A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo

3 EMENTA Sociologia como ciência. Cultura Organizacional. Trabalho e sociedade. Organização Social e Organização do Trabalho. Organizações e Mudanças. OBJETIVO Compreender os fundamentos da ciência da administração à luz da sociologia, refletindo sobre o significado dos conceitos de racionalidade, racionalização e cultura organizacional, de modo a estabelecer as relações da ciência e prática administrativa com a sociedade.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.Sociologia Como Ciência 2.Sociologia e Administração 3.Cultura Organizacional 4.Trabalho e Sociedade 5.Organização Social e Organização do Trabalho 6.Organização e Mudanças

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LAKATOS, Eva Maria.. Sociologia da Administração. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, S. L. de. Sociologia das Organizações; uma análise do homem e das empresas no mundo competitivo. São Paulo: Pioneira, 1999.

6 Ciências Sociais e Sociologia Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é Estabelecer noções básicas sobre ciência e distinguir as ciências denominadas Sociais e Humanas das demais ciências.

7 Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de proposições Logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. A ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.

8 Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados. A lógica da ciência manifesta- se através de procedimentos e operações intelectuais que:

9 possibilitam a observação racional e controlam os fatos; permitem a interpretação e a explicação adequada dos fenômenos; contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela observação; fundamentam os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis.

10 Portanto, a ciência constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados de maneira ascendente ou descendente, que vai gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa (conexão ascendente = indução; conexão descendente = dedução).

11 Sociologia: estuda de forma científica as relações sociais, as formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos.

12

13

14 A Sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associações e relações estudados, pois se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Desta forma estuda o conhecimento objetivo da realidade social.

15

16 A Sociologia apresenta duas diferenças básicas em relação às demais Ciências Sociais; a primeira seria relativa ao universo sociocultural; a segunda diz respeito à concepção da natureza do ser humano e às inter-relações dos fenômenos sociais.

17 Compete à Sociologia das Organizações o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e distribuição de bens e serviço necessários à sociedade.


Carregar ppt "Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google