A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa: Conceitos e Definições Maria Fátima Aucar Soler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa: Conceitos e Definições Maria Fátima Aucar Soler."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa: Conceitos e Definições Maria Fátima Aucar Soler

2 Pode-se definir pesquisa como:... procedimento racional e sistemático que em como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos... ( GIL, 2002)... uma atividade voltada para a solução de problemas, através de processos científicos... Parte de uma dúvida ou problema; com o uso do método científico, busca respostas ou solução... ( CERVO e BERVIAN, In: RIBAS, 2004)....A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos, com o emprego do Método Científico...( CERVO e BERVIAN, 2002)

3 Entende-se como trabalho científico Aquela pesquisa, de caráter original e inédito, eu vise ampliar a fronteira do conhecimento, que busca estabelecer novas relações de causalidade para fatos e /ou fenômenos que represente novas conquistas para o respectivo campo de conhecimento. As pesquisas concorrem para o progresso das ciências com novas descobertas. As memórias científicas ou trabalho científico original será redigida de tal maneira que, a partir das indicações no texto, um, pesquisador qualificado possa:

4 Reproduzir experiências e obter resultados descritos no trabalho científico; Repetir as observações e formar opinião sobre as conclusões do autor; Verificar a exatidão da análise, indução e dedução, nas quais estão baseadas nas descobertas do autor, usando como fonte as informações dadas no trabalho ( BIASOTTI In: CERVO e BERVIAN, 2002)

5 A finalidade da pesquisa Será a descoberta de um novo conhecimento realizada através de uma investigação ou busca minuciosa para a averiguação da realidade, com fim de descobrir fatos ou estabelecer princípios relativos a um campo qualquer conhecimento. A pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e rígida de acordo com as normas de metodologia proposta ela ciência.

6 As pesquisas podem ser classificadas :... pelo objeto de estudo, objetivos visados e qualificação do pesquisador; As pesquisas pode ser: * Pura ou básica – quando os resultados geram uma nova teoria; * Aplicada – é a aplicação das teorias em atividades práticas visando a solução do problema.

7 As pesquisas podem ser classificadas em dois grandes grupos: Razões de ordem intelectual, decorrem do desejo de conhecer pela própria satisfação do pesquisador: - Pura ou básica – quando os resultados do estudo gera um nova teoria; Razões práticas, decorrem do desejo de conhecer e fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz: -Pesquisa aplicada – quando os resultados do estudo resultam da aplicação das teorias, já formuladas pelos estudos anteriores e são aplicados à realidade prática.

8 Atenção: Estes tipos de pesquisa não são excludentes nem se opõem, pois ambas são indispensáveis ao progresso da ciência e do homem; A primeira busca a atualização do conhecimento, para uma nova tomada de posição, enquanto a outra pretende além disso, transformar em ação concreta aos resultados de seu trabalho.

9 Classificação das pesquisas quanto ao procedimento geral do estudo As pesquisas podem ser: Bibliográfica Descritiva Experimental

10 Pesquisa Bibliográfica Visa descobrir o Estado da Arte do tema ; Está presente em todos os outros estudos procura explicar um problema, a partir das referências teóricas publicadas em documentos; Pode ser realizada de forma independente ou parte dos estudos descritivos ou experimentais; Constitui o processamento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre o determinado tema.

11 Pesquisa descritiva Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los,; apenas descreve. Procura descobrir com precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação com outros, sua natureza e características. Busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivíduo como dos grupos sociais.

12 Pesquisa descritiva Os dados a serem pesquisados estão no habitat natural, precisam ser coletados, registrados, ordenados e analisados para o estudo propriamente dito. ATENÇÃO: Lembramos que este estudo apenas descreve os fatos ou fenômenos que estão sendo pesquisados.

13 A Pesquisa descritiva Trabalha os dados colhidos da propria realidade Podem assumir diversas formas como : * Estudos descritivos * Pesquisa de Opinião * Pesquisa de motivação * Estudo de caso * Pesquisa Documental

14 A Pesquisa Experimental Caracteriza – se por manipular diretamente as variáveis de relacionadas com o objeto de estudo; Proporciona o estudo das relações entre causas e efeitos de um determinado fenômeno; Interfere diretamente na realidade, manipulando - se a variável independente a fim de observar o que acontece com a variável dependente.

15 Estudos TeóricoTeórico EmpíricoExperimental Pesquisa BibliográficaPesquisa Descritiva Pesquisa Experimental Procura explicar o problema a partir das referências teóricas publicadas em documentos Pode ser realizada independente ou faz parte de outros estudos Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipular as variáveis Estudo das relações entre as variáveis manipulando a variável independente e observando o resultado na dependente

16 Pesquisa Natureza Procedimento Trabalho científico original Novas descobertas Resumo do assunto Formação e treinamento -Pesquisa Bibliográfica -Pesquisa Descritiva -Pesquisa Experimental

17


Carregar ppt "Pesquisa: Conceitos e Definições Maria Fátima Aucar Soler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google