser utilizada a pesquisa quantitativa. III – PESQUISA TEÓRICA: Utiliza teorias para desenvolver sua pesquisa, mediante fontes bibliográficas (livros e periódicos), consulta à internet, dentre outros.

5 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA IV – PESQUISA PRÁTICA: Tem como característica essencial sua experimentalidade, mas não significa que é apenas aquela feita em laboratório, mas também a pesquisa de campo. Aplica entrevistas, questionários, dentre outros. VI – PESQUISA PRESCRITIVA: Propõe, ou seja, prescreve soluções para os problemas levantados. Busca respostas que sejam mais convenientes. V – PESQUISA DESCRITIVA: Não propõe soluções, apenas descreve os fenômenos tal como são vistos pelo pesquisador, o que não significa dizer que os mesmos não serão por ele interpretados. VII – PESQUISA JURISPRUDENCIAL: própria do Direito, por meio de coleta de julgados, discussão e análise. Interessante que deve ser dito quais os critérios de seleção das decisões. É chamada de estudo de caso

6 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA ATENÇÃO! Um tipo de pesquisa não necessariamente exclui o outro. A depender da fase da investigação, poderá ser adotado um específico. Caberá ao pesquisador, ao definir sua metodologia científica, apontar os métodos e o tipo de pesquisa escolhidos, sempre fazendo vinculação ao objeto de estudo.


Carregar ppt "Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE III – A PESQUISA Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google